Os recursos não convencionais são hidrocarbonetos (petróleo e gás) que se encontram em condições que não permitem o movimento do fluido, por se encontrarem presos em rochas pouco permeáveis, ou por se tratar de petróleos com uma viscosidade muito elevada.
A sua extração requer o emprego de tecnologia especial, pelas propriedades do próprio hidrocarboneto e pelas caraterísticas da rocha que o contém.
Atualmente representam uma interessante fonte de recursos, uma vez que muitos deles se encontram em jazidas que se consideravam esgotadas. calculando-se que se encontram em grandes volumes.
Tipos de crus não convencionais.
Heavy Oil: Petróleo em estado líquido de alta densidade. Extrai-se da rocha mediante a injeção de vapor ou polímeros.
Oil Shale: Petróleo produzido diretamente a partir da rocha mãe (shale rica em matéria orgânica)
.
Oil Sands ou Areias Betuminosas: Areias impregnadas em betume, que é um hidrocarboneto de muito alta densidade e viscosidade. Este betume no seu estado natural não tem a capacidade de fluir ao poço.
Tight Oil: Petróleo proveniente de reservatórios com baixa porosidade e permeabilidade.
Tipos de Gases não Convencionais.
Shale Gas: Gás Natural contido em rochas argilosas (shale) com alto conteúdo de matéria orgânica e muito baixa permeabilidade (rocha mãe). Para a sua exploração é necessário perfurar poços horizontais e fraturar a rocha
.
Tight Gas: Gás natural contido em rochas de baixa porosidade e permeabilidade.
Coalbed Methane: Gás natural extraído de capas de carvão. Devido ao seu alto conteúdo de matéria orgânica, o carvão retém uma grande quantidade de gás absorvido
.
Hidratos de Metano: Composto sólido similar ao gelo, que contém metano. Este fica preso numa estrutura cristalina de moléculas de água, estável em sedimentos marinhos a profundidades superiores a 300 metros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário