TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Petrobras nega retirada de projetos da Premium I e II

Estatal planeja construir refinarias no Maranhão e Ceará até 2018
NNpetro - Júlia Moura - 
A presidente da Petrobras, Graça Foster, negou boatos de mercado de que a estatal estuda a retirada definitiva dos projetos das refinarias Premium I e II, respectivamente no Ceará e no Maranhão.
“Não vamos cortar. A informação não procede mesmo, até porque a Petrobras precisa das refinarias. Gostaríamos de ter as refinarias operando”, disse Foster nesta terça-feira (16) em evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais do Rio de Janeiro (Lede-Rio).
Esta possibilidade foi levantada, de acordo com informações divulgadas pela Agência Estado, caso o Governo não promovesse um reajuste de gasolina e diesel capaz de financiar os investimentos da estatal.
“Toda a experiência que a Petrobras tem na construção de unidades estacionárias de produção, a Petrobras não tem no refino. A última refinaria no Brasil é de 1980, de um projeto que não é Petrobras. Se chegam parceiros, por que não seguir com os planos?”, avaliou a executiva, que disse estar trabalhando na busca de parceiros experientes da China e da Coreia do Sul para os projetos das novas refinarias.
A Petrobras planeja construir refinarias no Maranhão e Ceará até 2018, o que ajudaria a empresa a diminuir a sua dependência de importação de derivados, apesar das novas plantas estarem projetadas para a produção apenas de diesel e não gasolina.
Refinarias
A empresa já constrói outras duas refinarias, uma no Rio de Janeiro e outra em Pernambuco, que aguarda um acordo de sociedade da venezuelana PDVSA.
No fim de setembro executivos da estatal se reuniram com o grupo GS Caltex, da Coreia do Sul, para discutir a possibilidade de parceria para a construção da refinaria Premium II, no Ceará.
(Com informações da Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário