TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um novo e grande parceiro


A News Center Informática na figura de um de seus diretores o jovem empreendedor Sr. Alex Rodrigues acreditando no trabalho do programa "Turma do Petróleo" firmou uma parceria com o programa,todo futuro aluno que assistiu a palestra do programa " Turma do Petróleo" em suas escolas e se sentirem atraídos pelo mercado de Petróleo e Gás,terá descontos especiais no Curso de Petróleo e Gás,inicialmente esta promoção esta sendo feita para as cidades Fortaleza;Natal;Mossoró;Parnamirim;Paus dos Ferros;Cajazeiras e Juazeiro do Norte em breve será estendido para todas as unidades da rede no Nordeste.
Sr  Alex! Seja bem vindo ao seleto grupo de empresários que apostam na qualificação de qualidade oferecendo aos jovens opções de desenvolvimento profissional.

Um pouco sobre a NCI
    
No ano de 1998, na cidade de Lagarto, estado de Sergipe, foi inaugurada, pela empresária Claudice Rodrigues da Silva, sendo esta uma franquia da rede de ensino, homónima, que se espalhara por todo o nordeste brasileiro, criada no ano de 1989.
No presente, a News Center Informática é constituída de varias unidades de ensino de Informática,Gestão e Petróleo e Gás com um total de vários profissionais qualificados, oferecendo ao seu público-alvo cursos básicos e avançados de nas materiais citadas

O trabalho sério desenvolvido pela empresa possibilita à sua diretoria criar perspectivas de expansão rumo ao objetivo de transformar-se numa referência nacional do ensino da informática e da preparação de mão-de-obra qualificada para as exigências do mercado de trabalho.

Missão

Formar, com excelência, profissionais da área de informática, baseada na capacitação técnica e ética que possibilite empregabilidade e qualidade de vida ao indivíduo, numa contribuição real e efetiva para o crescimento económico-social da comunidade em que está inserida.
    
Venha Crescer com a gente.

Direção
Claudice Rodrigues da Silva
Alex Rodrigues da Silva


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Engenharia de Petróleo




É o conjunto de técnicas usadas para a descoberta de poços e jazidas e para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. O bacharel em Engenharia de Petróleo, ou engenheiro de petróleo, tem como campo de atividade petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e petroquímicas. Com seus conhecimentos em engenharia, geofísica, mineração e geologia, ele trabalha na descoberta de jazidas de petróleo e também em poços de gás natural. É da responsabilidade desse profissional desenvolver projetos que visem à exploração e à produção desses bens sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material. Além disso, cuida do transporte do petróleo e seus derivados, desde o local da exploração até a chegada na refinaria. Esse especialista também pode atuar em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, fazendo pesquisas de preços de matérias-primas ou captando compradores. É requisito da profissão conhecer a legislação internacional que regula as atividades ligadas ao petróleo e seus derivados e, como a maior parte das empresas do setor é estrangeira, é necessário ter fluência em inglês.

O mercado de trabalho

O mercado do pré-sal está impulsionando a corrida para formar 250 mil novos profissionais até 2016 - entre eles, o engenheiro de petróleo. "As operadoras, como Petrobras e Shell, estão ativas por causa da economia brasileira e do bom relacionamento do país com o mercado internacional. Como exploração e produção têm custos elevados, essas características nacionais diminuem os riscos. No Oriente Médio, por exemplo, existem a instabilidade política e a possibilidade de conflitos", afirma Rogério Fernandes de Lacerda, coordenador do curso da UFF. Além de atuar na exploração, o profissional é contratado para trabalhar em perfuração, transporte, instalação de sistemas submarinos, de gasodutos e no desenvolvimento de projetos. A Exxon, multinacional com concessão para a exploração do petróleo em território nacional, é uma das principais empregadoras, juntamente com Petrobras, Shell, AGX e empresas prestadoras de serviços. O Rio de Janeiro concentra 80% da produção do petróleo nacional e costuma apresentar mais oportunidades de emprego. Mas a Região Nordeste já conta com o Polo Petroquímico de Camaçari (BA), com a refinaria da Petrobras de Pernambuco, que deve começar a funcionar em 2011, outra refinaria no Maranhão, cuja entrada em operação está programada para começar em 2013, e a do Rio Grande do Norte, que deve começar a operar no segundo semestre de 2010. Além disso, sempre em razão da exploração do pré-sal, está prevista a construção de uma refinaria da Petrobras no Ceará. 

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso

As aulas são recheadas de cálculos, principalmente nos dois primeiros anos. Estudam-se física, química, geologia, geometria, álgebra, lógica, estatística, mecânica e fenômenos de transporte. A partir do terceiro ano, entram matérias mais específicas, como fontes alternativas de energia, técnicas de exploração e refino do petróleo, prospecção de petróleo, matérias na indústria do petróleo, engenharia de reservatório, métodos de elevação, ciências dos materiais, entre outras. Na grade curricular também há disciplinas ligadas à gestão do negócio, como marketing, empreendedorismo, gestão ambiental e direito internacional. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para se formar na graduação. Na UFBA, o curso é uma habilitação de Engenharia de Minas. 

Duração média: quatro anos. 



O que você pode fazer




Comercialização

Atuar na venda do petróleo aos compradores nacionais e internacionais e fazer pesquisa de preços de matérias-primas.

Consultoria

Prestar serviços para empresas do setor para avaliar os riscos ambientais na exploração, produção e distribuição do produto.

Desenvolvimento de equipamentos

Projetar e acompanhar a produção de novos equipamentos utilizados nas plataformas marítimas, nas petroquímicas e em refinarias. Pode atuar também na venda desses equipamentos.

Exploração do petróleo e derivados

Decidir como será feita a perfuração dos locais para que o material seja retirado sem prejuízo ambiental nem financeiro.

Procura de reservatórios

Traçar planos para a descoberta de jazidas de petróleo ou poços de gás natural, levando em consideração cálculos e características físicas de determinados espaços. Analisar a capacidade de produção dos novos reservatórios.

Transporte e distribuição

Desenvolver e implantar projetos para o transporte de petróleo e derivados e gás natural desde os locais de exploração até a chegada nas refinarias e petroquímicas. Cuidar da distribuição do produto final até os postos e as indústrias.

Curso de Soldador



Para saber o que faz um soldador entenda o que é soldagem.
A soldagem ou solda é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão.
O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como processo de soldagem por pressão ou processo de soldagem no estado sólido.
Trabalham, principalmente, em atividades ligadas às indústrias de transformação, construção civil e de fabricação de estruturas metálicas. Essas atividades correspondem, basicamente, à solda e ao corte de metais e compósitos utilizando processos como eletrodo revestido, tig, mig, mag, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma. Para tanto, preparam a soldagem de peças, consultando desenhos e especificações, selecionando ferramentas, materiais e consumíveis, assim como protegendo e isolando o local de trabalho. Para cortar peças, operam maçaricos, enquanto que, para soldá-las, operam equipamentos por brasagem, ligando partes e preenchendo buracos e recortes de artigos em metal ou compósitos. Esses trabalhadores realizam inspeções visuais em peças, identificando posições de soldagem, aplicando removedores para retirar óleos, preaquecendo com maçaricos, escovando e goivando peças. Do que preciso para ser Trabalhador(es) de Soldagem e Corte de Ligas Metálicas
Ocupações: Operador de máquina de soldar à ponto; Oxicortador, à mão; Oxicortador, à máquina; Recuperador de chapas; Soldador; Soldador a eletrogás; Soldador a oxigás; Soldador elétrico; Soldador, à solda forte; Soldador, à solda fraca. O que faz(em) o(s) Trabalhador(es) de Soldagem e Corte de Ligas Metálicas:
Para atuar nessa profissão, é necessário ter concluído, pelo menos, a quarta série do ensino fundamental, além de curso básico de qualificação profissional com até 200 horas-aula. Para alcançar o pleno exercício das atividades, são necessários, em média, de um a dois anos de experiência profissional. Para exercer algumas atividades de soldagem, pode ser exigida qualificação ou certificação profissional de soldador, dada por organismos especializados e credenciados.1294839857 156408949 1 Fotos de TELE CURSO DE SOLDADOR E PROCESSO DE FABRICAcaO EM DVD 300x225 Curso de Soldador no Senai
Tipos de solda em que um soldador pode se especializar:
Soldagem por resistência
Soldagem oxicombustível
Soldagem aluminotermia
Soldagem a arco manual
Soldagem por eletroescória
Soldagem plasma
Soldagem TIG
Soldagem a arco com arame tubular
Soldagem de pinos (Stud Welding)
Soldagem MIG
Soldagem a arco submerso
Soldagem MAGCorte laser
Soldagem a laser
Soldagem por fricção
O soldador tem como tarefa cuidar da manutenção de máquinas industriais, usando seus conhecimentos técnicos para sanar possíveis defeitos. O profissional precisa conhecer as funções das ferramentas de trabalho, recursos de proteção e outros fatores que envolvem suas operações.
técnico de soldagem industrial adquire ao longo de sua formação conhecimentos básicos na área de engenharia metalúrgica, sendo seu trabalho fundamental para manter as máquinas das fábricas em funcionamento. O profissional precisa conhecer as tecnologias que envolvem a soldabilidade de materiais metálicos.
Um curso técnico de solda abrirá portas para a sua carreira no âmbito industrial, o profissional formado em soldagem costuma ter um bom salário e oportunidades de crescer nas empresas onde trabalha. O Senai disponibiliza uma estrutura de primeiro nível para os estudos, composta por laboratórios e oficinas metalúrgicas. O curso de soldagem é consistente, com bases científicas e tecnológicas.
FPSO da OGX chega a Campos em outubro
J. Commercio, Empresas 

A primeira plataforma da OGX, braço de petróleo do grupo EBX, do empresário Eike Batista, ficou pronta em Cingapura e chega ao Brasil em outubro para produzir o primeiro óleo da empresa no campo de Waimea, na Bacia de Campos. Com preço de afretamento de US$ 263 mil por dia, o FPSO OSX-1 também é a primeira unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo e gás a integrar a frota da OSX, empresa do grupo EBX dedicada a arrendar e comprar plataformas para a OGX.
De acordo com o diretor geral e Exploração e Produção da OGX, Paulo Mendonça, a licença ambiental prévia para a instalação da plataforma está sendo aguardada para a próxima semana e entre outubro e novembro o primeiro óleo de Waimea será extraído.
Rebeldes ameaçam punir o Brasil por dar apoio a ditador
Folha, Mundo 

A hesitação do governo do Brasil em condenador o ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, pode custar bilhões às empresas brasileiras. O porta-voz da petroleira líbia Agoco, que se aliou aos rebeldes, indicou ontem que Brasil, Rússia e China poderão ficar de fora dos negócios do país no novo governo. A resposta dos rebeldes é resultado da decisão desses países de se abster sobre as sanções contra Gaddafi. A Petrobras extrai petróleo no mar da Líbia desde 2005, quando venceu uma licitação para ser sócia na exploração no noroeste da costa do país, no mar Mediterrâneo.

A empresa confirmou ontem que suas atividades na Líbia estão suspensas e, em nota, limitou-se a comentar que segue acompanhando a situação no país. Além da petroleira, três construtoras atuavam na Líbia quando a onda de revoltas chegou ao país: Odebrecht, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez. A Odebrecht tinha € 2,3 bilhões (R$ 5,3 bilhões) em contratos. Apesar do avanço dos rebeldes sobre a capital, o Brasil ainda não reconhece a formação de um novo governo pelos rebeldes. O porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, disse ontem que o Brasil vai reconhecer o embaixador líbio em Brasília, Salem Zubeidy, aliado do ditador, enquanto não houver uma comunicação oficial da Líbia para que o diplomata seja "desacreditado".