A construção de poços é uma das atividades mais importantes da indústria de petróleo. Entre outras, cabe a engenharia de poços a tarefa de perfurar, testar e equipar os poços para que esses atendam aos requisitos de exploração ou produção.
Engloba as seguintes atividades:
- Gerenciamento do processo de perfuração e de completação*: avaliação de riscos e incertezas, confiabilidade de equipamentos, estimativas de duração de atividades, custos e processos de contratação.
- Planejamento do poço: seleção das sondas, dos sistemas e dos equipamentos de perfuração e completação.
- Projeto do poço: perfuração, cimentação e revestimentos, coluna de produção. Perfis para perfuração de poços.
- Controle e Segurança do poço: executar medidas de segurança contra kicks* e blowouts*.
- Verificar estabilidade de poços, dos fluidos e o escoamento durante a operação.
- Otimizar e reavaliar as práticas de perfuração.
*COMPLETAÇÃO: Fase posterior à perfuração de um poço, onde é necessário deixa-lo em condições de operar, de forma segura e econômica, durante toda a sua vida produtiva. Conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produzir óleo ou gás (ou ainda injetar fluidos nos reservatórios).
*BLOW OUT (ESTOURO): Condição de um poço descontrolado devido aos fluidos da formação estourarem na superfície. A causa de um estouro sem controle pode ser sabotagem, falha do equipamento do cabeçote do poço ou do equipamento dentro do poço, descuido da equipe de controle ou por um Ato de Providência. São raros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário