INSTRUMENTISTA DE SISTEMAS
O profissional com formação técnica para atuar como instrumentista de sistemas é responsável pelo calibramento de sistemas de motores, de bombas, sensores e válvulas, e também pela análise de documentos de Engenharia. Ele é responsável por calibrar e revisar equipamentos e instrumentos de medição, selecionar adequadamente e utilizar ferramentas ou equipamentos usados em medição e controle de processos.
Além disso, executa a manutenção em instrumentos e equipamentos mecânicos utilizados em instrumentação, substituindo peças defeituosas e detectando condições anormais de funcionamento e a manutenção em instrumentos e equipamentos eletrônicos detectando condições anormais de funcionamento e ler e interpretar diagramas elétricos funcionais e diagramas de processos e instrumentação.
No Brasil, há cursos técnicos específicos para Técnicos de Instrumentação, que podem se especializar nessa profissão, com disciplinas próprias, como Sistemas Eletrônicos na área de Automação, Informática Industrial, Instrumentação Básica, Calibração, Sistemas de Comandos Elétricos e Laudos Técnicos. O profissional pode atuar no setor de automação, setor mecânico, eletromecânico e eletroeletrônico e em especial todas as industrias de processos, como a de petróleo e gás.
Áreas de atuação: Construção e montagem
Entidades e associações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário