TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

domingo, 30 de setembro de 2012



Boa tarde!
Não tem nada com petróleo,mais é da nossa região com a segunda maior riqueza- O Sal -
Muito legal!!!! Merece destaque pela beleza do nosso Porto Ilha,para quem não sabe,as montanhas são de sal. Visite Areia Branca - RN - Brasil

Petrobras contrata navios de transporte e armazenamento de GNL

As duas embarcações possuem juntas 276 mil m³ de gás natural liquefeito
Redação NNpetro - Quinta-feira, 27 Setembro, 2012 - 17:06
A Petrobras contratou o afretamento de dois navios destinados ao transporte e à armazenagem de Gás Natural Liquefeito (GNL). Os navios Excelsior e Excalibur têm, cada um, 138 mil m³ de capacidade, totalizando 276 mil m³ de gás natural liquefeito, o que corresponde a 165,6 milhões de m³ de gás natural após a regaseificação. O volume é o suficiente para atender o consumo industrial, comercial, residencial e veicular do Estado do Ceará por um ano.
Os navios pertencem à empresa norte-americana Excelerate Energy L.P., especializada em transporte marítimo de GNL e infraestrutura de regaseificação. O contrato entre as duas empresas foi formalizado ontem (26).
Em nota a estatal informou que o intuito é dar maior “flexibilidade e confiabilidade à comercialização de GNL, diversificando o fornecimento de gás natural e, consequentemente, aumentando a segurança energética do país”.
A Petrobras entrou nesse mercado em 2009 com dois terminais de regaseificação: um no Porto de Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, e outro na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. No documento, apresentado à imprensa, consta que atualmente, está em construção o Terminal de Regaseificação da Bahia, localizado na Baía de Todos os Santos, em Salvador. 
GNL
A obtenção do gás natural liquefeito (GNL) se dá através da purificação do gás natural, em que a matéria-prima (gás natural) é submetida a uma temperatura de -162 °C, tendo seu volume reduzido em aproximadamente 600 vezes. Durante esse processo, ocorre a condensação, ou seja, a passagem do estado gasoso para o líquido. O GNL contém 85% e 95% de metano e etano, não sendo corrosivo e tóxico.