Para saber o que faz um soldador entenda o que é soldagem.
A soldagem ou solda é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão.
O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como processo de soldagem por pressão ou processo de soldagem no estado sólido.
Trabalham, principalmente, em atividades ligadas às indústrias de transformação, construção civil e de fabricação de estruturas metálicas. Essas atividades correspondem, basicamente, à solda e ao corte de metais e compósitos utilizando processos como eletrodo revestido, tig, mig, mag, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma. Para tanto, preparam a soldagem de peças, consultando desenhos e especificações, selecionando ferramentas, materiais e consumíveis, assim como protegendo e isolando o local de trabalho. Para cortar peças, operam maçaricos, enquanto que, para soldá-las, operam equipamentos por brasagem, ligando partes e preenchendo buracos e recortes de artigos em metal ou compósitos. Esses trabalhadores realizam inspeções visuais em peças, identificando posições de soldagem, aplicando removedores para retirar óleos, preaquecendo com maçaricos, escovando e goivando peças. Do que preciso para ser Trabalhador(es) de Soldagem e Corte de Ligas Metálicas
Ocupações: Operador de máquina de soldar à ponto; Oxicortador, à mão; Oxicortador, à máquina; Recuperador de chapas; Soldador; Soldador a eletrogás; Soldador a oxigás; Soldador elétrico; Soldador, à solda forte; Soldador, à solda fraca. O que faz(em) o(s) Trabalhador(es) de Soldagem e Corte de Ligas Metálicas:
Para atuar nessa profissão, é necessário ter concluído, pelo menos, a quarta série do ensino fundamental, além de curso básico de qualificação profissional com até 200 horas-aula. Para alcançar o pleno exercício das atividades, são necessários, em média, de um a dois anos de experiência profissional. Para exercer algumas atividades de soldagem, pode ser exigida qualificação ou certificação profissional de soldador, dada por organismos especializados e credenciados.
Tipos de solda em que um soldador pode se especializar:
Soldagem por resistência
Soldagem oxicombustível
Soldagem aluminotermia
Soldagem a arco manual
Soldagem por eletroescória
Soldagem plasma
Soldagem TIG
Soldagem a arco com arame tubular
Soldagem de pinos (Stud Welding)
Soldagem MIG
Soldagem a arco submerso
Soldagem MAGCorte laser
Soldagem a laser
Soldagem por fricção
Soldagem por resistência
Soldagem oxicombustível
Soldagem aluminotermia
Soldagem a arco manual
Soldagem por eletroescória
Soldagem plasma
Soldagem TIG
Soldagem a arco com arame tubular
Soldagem de pinos (Stud Welding)
Soldagem MIG
Soldagem a arco submerso
Soldagem MAGCorte laser
Soldagem a laser
Soldagem por fricção
O soldador tem como tarefa cuidar da manutenção de máquinas industriais, usando seus conhecimentos técnicos para sanar possíveis defeitos. O profissional precisa conhecer as funções das ferramentas de trabalho, recursos de proteção e outros fatores que envolvem suas operações.
O técnico de soldagem industrial adquire ao longo de sua formação conhecimentos básicos na área de engenharia metalúrgica, sendo seu trabalho fundamental para manter as máquinas das fábricas em funcionamento. O profissional precisa conhecer as tecnologias que envolvem a soldabilidade de materiais metálicos.
Um curso técnico de solda abrirá portas para a sua carreira no âmbito industrial, o profissional formado em soldagem costuma ter um bom salário e oportunidades de crescer nas empresas onde trabalha. O Senai disponibiliza uma estrutura de primeiro nível para os estudos, composta por laboratórios e oficinas metalúrgicas. O curso de soldagem é consistente, com bases científicas e tecnológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário