TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mercado de Trabalho

Eu não poderia deixar de comentar esta excelente matéria que saiu na Revista EXAME deste mês, sobre a grande falta de mão-de-obra que o Brasil está enfrentando e vai enfrentar. Para vocês terem uma idéia, só na indústria do Petróleo, será necessário formar mais de 600.000 profissionais para atender toda a demanda nos próximos anos.

CARÊNCIA DE MÃO-DE-OBRA

Segundo a Revista, numa pesquisa feita pela própria exame, será necessário treinar mais de 1,3 milhões de pessoas só esse ano de 2010 até 2014 para atender todas as demandas de mão-de-obra no País no setor. A maior parte de Técnicos e pessoal com qualificação básica. As empresas têm e estão numa corrida atrás de mão-de-obra qualificada e àquelas que não encontram no mercado, acabam custeando os treinamentos para poder atender toda a demanda necessária.

Só a Petrobrás, por exemplo, planeja investir mais de R$ 220 Bilhões até 2014. E como ela tem a política de que 60% de todo investimento deve ser de conteúdo local, os fornecedores nacionais e internacionais que estão no Brasil precisam contratar para atender a essa expectativa.

Outra formação que está em falta no mercado é a de Engenharia, isso tudo devido ao grande percentual de evasão nas faculdades de Engenharia, por volta de 80%. Isso tudo devido à falta de investimento na Educação Básica do Brasil, que é fraca em ensino de Matemática;Física;Química e Ciências. Segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria, faltarão 150.000 Engenheiros em 2012 e 250.000 em 2015.


CONCLUSÃO

Como vocês podem ver a necessidade por mão-de-obra técnica e qualificante hoje é imensa. Por isso, a dica que dou é a seguinte: 
·         Se você ainda não está inserido no mercado e deseja entrar logo, faça curso de Qualificação ou Capacitação e depois Técnico, independente da idade. Cursos técnicos em Edificação, Mecânica, Automação, Eletrônica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Instrumentação,Petróleo e Gás,Soldagem, etc., são muito bem aceitas no mercado. 
·         Se você é novo, e tem condições de ficar sem trabalhar durante um tempo, faça Engenharia qualquer que seja o ramo escolhido há chances,um bom curso de Inglês,conversação ou técnico e Informática com fundamentos sólidos em Excell. 
Já o caso dos Tecnólogos, alguns ainda têm encontrado dificuldade, devido justamente à necessidade das empresas de precisarem de profissionais com uma base técnica sólida, o que o Tecnólogo não tem, por ter uma formação mais generalista. Para aqueles que estão fazendo ou desejam fazer em breve, faça cursos paralelamente ao curso, eu recomendo cursos voltados para Gestão de Projetos, pois tem mais a ver com o Tecnólogo. Mas independente do curso que você faça, procure focar naquilo que você deseja trabalhar,siga suas habilidades e instinto. O Tecnólogo por ter uma grade generalista, força o estudante o Foco, para não se perder no mercado.

Prof.Valdson Vercellotti
IFRN/ Prominp / Petrobras
Projeto “ Turma do Petróleo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário