Vídeo mostra que ROVs são grandes ferramentas nas missões de Busca e Resgate
Logo após o grande disastre com o navios de cruzeiros Costa Conordia, que encalhou próximo a costa da ilha de Giglio, na Itália, a Companhia de mergulhadores dos Bombeiros e da Polícia local fizeram buscas na área ado redor para ver se encontravam passageiros que possívelmente se afogaram.
Há também muita preocupação pois o navio pode escorregar da posição atual, através do declive da plataforma costeira local e ir para uma profundidade de cerca de 70 metros, o que comprometeria seriamente as operações de resgate.
Estas tarefas foram planejadas usando um ROV Ageotec Perseo, equipado com duas câmeras e um manipulador de cinco funções, que permite que mais de 10 mil metros quadrados do fundo do mar sejam pesquisados, possibilitando o recolhimento de objetos e a coleta de amostras diversas.
Veja o vídeo:
A ameaça iminente do navio movimentar-se foi rapidamente avaliada e classificada, permitindo que as equipes pudessem acessar a embaração para procurar nos camarotes pelos passageiros ainda desaparecidosde maneira segura e planejada.
O Perseo e outro ROV da Geotec têm sido usados pelos Mergulahdores do Corpo de Bombeiros na Itália pelos último dez anos, e provaram ser uma valiosa ferramenta para missões de busca e resgate em águas costeiras, assim como emlagos e rios, em termos de confiabilidade e facilidade de uso.
O Perseo pode ser operado até mesmo dos RHIBs ( rigid-hulled inflatable boats / botes rígidos infláveis) de maneira bem simples, uma vez que seu lançamento e recolhimento pode ser feito por apenas dus pessoas, usando um pequeno guindaste e ainda é capaz de descer até 600 metros de profundidade com uma carga total de até 40 kG.
Será que um diveremos este nível de tecnologia sendo aplicada nas missões de busca e resgate aqui no Brasil?
Nenhum comentário:
Postar um comentário