Museu do Petróleo - Estação das Artes Elizeu Ventania no RN
No Museu do Petróleo, além de conhecer mais sobre a Petrobras, o visitante encontra material interessante. Maquetes, fotos, filmes e equipamentos mostram a história do petróleo em nosso Estado.
É uma das atrações da Estação das Artes Elizeu Ventania, antiga estação de trens, recuperada pela parceria Prefeitura de Mossoró-RN/Petrobras. No seu interior conta toda a história da exploração do Petróleo na região e de como Mossoró foi considerada o Texas do Nordeste. Alem de conhecer mais sobre a Petrobrás, você vai encontrar muitas coisas interessantes:
Conta os passos dados para a exploração do petróleo em Mossoró, integrante da bacia setentrional. Por etapas, narra a história de Mossoró a partir da fundação até sua influência na economia primária do Rio Grande do Norte e potencialidades de desenvolvimento.
Noutra área, discorre sobre os estudos realizados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, em 1943, analisando o lençol de petróleo da bacia potiguar, porém sem qualquer interesse comercial. O avanço da Petrobrás, ocorrido na década 70, constitui a terceira etapa do museu.
Em 1976, a CAERN detectou a existência de petróleo num poço perfurado para extrair água para atendimento aos bairros Boa Vista e Doze Anos. Das torneiras das residências jorrava petróleo em vez de água.
Em 1979, o Poço 14, da área do Hotel Thermas, foi o primeiro a ser perfurado pela Petrobras com o interesse na prospecção do"ouro negro".Hoje a bacia de exploração, da região setentrional, faixa que atinge Rio Grande do Norte e Ceará, produz 117 mil barris de petróleo por dia, sendo a bacia de Mossoró responsável por sua quase totalidade.
Informações:
Endereço: Av. Rio Branco s/n.
Mossoró-RN
Telefone: (84) 3317-5183
Nenhum comentário:
Postar um comentário