TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Oportunidade no IFRN - Mossoró

OFERTA DE EMPREGO


Seleção - Empresa PERBRAS
  • Concluintes e técnicos em Petróleo e Gás
  • Seleção dia 24 de janeiro, às 19h, no Auditório do IFRN - Mossoró
  • Ambos os sexos


Técnicos em Saneamento
  • QSMS, Primeiros Socorros e Sebase
  • Manhã e Tarde
  • Sexo feminino e masculino
  • Enviar currículo para: ceem@cefetrn.br
(Publicado em: 13/01/2012)

Demanda da indústria é por técnicos de nível médio

voteCompartilhe
Nos últimos seis meses, mais de 30% das indústrias aumentaram suas demandas por profissionais técnicos de nível médio e 59% não reduziram sequer um ponto percentual dessa necessidade. Esse cenário genérico pode ser recortado para o setor de Petróleo, cujo desenvolvimento é percebido pelos volumosos investimentos no Brasil. Por isso, investir nesse tipo de formação, hoje em dia, tem suas vantagens.
De acordo com as definições do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, desenvolvido e mantido pelo MEC, as possibilidades de atuação em Óleo & Gás estão direcionadas a três grandes frentes: empresas do setor petrolífero, operadoras de campos de petróleo e prestadoras de serviços.
Entretanto, Bastos lembra que muitas vertentes que não a formação específica em Petróleo e Gás, têm parentesco com o setor. Ele cita os cursos de Eletrotécnica, Construção Naval, Automação Industrial, Eletrônica, Mecânica e Metalurgia como exemplos. “Alguns deles são altamente transversais, ou seja, aplicáveis em diversos segmentos”, explica o executivo do SENAI, detalhando que um técnico nessas áreas pode ser útil tanto na indústria farmacêutica quanto na de Petróleo.
É o caso de Lucas Alves, de 22 anos, estudante do sexto período de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Técnico em Mecânica pelo Cefet/RJ, ele diz que, na época, não lhe faltaram chances de entrar no mercado. “Existem muitas empresas envolvidas na área de petróleo, diretamente e indiretamente, não tive dificuldades para conseguir uma oportunidade de estágio”, diz ele, que trabalhou por seis meses em uma empresa de inspeção de dutos.
Lucas é um exemplo de técnicos que preferiram buscar um novo patamar na carreira, investindo em uma graduação. No entanto, tanto o estudante quanto o executivo do SENAI concordam em um ponto: é possível construir uma trilha de sucesso como técnico no setor petrolífero. “É possível, sim, seguir carreira como técnico na área, mas para ganhar bem o trabalho é duro, pesado, desgastante”, diz Lucas. “Existem excelentes profissionais, com nível técnico de ensino médio, que ocupam posições de relevância para a operação ou coordenação dos processos e que são muito bem valorizados por isso”, diz Bastos.
Oferta
Devido ao aquecimento do setor, a profusão de cursos técnicos de diversas áreas com foco na indústria de Petróleo é notória. Por isso, o executivo do SENAI adverte que é o valor agregado e não o nome da instituição que importa na escolha. “Basta identificar os recursos de infraestrutura física e de pessoal envolvidos, bem como os investimentos necessários para que um curso técnico de excelência seja operacionalizado”, aconselha.
Demanda da indústria é por técnicos de nível médio
NN - Matheus Franco - Fim de semana 

Nos últimos seis meses, mais de 30% das indústrias aumentaram suas demandas por profissionais técnicos de nível médio e 59% não reduziram sequer um ponto percentual dessa necessidade. Esse cenário genérico pode ser recortado para o setor de Petróleo, cujo desenvolvimento é percebido pelos volumosos investimentos no Brasil. Por isso, investir nesse tipo de formação, hoje em dia, tem suas vantagens.
Os números são do chefe de Educação do Centro de Tecnologia SENAI Automação e Simulação, Maurício Rocha Bastos, que ressalta as possibilidades de atuação profissional de um técnico tanto na operação quanto na coordenação de processos produtivos. Sobre os benefícios do curso no setor petrolífero, ele diz: "É simples relacionar as vantagens quando temos não somente o segmento em expansão como também a demanda pela modalidade de formação crescente. O momento que a indústria vive é do técnico de nível médio.”
Comperj vai contratar mais 7 mil pessoas até o fim do ano
O Fluminense, Economia - Bruno Uchôa 

As obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) deverão contratar mais 7 mil empregados até o final deste ano em todas as empresas que estão atuando na região, se somando aos 13 mil trabalhadores que já estão participando das obras em Itaboraí. A informação foi confirmada pelo diretor de abastecimento do Comperj, Paulo Roberto Costa. No total, 200 mil empregos diretos, indiretos e por “efeito-renda” serão criados devido à instalação do complexo, de acordo com a Petrobras. Paulo Roberto Costa reafirmou a intenção de utilizar a mão de obra local nas obras.
Para isso, a estatal criou o Centro de Integração do Comperj, que fica em São Gonçalo e pretende qualificar 30 mil profissionais nos 11 municípios situados na área de influência do empreendimento (Itaboraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Niterói, Maricá, Magé, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá). Devem ser oferecidos mais de 60 tipos de cursos gratuitos em todos os níveis.
Governo anuncia mudanças
J. Commercio, País - Erich Decat 

Quatro dias depois da confirmação de que Maria das Graças Foster será a nova presidente da Petrobras a partir de fevereiro, uma nova mudança na diretoria da estatal foi anunciada na sexta-feira. Filiado ao PT, geólogo, e considerado no governo como o "pai do pré-sal", Guilherme Estrella teve a saída confirmada da Diretoria de Exploração e Produção. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, negou, contudo, que o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, também será substituído. "O Estrella vai sair poque quer sair. Já o Sérgio Machado não pediu para sair", limitou-se a afirmar o ministro.
"A menos que algum diretor pretenda por iniciativa própria, as mudanças na diretoria se resumirão  à saída de Graças Foster e à outra pessoa que venha a substituí-la", declarou, poucos minutos antes de saber da demissão de Estrella. O substituto de Graças Foster na Diretoria de Gás e Energia será conhecido até 9 de fevereiro, data da próxima reunião do Conselho Administrativo da Petrobras


**** Para quem não sabe Estrella foi um dos principais geologos do inicio não só do Pré Sal mais do inicio da exploração Offshore no Brasil

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Palestras finais de 2011 na cidade de UPANEMA - RN










A cidade de UPANEMA 60 km de Mossoró recebeu as ultimas palestras da turma do petróleo,com um jovem publico carente de informações no setor de petróleo e gás,infelizmnete devido o final do ano não foi possivel retornar outra data para complementar mais deixamos agendado para o inicio do ano letivo a complementação da atividade.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Entrevista... entrevista - Não deixe isso acontecer com você

Olá,

Tudo bem?

Assisti este vídeo e achei muito bacana... 
não poderia deixar de compartilhar... vale a pena ver 
o que não fazer em uma entrevista de emprego. 

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui!



As inúmeras oportunidades que existem no mercado, nada melhor do que mostrar para vocês onde essas empresas ficam e como entrar em contato com elas não é?
Estarei disponibilizando listas de empresas que tem base/escritórios em Macaé. 


COMO ENTRAR EM CONTATO COM AS EMPRESAS

PASSO 1
De posse das planilhas, sugiro que crie uma coluna chamada "FOLOW-UP". O que seria Folow-up? Folow-up é um termo técnico utilizado em atendimento ao cliente que consiste na resposta do cliente em uma determinada abordagem, para manter um histórico de contatos com o mesmo. No nosso caso, a abordagem é o contato com a empresa. Desta forma você poderá saber o que aquela empresa falou, se mudou de endereço e etc. Assim ajudará num futuro contato com a mesma. Um exemplo prático: Você liga para a empresa e pergunta se eles estão contratando Engenheiros de Petróleo (caso esta seja sua formação), a pessoa te informa que no momento não estão mas que em maio abrirá vagas. De posse desta informação, você anotará na sua coluna de Folow-up a seguinte informação: Processos Seletivos serão abertos em Maio. Entenderam? Desta forma, você saberá que só poderá entrar em contato com ela novamente em Maio. Para isso servirá esta coluna.
OBS.: Eu sugeri este nome "Folow-up" por ser o termo técnico para isso, mas você pode colocar qualquer um a sua escolha, por exemplo, RESPOSTA DA EMPRESA. Também pode ser.


PASSO 2
Feita a mudança (dê um bom espaço para escrever), imprima as listas para que possa te-las em mãos, eu particularmente prefiro assim. Tendo em mãos, fica muito mais fácil para rabiscar, marcar, escrever alguma coisa. Separa 1 semana inteira para fazer isso. Tire pelo menos 2 horas do seu dia para entrar em contato com elas, seja por telefone ou e-mail, de preferência das duas formas.

Melhor forma de se entrar em contato.
Acredito que muitos tem essa dúvida. Qual a melhor forma? Ser ousado? Por e-mail, valorizo muito aquela pessoa que manda seu currículo em anexo, colocando no assunto sua formação e no corpo do e-mail coloca uma breve apresentação dela, suas habilidades e experiências que podem  agregar àquela função ou empresa, a meu ver isso chama muito a atenção, principalmente porque o recrutador não te conhece, então como saberá se você é bom? Com essa apresentação facilita muito as coisas. Capriche nela. Já por telefone, a cordialidade é a chave, seja o mais educado e cordial possível, mas é claro demonstrando sua admiração pela empresa e vontade em trabalhar nela. (não seja chato) Com certeza, um recrutador vai se sensibilizar com sua atitude, pois você mostrou ser determinado, e poderá te chamar para uma entrevista. Digo isso, pois um amigo já conseguiu uma entrevista assim!


Feito todos os contatos possíveis, anote as respostas na coluna Folow-up (ou o nome que você escolher). Depois passe para a planilha que está no PC para manter salvo e atualizado.


PASSO 3
Depois que fizer todos os contatos, com certeza terá alguma noção de que empresas estão contratando ou se  terá chance em alguma. Por isso, este passo 3, é para aqueles que obviamente tem disponibilidade e ousadia. Como já falei, sugiro que passe de 1 semana a 1 mês em Macaé (caso possa). Pois desta forma você estará no berço do mercado offshore, onde as oportunidades aparecem, sendo muito mais fácil de obter as informações. E se possível, faça algum curso, recomendo o CBSP (antigo salvatagem), pois para embarcar, você precisa dele. E você tendo já o curso, com certeza conseguirá alguma coisa.
Vá na sede das empresas e pergunte sobre oportunidades, peça uma oportunidade sei lá. Diga que veio de longe, enfim, mostre-se determinado e que você fará a diferença na empresa, não será apenas mais um.

CONCLUSÃO
O objetivo de passar para vocês esses procedimentos é apenas para mostrar o quão importante é o contato com as empresas. Porque muitos acabam não entrando em contato, pois acham que nunca terão retorno, ou não acreditam. Não pense dessa forma! Afinal de contas, qual será a chance maior, não mandando ou mandando? Obviamente será mandando. Mas não pode ser apenas mandando seu currículo, colocando no assunto: CURRICULO e no corpo do e-mail: QUERO UMA OPORTUNIDADE. O Recrutador vai olhar para lá e vai dizer: QUEM É ESSE CARA? Coloque no assunto sua formação (assim ele saberá onde pode atuar) e no como disse capriche na apresentação, é isso que vai chamar a atenção e fazer o recrutador olhar seu currículo, pode ter certeza
!