A matéria que trago hoje é algo que, particularmente, me interessa muitíssimo e resolvi compartilhar com vocês. O tema que quero abordar é Segurança do Trabalho. No setor petrolífero o que não falta é técnico ou engenheiro de segurança, médicos e enfermeiros do trabalho não é? Mas qual a importância desses profissionais? Até parece meio óbvio, mas muitos não sabem o papel fundamental que esses profissionais desempenham, que é zelar pela integridade dos funcionários adotando medidas que tenham objetivo de minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.
Nessa área estudamos diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
O mercado de trabalho é bastante amplo e os cursos técnicos, por exemplo, são de retorno muito rápido. Mas pra quem almeja a engenharia, a mesma não é oferecida como graduação e sim como especialização (pós-graduação) ou mestrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário