TURMA DO PETRÓLEO

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domingo, 10 de março de 2013


Comportamento: Fator chave para o sucesso profissional e empresarial

Leonardo Cruz, doutor em psicologia, fala sobre treinamentos comportamentais
NNpetro - Amanda Magalhães -Turma do Petróleo - Valdson Vercellotti 
Doutor em psicologia social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), analista transacional e coach, Leonardo Cruz é um dos diretores da PORTOMAR, empresa especializada em treinamentos comportamentais no campo offshore.
Em entrevista ao NNpetro e Turma do Petróleo, Leonardo fala da necessidade de formação técnica do profissional, dá dicas fundamentais para quem deseja ingressar na área, aborda aspectos importantes sobre a preparação de profissionais que trabalham embarcados e faz um alerta: "É responsabilidade do empregador munir seus funcionários do conhecimento e equipamentos necessários para garantir sua segurança e a da operação. Mas também é função do profissional utilizar tais recursos em seu cotidiano de forma adequada e consciente. Seu comportamento é fator chave para o sucesso da sua carreira e da empresa para a qual trabalha".
1X) O que são treinamentos comportamentais para o campo offshore e qual a importância deste tipo de preparo?
Leonardo Cruz – Os treinamentos comportamentais têm o objetivo de mapear e alterar hábitos e atitudes de um grupo de profissionais que geram quebras nos protocolos de manutenção da segurança, do meio ambiente, saúde e qualidade de vida. Essas quebras vêm, em geral, de conflitos e/ou falhas de comunicação, dificultando a excelência no processo produtivo.
Com os treinamentos técnicos oferecidos, as corporações cumprem seu propósito, mas é necessário agregar os treinamentos comportamentais para gerar rotina segura e saudável no trabalho, focada na atenção e diminuição de acidentes, desvios e incidentes recorrentes nesta atividade profissional, em vista do alto risco de sua execução.
2X) Qual a sua experiência no setor? Poderia destacar algum caso interessante que tenha vivenciado neste campo em que o treinamento comportamental fez a diferença?
Com doutorado em psicologia social, há algum tempo já atuava como pesquisador e consultor em treinamentos comportamentais e desenvolvi ferramentas e técnicas específicas para o mercado offshore e a cadeia de serviços que lhe dá suporte. Há três anos, eu e minha sócia Elaine Rabello (também psicóloga e mestre em saúde coletiva) criamos a PORTOMAR e, desde então, nossos clientes têm sido companhias de apoio marítimo, estaleiros, portos e gestores de empresas de óleo e gás.
Têm sido muitas as experiências marcantes. Destaco os programas de  treinamento em pré-embarque, nos quais tratamos de temas como relações interpessoais, comunicação, reconhecimento e hierarquia, entre outros. Nesses treinamentos, aplicamos esses conhecimentos a situações ligadas à percepção de risco, protocolos de segurança pessoal e ambiental, além da manutenção da saúde física e mental destes profissionais.
Os ganhos levantados por nós, pela empresa e narrados pelos que participam de treinamentos comportamentais são de diversas ordens, incluindo ganhos pessoais. Certa vez um comandante levou toda a sua família para nos conhecer e agradecer os ganhos que teve não somente durante seu embarque, mas também na relação com sua família e com pessoas de seu convívio social. Cabe ainda acrescentar que a corporação que investe em treinamentos comportamentais passa a ser vista como uma empresa humana, com olhos atentos para a melhora no clima organizacional e no bem estar do seu capital intelectual.
3X) Quais são as maiores dificuldades enfrentadas por um profissional offshore e como estar preparado para elas? Além do mais, como seguir em frente e não deixar que estes obstáculos atrapalhem a carreira do profissional? Que conselhos você daria a um profissional que quer entrar neste mercado?
São muitos os desafios: confinamento físico, trabalhos em turnos, fatores ambientais como calor e barulho, afastamento familiar, dentre outros. É fundamental o profissional ter equilíbrio mental e emocional, seguir rigorosamente os protocolos de ação para cada procedimento inerente à sua função e ter disciplina, comunicação clara e assertiva, capacidade de negociação e administração de conflitos, em especial líderes e profissionais que fazem interfaces entre plataformas, embarcações e pessoal de movimentação e logística em terra.
É responsabilidade do empregador munir seus funcionários do conhecimento e equipamentos necessários para garantir sua segurança e a da operação. Mas também é função do profissional utilizar tais recursos em seu cotidiano de forma adequada e consciente. Seu comportamento é fator chave para o sucesso da sua carreira e da empresa para a qual trabalha.
O profissional que quer entrar nesse mercado deve ter clareza que, para alçar ganhos financeiros inerentes às funções offshore, precisa de alto nível técnico. É necessário foco na área em que quer se especializar e se dedicar para ser o melhor. Além do conhecimento técnico, deve saber se expressar, falar bem a língua portuguesa e inglesa. Outra preocupação deve ser enriquecer seu conhecimento com cursos complementares e procurar instituições de boa credibilidade no mercado para sua formação.
4X) Atualmente, qual tem sido a maior demanda da PORTOMAR e quais os resultados obtidos?
A maior demanda de prestação de serviço da PORTOMAR tem sido o programa de treinamentos comportamentais em pré-embarque, que citamos anteriormente. É um programa procurado por ter como objetivos o aumento da percepção de risco, a baixa de acidentes de trabalho, a baixa de absenteísmo por problemas de saúde do trabalhador e o aumento da qualidade de vida a bordo. Fazemos acompanhamento de resultados com relatórios que mapeiam os dados para comprovação do cumprimento das metas de treinamento. Nesse programa, já treinamos mais de 500 marítimos e pudemos mapear melhoras na relação da equipe, diminuição do estresse e ansiedade, aumento da atenção, melhora do bem-estar a bordo, maior equilíbrio mental e emocional, melhora na qualidade de sono e diminuição do uso de medicamentos. O setor de SMS das empresas contratantes e de suas tomadoras de serviço apresentam resultados de baixa de acidentes, desvios e incidentes.
5X) Com as novas rodadas de licitação anunciadas pela ANP, a tendência é que o mercado de óleo e gás cresça ainda mais em 2013. A PORTOMAR está preparada para esta demanda?
É uma preocupação constante da PORTOMAR o aprimoramento de nossos consultores. O estudo e vivências sobre o mercado offshore e a cadeia de óleo e gás é cotidiana, para que possamos cumprir com nossa missão de inovar em treinamentos comportamentais visando maior segurança, saúde e qualidade de vida para as pessoas e corporações offshore. Para isso utilizamos linguagem, ferramentas e produtos específicos, razão do nosso diferencial.
Com o aumento da demanda por nossos serviços, estruturamos a formação de novos consultores de tal sorte a assimilarem não só a expertise necessária pela especificidade do que fazemos, mas também para que estejam preparados para atender a demanda do dinâmico mercado de óleo e gás, seguindo os valores que determinamos como cruciais para a nossa prática profissional, como eficácia e responsabilidade.

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