TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Profissões: Supervisor de Logística – Armazenagem e Distribuição

O profissional de hoje da série “Profissões” é o Supervisor de Logística de Armazenagem e Distribuição. Esse Profissional atua no coração das operações e quase sempre ele e a equipe são responsáveis pelos resultados alcançados pela empresa.

Para exemplificar a atuação e os desafios desse profissional o Logistics Plan traz uma entrevista com Nelson Santana, Supervisor de Operações Logísticas.

1) Quais são os desafios enfrentados diariamente?

Resposta
O desafio central da logística principalmente no Brasil, é adequar as necessidades da operação aos entraves burocráticos do país, principalmente no que se refere a transporte e aos trâmites fiscais.
Uma vez que a operação pede agilidade, e consideranto as dificuldades burocráticas e de infra estrutura, é necessário que o profissional desenhe um fluxo funcional que atenda de imediato o formato operacional da atividade.
Levando para lado mais prático, seguem alguns pontos importantes:
1 – Escolha do local de distribuição: Deve ser em ponto estratégico da cidade, que permita a definição de rotas alternativas ( Principalmente nas grandes cidades).
2 – Layout: Deve ser desenhado de forma a facilitar o escoamento da operação.
3 – Sistema: De preferência simples que possa dar a equipe operacional ferramentas para medir o desempenho de funcionários e KPI´s da operação.
4 – Equipe: Treinamento voltado para acuracidade, agilidade e dinamismo.
5 – Operação: fazer manutenção periódica da operação, mantendo os KPI´s atualizados e ajustando a operação conforme as necessidades.

2) Qual a característica pessoal que você considera mais importante para um Supervisor de Logística?

Resposta
A característica que considero mais importante para um supervisor de logística é flexibilidade. Mas não posso deixar de mencionar algumas características que como agilidade, dinamismo, capacidade de ouvir, receptividade a mudanças, maleável e rápido nas decisões.
Porque coloquei a flexibilidade como a principal característica? Olhando a logística como um todo, percebemos que é uma área que tem relação com todos os departamento da empresa, e com muitos órgãos externos que complementam as atividades. O profissional que não tem esta característica vai deixar a operação morosa e não alcançara os objetivos traçados. É preciso lembrar, porém, que esta flexibilidade deve ser insieridas nos limites das regras e procedimentos externos e internos, sem ferir os princípios de integridade do profissional e da empresa.
3) O que o mercado tem buscado no profissional de Logística para o cargo de Supervisor?

Resposta
O mercado esta buscando categoricamente um bom gestor de pessoas, pois logística é uma área para trabalhos em equipe, e a empresa de logística que tem um bom gestor já tem na operação 1/3 dos problemas resolvidos.
Lógico que o próximo ponto é a experiência e o conhecimento que o profissional da área deve ter, acompanhado de uma visão global da operação, especializado em armazenamento, distribuição, inventario e transporte.

4) Que peso tem a questão “gestão de pessoas” na sua profissão?

Resposta
Em uma escala de 1 a 10 o gestor tem peso 6, pois é ele que vai conduzir a equipe, e quando falamos de logística, sabemos que as equipes são um tanto quanto volumosas, já que temos que pensar na operação normal ou seja; entradas, saídas e transporte, e também na manutenção diária da operação que esta incluso inventários, relatórios, performance e projetos especiais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário