TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Governo autoriza importação de gás natural pela Petrobras

Volume total a ser importado pode chegar a 40 milhões de metros cúbicos
Redação NNpetro - 
A Petrobras recebeu autorização para importar gás natural liquefeito (GNL), no mercado de curto prazo, do Ministério de Minas e Energia, de acordo com publicação no Diário Oficial, desta quinta-feira (31). O volume total a ser importado pode chegar a 40 milhões de metros cúbicos.
A medida pretende suprir a demanda por gás natural no país, mas não deverá atender a região Norte e o Estado de Mato Grosso, como informa a publicação. Os fornecedores não estão previamente definidos. Caberá à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fiscalizar a operação.
As entregas deverão ocorrer em terminais marítimos na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, e em Pecém, Ceará, onde há unidades de regaseificação de GNL. A autorização tem validade de 24 meses.
estatal brasileira está pagando preços altos por importações emergenciais de GNL, para garantir o abastecimento das usinas térmicas, devido à crise no setor elétrico.  No início de janeiro, segundo traders de GNL, a Petrobras pode ter pago entre US$ 15 e US$ 17 por milhão de BTU (unidade térmica britânica), um prêmio grande em relação aos preços domésticos do gás.
UTE Uruguaiana
Na noite desta quarta-feira (30), a Petrobras informou que iniciou a entrega da primeira carga GNL, com 34 milhões de metros cúbicos, à Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) para abastecer a Usina Termelétrica (UTE) Uruguaiana. A carga veio de Trinidad e Tobago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário