Que maravilha!
Um porto sustentável!
Fonte: NN - Juliana Brunet.
Atualmente, muito se fala em sustentabilidade e parece, realmente, existir uma verdadeira preocupação na construção de um mundo mais verde. O problema é que o significado de um planeta sustentável vai muito além de atitudes simples do dia a dia, como reciclar o lixo e economizar água.
Adotar práticas ecológicas é extremamente necessário, mas é preciso olhar mais para frente e pensar que a sustentabilidade também abrange os setores econômicos e sociais, além do ambiental.
E é isso que o projeto do novo porto do Rio de Janeiro pretende fazer: aliar o desenvolvimento ambiental aosocioeconômico. A construção do Porto Maravilha tem como objetivo reestruturar e revitalizar a região portuária, melhorando a qualidade de vida da população local, valorizando o patrimônio histórico e, acima de tudo, preservando o meio ambiente.
Áreas verdes, coleta seletiva de lixo, bicicletários, reaproveitamento das águas pluviais, geração de energia limpa, iluminação natural e uso de materiais com certificação ambiental são algumas das melhorias e inovações que o projeto Porto Maravilha prevê para a população carioca.
E não é só isso! Os prédios da zona portuária terão certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma certificação internacional concedida às construções verdes. Ou seja, aquelas que levam em consideração, desde a concepção até o funcionamento, conceitos da arquitetura verde, como eficiência termoenergética e redução das emissões de CO2.
Se tudo isso, realmente, sair do papel, acredito que a obra poderá ser considerada um sucesso absoluto. E mais: poderá servir de exemplo para as futuras intervenções urbanas na cidade e no país. Mas a pergunta é: será que a realidade será tão bonita como é no projeto? Acho que vale pensar sobre o assunto. E torcer para que não sejam só promessas...
Dica da autora: Vale conferir o blog do Porto Maravilha (www.blogportomaravilha.com). Lá, é possível encontrar notícias e curiosidades sobre a região do porto, além de acompanhar o passo a passo da obra
Nenhum comentário:
Postar um comentário