TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sexta-feira, 19 de abril de 2013


Executivos do setor discutem o papel do gás natural na matriz energética do Brasil

Evento é moderado por Pablo Cisneros, CEO do Banco de Desenvolvimento da América Latina
Redação NNpetro - 
Oito executivos estão reunidos hoje (11), no Rio de Janeiro, para debater o papel do gás natural na matriz energética brasileira, desde eletricidade ao transporte até os locais de consumo. Também será discutido o potencial do gás não convencional no curto e médio prazo. O evento é promovido pelo Institute of the Americas e tem como moderador o CEO do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Pablo Cisneros.
Estão confirmadas as presenças de Jorge Alcaide, Diretor de Power Plants da Wärtsilä Brasil, José Cesário Cecchi, Superintendente de Comercialização e Movimentação de Gás Natural da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Winston Fritsch, Presidente da Petra Energia, Angelica Laureano, Gerente Executiva de Marketing e Comercialização de Gás Natural e Energia da Petrobras, Francisco Morandi, Vice Presidente da AES Brasilian Holdings, Décio Oddone, Vice-presidente Executivo Investimentos da Braske, Marco Tavares, Presidente do Conselho de Administração da Gas Energy, e David Zylbersztajn, Diretor da DZ Negócios com Energia.
O recente quadro de baixa nos reservatórios das hidrelétricas que o Brasil enfrenta faz com que as atenções se voltem ao setor energético do país. O consumo de gás natural é apenas uma pequena percentagem do total de energia consumida, sendo que na sua maioria é importado da Bolívia em forma de gás natural liquefeito (GNL). Contudo, o Brasil conta com potenciais reservas de gás natural, convencional e não convencional, não só em bacias sedimentares terrestres, mas também offshore e nas camadas do pré-sal.
Jorge Alcaide, diretor da Wärtsilä Power Plants, levará ao debate o conceito de Smart Power Generation e as inovações que estão sendo introduzidas no setor de geração elétrica, tendo o gás natural como uma fonte de grande potencial competitivo no cenário nacional.
A tecnologia Flexicyle, patenteada pela Wärtsilä, também será apresentada pelo executivo. As usinas termelétricas a gás natural com essa tecnologia têm uma eficiência superior às usinas a gás de ciclo simples, contribuindo inclusive para a redução de emissões de carbono. O rápido tempo de resposta para entrar em operação em plena carga também caracterizam a alta performance desses geradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário