Me formei, parto direto para um mestrado/doutorado?
Acabar a faculdade e partir para o Mestrado é uma escolha corajosa, e muito interessante. Isto porque no Mestrado, de uma forma ou outra você vai ter que interagir com o conhecimento, e para isso vai ter que ler muito e pensar bastante.
Um Mestrado acrescenta valor ao currículo e te dá o direito de ser chamado de mestre – o que só para o ego já faz um bem tremendo. Mas não pense que é um caminho simples. Isto porque, antes de tudo, na maioria deles você tem que dominar uma segunda língua, e quando não são caros, em universidades particulares, são super concorridos em universidades públicas.
O Mestrado, embora seja valorizado sim pelas empresas, é ainda tradicionalmente mais reconhecido como meio de se fazer carreira na docência, como professor universitário. O que não impede que você use estes conhecimentos para ser um consultor, executivo, palestrante, ou para escrever um livro, por exemplo.
É também, na maioria dos casos, a maneira de abrir portas para o Doutorado, que é um grau ainda mais elevado academicamente, no qual você atua como pesquisador e realmente produz conhecimento original na área escolhida. Com o grau de Doutor é quase garantido que você consiga ser um professor universitário, e com freqüência, muito bem pago.
Tanto o Mestrado quanto o Doutorado exigem muito estudo, muito mesmo. Alguns apaixonados por determinada área obtêm estes graus e trabalham como pesquisadores para o resto da vida, intercalando muitas vezes esta atividade com a carreira de professor.
A verdade é que a própria obtenção destes graus é um trabalho de pesquisa. No caso de se tornar um pesquisador, por exemplo, existem instituições governamentais, muitas vezes em parceria com empresas privadas, que fomentam, ou seja, destinam recursos a pesquisas e também bolsas de estudo aos pesquisadores. Não quero dizer que você vai ganhar rios de dinheiro como pesquisador. Isto geralmente não acontece, embora existam muitos pesquisadores bem pagos.
Ser pesquisador é uma escolha para quem realmente ama determinada área e quer contribuir com conhecimento novo. São pessoas que, embora possam ganhar bem, costumam colocar o sucesso financeiro em segundo lugar.
Já como professor universitário também é possível se obter bons ganhos. No entanto, para isso, além de obter o grau de Mestre ou Doutor, é bom que a pessoa tenha certa inclinação para a coisa, ou pelo menos busque uma preparação. Ser educador não é para qualquer um, e existem muitos Mestres e Doutores por aí que não são necessariamente bons professores.
Se você quer estudar ainda mais, é apaixonado por alguma área e sonha em ser um professor universitário ou pesquisador, é uma ótima opção. Além do mais, mesmo no mercado corporativo, o Mestrado e o Doutorado têm seu valor, e não deixam de ser uma vantagem sobre quem não tem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário