TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quinta-feira, 26 de julho de 2012


Planejamento para Petrobras exige rotina de estudos

Em 2011, a Petrobras foi eleita, em pesquisa realizada pela consultoria Cia de Talentos, a segunda empresa dos sonhos dos jovens brasileiros – ficando atrás apenas da gigante de tecnologia Google. Entretanto, iniciar uma carreira na estatal não é fácil.
NN - Matheus Franco. - 


Planejamento para Petrobras exige rotina de estudos


Em 2011, a Petrobras foi eleita, em pesquisa realizada pela consultoria Cia de Talentos, a segunda empresa dos sonhos dos jovens brasileiros – ficando atrás apenas da gigante de tecnologia Google. Entretanto, iniciar uma carreira na estatal não é fácil. Apenas no processo seletivo realizado em agosto do ano passado foram cerca de 173 mil inscritos para 590 vagas. Uma das oportunidades para o cargo de Engenheiro de Petróleo Júnior, oferecidas neste concurso, foi conquistada pelo niteroiense e recém-formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Renato Brito, de 24 anos. Concorrendo com outros 11.570 candidatos, ele foi aprovado após se dedicar a uma rotina regrada de estudos.
“Fiz minha preparação observando o que era exigido nos concursos anteriores. Dessa forma, pude ter uma noção do grau de 'profundidade' que devia estudar em cada matéria”, ensina Renato. Ele diz que estimou o quanto precisava se dedicar pelo números de questões que costumavam cair em cada disciplina. Asssim, montou um cronograma do que deveria ler diariamente até o dia da prova. “Ao término do dia, fazia as anotações com o conteúdo e com as horas que eu havia estudado. Deste modo, consegui controlar a qualidade e quantidade dos meus estudos”, aconselha.
Graduado em dezembro de 2010, Renato diz que focou exclusivamente no concurso da Petrobras, onde, segundo ele, alguns fatores o atraíram, como o desenvolvimento profissional e a questão financeira. “A empresa paga um salário inicial que dificilmente eu conseguiria em outra companhia como recém-formado”, diz. Agora, o futuro engenheiro de petróleo aguarda o dia de sua apresentação e a assinatura do contrato, que virá seguida do início do curso de formação.
Renato explica que todos os candidatos aprovados passam por um período de treinamento de 10 meses, aproximadamente. Todos assinam contrato como engenheiros, uma vez que, caso não atinjam um rendimento mínimo durante o curso, já podem ser demitidos. “As avaliações são feitas através de provas e trabalhos, como na faculdade. É como se fosse uma especialização em petróleo e gás”, detalha. Ao término do processo, o funcionário é enviado para a área na qual irá atuar efetivamente.
Prestes a iniciar sua caminhada na estatal petrolífera, Renato agora espera confirmar suas expectativas da época em que começou a pesquisar sobre o setor de petróleo e gás, no último ano de faculdade. “Eu sei que a Petrobras é uma das maiores empresas de energia do mundo”, afirma ele, reforçando a opinião dos jovens que escolheram a companhia como uma das mais admiradas Brasil afora.
Concursos
Em 2011, a Petrobras abriu dois processos seletivos para ingresso na companhia. O primeiro, lançado em julho, ofereceu 590 vagas e o segundo, divulgado em novembro e ainda em curso – a prova está marcada para 22 de janeiro -, disponibilizou 350 oportunidades. A estatal ainda disponibiliza em seu site provas e gabaritos de concursos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário