TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Bio - Refinarias – Introdução

voteCompartilhe
O recente aumento das cotações internacionais do petróleo, as perspectivas de esgotamentos de suas reservas, os riscos geopolíticos decorrentes da dependência desta commodity de países instáveis politicamente e a maior preocupação com a questão ambiental desde a assinatura do Protocolo de Kyoto puseram em evidência as fontes alternativas de energia, como o etanol e o biodiesel, em um contexto de integrado de biorefinarias.
Especialistas acreditam que as biorrefinarias possam se tornar uma indústria-chave do século XXI, responsável até mesmo por uma nova revolução industrial, em face da importância das tecnologias que empregam e dos efeitos sobre o paradigma industrial. Tais tecnologias são fundamentadas na utilização de toda a planta e na integração de processos tradicionais e modernos de utilização de matérias-primas biológicas.
Atualmente, a química e a tecnologia química são um dos pilares da moderna civilização, porque atendem muitas das necessidades vitais da sociedade e oferecem numerosos benefícios à humanidade. Sua contribuição para a vida das pessoas no século XXI continuará a ter um largo alcance e a envolver uma grande variedade de modos de atividade positivos. Entretanto, para satisfazer este papel, reconhece-se que é de vital relevância que a química e a tecnologia química sejam seguras, úteis e desfrutem da confiança das pessoas.
Esta idéia vem ao encontro do novo paradigma de desenvolvimento denominado sustentável que é definido como aquele que atende as necessidades do momento presente sem o comprometimento de que as gerações futuras atendam as suas próprias necessidades. De acordo com este novo paradigma o grau de avanço de uma sociedade é auferido não somente pela sua capacidade de gerar riqueza - dimensão econômica - , mas também pelas condições de divisão da riqueza gerada - dimensão social - juntamente com a preservação e conservação do meio ambiente – dimensão ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário