TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 17 de dezembro de 2011

Profissões na area de Petróleo e Gás

Bom dia!


Como estamos observando o grande interesse das postagens de profissões que é a maior dor de cabeça dos jovens ao fim do Ensino Médio,por isso vamos fazer mais postagens sobre o assunto,peço a todos que envie sugestões pelo e-mail: turmadopetroleo@hotmail.com  para que o blog traga sempre assuntos de interesse geral de todos.
Muitas escolas estão agendando suas palestras o que é legal o interesse dos diretores e coordenadores esse ano  tivemos muitos problemas de ordem administrativa e também por conta do ENEM que justamente caiu no período de planejamento de muitas escolas.
Mais para o ano de 2012 vamos a mais estados do Brasil e mais escolas de todos os niveis particulares e publicas das capitais e principalmente do interior desses estados,pois são literalmente esquecidos e muitas vezes não tem condições de receber gratuitamente informações e palestras, levando o Projeto a todos que desejem informações,temos muito que aperfeiçoar,mais conseguimos muito nesse ano e vamos conseguir mais.
A Petrobras lançou recentemente o Projeto Profissões é mais um incentivo para orientação dos jovens no mercado de Petróleo e Gás, o Projeto da " Turma do Petróleo" está desde de 2009 fazendo esse trabalho de forma mais abrangente,não só falando de profissões e sim de toda cadeia produtiva, historia,aplicações,composição e é lógico das profissões mais procuradas por todos, que prova que esse é o caminho,que levara o Brasil em um plano de destaque no setor energético.


Aproveitamos o momento e  desejamos a todos um FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO


Att.


Prof.Valdson e Equipe
  

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


PETRÓLEO E GÁS

Com a descoberta de petróleo na camada do pré-sal, a procura pelos profissionais técnicos com formação em petróleo e gás será maior, sobretudo para a área de produção de petróleo e operação, que abrange a operação de plataformas, navios-sonda, refinarias e petroquímicas. O curso técnico capacita o estudante no desenvolvimento de competências relativas à operação, monitoramento e controle de sistemas de utilidades, com ênfase nas atividades inerentes ao processo de refino de petróleo.
O profissional pode atuar em grande parte da cadeia produtiva do petróleo e gás, como plataformas de produção, refinarias, usinas de biocombustíveis e petroquímicas. Também atua na área de suporte das indústrias, contribuindo para o controle de qualidade de produtos e para o desenvolvimento da área de segurança, meio ambiente e saúde.
Área do conhecimento: Engenharia
Carga horária: 1.200 horas

OPERADOR DE PLATAFORMA DE PETRÓLEO

O operador de plataforma de petróleo realiza atividades operacionais diversas na plataforma de petróleo com o intuito de produzir, transportar e armazenar o petróleo. Além de atuar na área de produção de petróleo, pode também trabalhar em sondas, atuando na chamada prospecção de petróleo, que é a procura deste mineral no leito marinho. Em quaisquer atividades que exerça, este profissional deve sempre buscar trabalhar com foco na prevenção de acidentes, prevenção do meio ambiente e promoção da saúde. Esta profissão requer diversos conhecimentos, tais como, mecânica, química, eletrônica e segurança do trabalho.
Áreas de atuação: Indústria petroquímica, petróleo e gás.

INSTRUMENTISTA DE SISTEMAS

O profissional com formação técnica para atuar como instrumentista de sistemas é responsável pelo calibramento de sistemas de motores, de bombas, sensores e válvulas, e também pela análise de documentos de Engenharia. Ele é responsável por calibrar e revisar equipamentos e instrumentos de medição, selecionar adequadamente e utilizar ferramentas ou equipamentos usados em medição e controle de processos. 

Além disso, executa a manutenção em instrumentos e equipamentos mecânicos utilizados em instrumentação, substituindo peças defeituosas e detectando condições anormais de funcionamento e a manutenção em instrumentos e equipamentos eletrônicos detectando condições anormais de funcionamento e ler e interpretar diagramas elétricos funcionais e diagramas de processos e instrumentação. 

No Brasil, há cursos técnicos específicos para Técnicos de Instrumentação, que podem se especializar  nessa profissão, com disciplinas próprias, como Sistemas Eletrônicos na área de Automação, Informática Industrial, Instrumentação Básica, Calibração, Sistemas de Comandos Elétricos e Laudos Técnicos. O profissional pode atuar no setor de automação, setor mecânico, eletromecânico e eletroeletrônico e em especial todas as industrias de processos, como a de petróleo e gás. 
Áreas de atuação: Construção e montagem
Entidades e associações:


CURSOS RELACIONADOS


TÉCNICO DE PERFURAÇÃO E POÇOS

Antes do petróleo ser refinado em gasolina, querosene, óleo combustível e outros produtos, companhias petrolíferas precisam retirá-lo do solo. Mas como? O técnico de perfuração e poços é um dos profissionais escalado para o trabalho. Junto com o engenheiro de petróleo, este profissional executa projetos para a exploração e produção dos recursos sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material.
Uma boa notícia para quem pensa em seguir a profissão: com o início das operações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), previsto para os próximos anos, deverão ser criados grandes demandas de profissionais técnicos relacionados ao petróleo. Além disso, a produção de petróleo das reservas do Pré-sal provocará uma forte demanda por técnicos da área de perfuração de poços.
Áreas de atuação: Indústria de energia

ELETROMECÂNICA

Com possibilidades de atuar em empresas de manutenção e automação industrial, laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e de pesquisa, concessionárias de energia e indústrias petroquímicas, o técnico com formação em Eletromecânica é um dos profissionais requisitados pelo Brasil de hoje. Este curso possui grande afinidade com outros cursos técnicos, a saber: curso técnico de elétrica, mecânica e automação industrial.
O profissional em Eletromecânica é capacitado para atuar no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e responsabilidade ambiental. Este profissional exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.
Área do conhecimento: Ciências Exatas
Carga horária: 1.200 horas