HRT descobre gás em larga escala em Solimões (AM)
Segundo a empresa, o poço 1-HRT-9 indica potencial de 3 milhões de metros cúbicos por dia
NN - Adriano Nascimento
A HRT, petrolífera brasileira, anunciou nesta quarta-feira (12) a conclusão do teste de formação do poço 1-HRT-9. O poço confirmou grande potencial de gás em um dos blocos na bacia de Solimões, no Amazonas. Segundo estimativas da empresa, a descoberta indica um potencial de produção de até 3 milhões de metros cúbicos por dia nesta acumulação.
“Este poço confirma o alinhamento gaseífero ao sul e a leste do Campo de Juruá, demonstrando uma integração com as descobertas de gás dos poços 1-HRT-5-AM, 1-HRT-8-AM e 1-HRT-2-AM”, afirmou o diretor presidente da HRT O&G, Milton Franke.
A conclusão do poço levou ao aumento da produção da empresa, atingindo quantidade superior a 700 mil metros cúbicos de gás natural por dia, acima da capacidade operacional da planta de teste.
O prospecto testado é parte de uma estrutura geológica com cerca de 56 km2 de área, situada a sudoeste do Campo de Juruá, com capacidade para armazenar entre 10 e 32 bilhões de metros cúbicos (0,35 a 1,13 Tcf) de gás recuperáveis.
Segundo o presidente da HRT, Marcio Mello, o resultado demonstra que a bacia do Solimões possui um dos maiores potenciais gaseíferos entre todas as bacias brasileiras.
Maior poço produtor de gás
Em julho deste ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que o maior poço produtor de gás no Brasil foi o poço 7 PERZESS, no campo de Peroá, na bacia do Espírito Santo, que produziu 1,8 milhão de metros cúbicos diários. O poço capixaba pertence à Petrobras.
(Com informações da Exame e Folha de São Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário