Como funciona um navio de perfuração?
Realmente o que parece, um navio-sonda é um navio marinho que
foi modificada para perfurar poços de petróleo e gás. Enquanto navios-sonda
semelhante a um navio petroleiro ou de carga, existem algumas diferenças
importantes. navios-sonda são equipados com uma perfuração de torre e
piscina da lua . Além disso, têm ampla perfuradores amarração
ou equipamento de posicionamento, bem como um heliporto para receber o
material de transporte e de pessoal.
Normalmente empregada em profundas e águas ultra-profundas ,
navios-sonda trabalhar em profundidades de água que variam de 2.000 a
mais de 10.000 pés (610 a 3.048 metros).Equipamentos de perfuração
passa através de piscina do navio lua e ligado ao equipamento bem
abaixo via tubo de elevação, um tubo um pouco flexível, que se estende
desde o topo do poço submarino para o fundo do navio de perfuração.
Navios-sonda são diferenciados de outras unidades de perfuração
offshore por sua fácil mobilidade.Enquanto plataformas semi-submersíveis
também podem perfurar em águas profundas, navios-sonda são capazes de
impulsionar-se de bem de bem e de local para local, ao contrário semisubs,
que devem contar com um navio de transporte de fora para transferi-los de
lugar para lugar.
Embora capaz de perfurar em águas profundas e ultra-profundas, uma
desvantagem de usar uma sonda é sua suscetibilidade a ser agitado por
ondas, ventos e correntes. Isto é especialmente problemático quando
a embarcação está na realidade a perfuração, porque a sonda está
ligada a equipamentos de milhares de metros no fundo do mar.
adequada em um navio de
perfuração é essencial para
a perfuração de poços de
sucesso. Em águas mais
rasas, navios-sonda estão
ancorados ao fundo do mar
em qualquer lugar de 6 a 12
âncoras. Uma vez que a
profundidade da água
torna-se muito profunda,navios-sonda
dependem de sistemas de
posicionamento dinâmico (DPS)
para manter o navio
no local durante a perfuração.
DPS depende de vários propulsores localizados na frente, seções de popa e meados do
navio, que são ativados por um
computador de bordo que monitora constantemente os ventos e as ondas para
ajustar os propulsores para compensar essas alterações. Algumas vezes, os dois
sistemas de posicionamento são utilizados.
Navios-sonda foram desenvolvidos na década de 1940 por arquitetos marinhos.
Criado para superar a profundidade da água desafia no mar da Califórnia, no
Oceano Pacífico, o primeiro navio-sonda foi superavitário EUA embarcações
de patrulha da Marinha que foi equipado com equipamentos de perfuração em
balanço. Vendo algum sucesso, o navio de perfuração seguinte incorporou uma
piscina da lua e uma perfuração a bordotorre . Depois de seu sucesso, as empresas
logo ordenou a construção de navios-sonda subseqüentes.
Transocean , Orgulho , Seadrill , Frontier Drilling e Nobre são algumas
das empresas que possuem e operam navios-sonda globalmente.
Fonte: Rigzone
Navio-sonda - Navio Sonda . Embarcação Equipada com Sonda de
perfuração e other Equipamentos necessários a Realização da perfuração rotativa.
Lua piscina - Abertura Central da Plataforma . Derrick - Torre de perfuração .
Estrutura de Aço los de forma Treliça utilizada los sondas de perfuração com o intuito
de prover Altura necessária ao içamento de uma Seção de Tubos um Ser Descida ou
Retirada de um Poço.
Amarração - Ancoradouro
Deep / águas ultra-profundas - . Águas profundas e ultraprofundas Águas
Amarração - Ancoradouro
Deep / águas ultra-profundas - . Águas profundas e ultraprofundas Águas
Oceânicas situadas los área com Lâmina d'água em Geral Entre 300m de e 1500m
(profundas) / Acima de 1500m (ultraprofundas). plataformas semi-submersíveis -
Sondas de perfuração submersíveis . Sonda de perfuração Montada
sobre uma Plataforma submersível.