TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Brasil busca estrangeiros para suprir demanda na mão-de-obra


voteCompartilhe
Com a economia forte e as empresas estrangeiras investindo cada vez mais no Brasil, a disputa por profissionais de média e alta gerência, estão cada vez mais acirradas no mercado brasileiro. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram concedidos 13.034 vistos de trabalho no primeiro trimestre de 2011, dos quais 12 mil são provisórios (com validade até 90 dias). Os profissionais de embarcações de transporte de bens e mercadorias e plataformas de petróleo representam os setores que mais demandam vistos de trabalho. Por isso, Rio de Janeiro e São Paulo lideram como destino dos trabalhadores estrangeiros. Enquanto os fluminenses receberam 5,2 mil pessoas, os paulistas contaram com a vinda de cinco mil pessoas de fora do país.
Em entrevista ao NN, o Gerente da divisão de Óleo e Gás da Michael Page Internacional Brasil (empresa de recrutamento), João  Amaral, diz que o Brasil vive a escassez de profissionais qualificados devido à alta demanda de oportunidades alavancada pelo pré-sal . Outra linha que as empresas buscam é evitar contratar profissionais que hoje estejam na Petrobras por ela ser considerada parceira de negócios.  “Contudo vale ressaltar que apesar do crescimento do número de empresas que abrem a possibilidade para expatriados, ainda haverá muita demanda para contratação de brasileiros devido à obrigatoriedade do cumprimento do conteúdo local”, ressalta João.
De acordo com João Amaral, a escassez de mão de obra e a dificuldade de localizar um perfil em linha a oportunidade mudaram o timing dos processos seletivos. Ainda assim, para desburocratização do processo a preferência é por profissionais brasileiros, ou por brasileiros expatriados. A vinda do expatriado geralmente ocorre quando esse profissional já é empregado dessa mesma empresa e lhe é oferecido oportunidade de vir ao Brasil. “No caso da contratação do expatriado, as empresas buscam contratar como "contrato local", ou seja, estão pouco dispostas a arcar com custos normais de um profissional expatriado - custo moradia, escolar familia, etc”, diz o gerente. Para finalizar, João lembra que, como é mais difícil o expatriado aceitar essas condições, as empresas tendem a esgostar todas as possibilidade de contratação do brasileiro antes de seguir para possibilidade do expatriado.  Nestes casos o processo seletivo tende a demorar um pouco mais.

Problemas

Mas nem tudo é fácil como se imagina. Apesar do déficit de profissionais qualificados e do maior interesse em migrar para o Brasil, empresários, trabalhadores e estudantes reclamam de um mesmo problema: a burocracia para os vistos de trabalho. Comparado com as grandes economias, o Brasil é um dos países que têm menor entrada de profissionais de fora. De 2006 a 2010, o número de vistos concedidos a trabalhadores estrangeiros mais que dobrou, mas continua extremamente baixo em comparação com outros países.
PT e PMDB: mudanças à vista na Petrobras
O Globo, Economia - Ramona Ordoñez e Bruno Rosa 

O PT e o PMDB estão articulando mudanças profundas na direção da Petrobras, mas de forma a garantir que a gestão da estatal continuem sob o controle dos dois partidos. Segundo fontes próximas ao governo, a proposta das mudanças na diretoria assim como o novo Plano de Negócios com os investimentos para o período de 2011/15 deverão ser apreciados pelo Conselho de Administração da Petrobras em reunião prevista para o próximo dia 22. Nos bastidores se dá como sendo certo que a atual diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Foster, assumirá a presidência da Petrobras no lugar de José Sérgio Gabrielli. O diretor de Exploração e Produção da companhia, Guilherme Estrella, iria presidir a nova PetroSal, a nova empresa estatal que coordenará a exploração de petróleo pelo novo sistema de partilha em áreas do pré-sal. Para seu lugar um dos nomes mais cotados é José Lima Neto, funcionário de carreira da Petrobras, atual presidente da Petrobras Distribuidora (BR).
Já o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que atualmente recebe o apoio maior do PMDB, poderá ficar no cargo. Mas o nome de Costa sempre tem sido cogitado para a diretoria de Exploração e Produção. Para seu lugar, um dos candidatos é o atual gerente-executivo de Serviços Gerais da diretoria, Francisco Paes. Para a diretoria de Engenharia, no lugar de Renato Duque, um dos nomes cogitados é Roberto Gonçalves, atual gerente-executivo.da diretoria. Já a diretoria Internacional que, segundo fontes, seria controlada pelo ex-ministro José Dirceu, um dos nomes cotados é Fernando Cunha que é diretor-executivo da área internacional Europa e África. Para a presidência da BR, cogita-se Nestor Cerveró, atual diretor financeiro da distribuidora. Almir Barbassa poderá continuar no cargo de diretor financeiro. Sérgio Machado também continuaria na presidência da Transpetro.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

HOMENAGEM A TURMA DE PETRÓLEO E GÁS 2008.2 - UnP Mossoró

Ontem recebi uma homenagem dos amigos do Curso Superior Técnologo de Petróleo e Gás da Unp Mossoró,fiquei  não minto a emoção de ter participado de uma turma tão alegre e amiga,meu nome como Patrono da Turma " Marcos Vinicius Marinho da Silva" colega de classe que Deus o chamou para outras missões em um plano espiritual superior me deixou sem chão,não sabia o que escrever no blog para expressar minha gratidão e admiração por todos e li esse texto da amiga e parceira de informações da área de petróleo e gás a Sra.Juliana Silveira da Tecnopeg a qual também desejo felicidades pela sua recente conquista. A todos desejo toda felicidade do mundo,que conquiste seus sonhos sempre lembrando a educação é um bem que renovamos sempre e minguem nós tira. Ontem foi o culto ecumênico,e a placa da turma e hoje a colocação de grau.

FELICIDADES

- ALESSANDRO GUIMARÃES DO VALE
- CAIO CÉSAR DIONISIO SANTOS
-DANIELLE ARUSKA AMARO DA SILVA
-DEYSE REBOUÇAS SARAIVA
-FRANCISCA DANIELLE
-FRANCISCO ALMIR DE ASSIS CÂNDIDO
-HENA LISSA DE SOUSA MEDEIROS
-ISAIAS PEDRO DE ARAÚJO
-JACKSON CONCEIÇÃO DOS SANTOS
- JOÃO CICERO DA FONSECA NETO
-JOSÉ HONORATO NETO
-KÁTHYA LINELLY ALVES TAVARES
-KILTON RENAM ALVES PEREIRA
-LAMARTINE CÂNDIDO DE ARAÚJO JÚNIOR
-LARISSA KATRINE ARAÚJO TRIGUEIRO
-LORENA MARIANA SILVA HOLANDA
-LUIZ DE SOUZA ROCHA NETO
-MARCELA TAYNARA OLIMPIA MAIA
-MARIA DE FATIMA
-MARIANA AMÉLIA DE OLIVEIRA.M.DANTAS
-MARINA MARIA PAIVA DOS REIS
-PEDRO ALCÂNTARA MEDEIROS DA SILVA
-PRISCILLA FREIRE DE OLIVEIRA
-RIVANILSON DE OLIVEIRA MANGUEIRA
-ROBSON COUTINHO
-RODRIGO DE ARAÚJO DANTAS
-VICTOR KAIO ALVES DA SILVA
A homenagem da turma




-


Quem Acredita Sempre Alcança!



Bom dia queridos Tecnopeguianos!

Hoje, compartilho com vocês uma notícia na qual venho me empenhando anos para conquistar, período após período. Muitos dos leitores do Tecnopeg sabem que faço faculdade, curso de Tecnologia em Petróleo e Gás na Estácio de Sá no Campus de Cabo Frio. Há uns 2 anos e meio aproximadamente iniciei meu curso para me tornar Tecnóloga e hoje posso dizer com orgulho que consegui conquistar meu título de Tecnóloga em Petróleo e Gás!

Mas não foi apenas isso que conquistei durante este tempo. Não foi apenas um “canudo”, conquistei conhecimento, adquiri coragem e astúcia para arriscar algo diferente, nem todas as tentativas tiveram a “vitória”, mas creio que a vitória dependa do seu ponto de vista, pois na verdade, creio que a verdadeira vitória é JAMAIS desistir daquilo pelo qual se luta e acredita.



Pensar que estudei, me sacrifiquei em muitas situações, que passei tantos momentos e agora tenho aquela sensação de conquista, não tenho como negar... é maravilhosa! 
Muitos devem se perguntar, ou mesmo dizer: “É apenas uma faculdade, e ainda mais, é para Tecnólogo! O que são 2 anos e 6 meses?!”. Muitos sim, disseram essa frase, sorte a minha que sempre tive a resposta não na ponta da língua, mas tive sempre a resposta guardada nos meus objetivos, nas minhas metas a serem conquistadas. Estar formada significa poder exercer a função na qual escolhi traçar uma carreira, que escolhi fazer a diferença! Creio que o espírito de inovar nunca deva sair de nós, ele deva ser apenas alimentado dia após dia.

Agora que posso dizer SOU UMA TECNÓLOGA, bate um certo receio do que possa vir pela frente, ou der repente até uma certa curiosidade, não posso negar. Mas não tenho medo de não conseguir, é como se eu soubesse que irá dar certo. Viver o que vivi no período acadêmico me ensinou muito, amadureci, me tornei mais curiosa, aprendi que ter boas idéias pode fazer a diferença, compreendi o amor pelo que se faz e acima de tudo, um professor me disse uma vez algo que não me fez desistir mesmo quando eu parecia estar sozinha num desafio “Não deixem que as pessoas te coloquem rótulos”. Mesmo o meu projeto não tendo saído como o que era para ser planejado, eu tentei até o fim. As dificuldades são inevitáveis, a desistência é opcional.

Quero desejar a todos os estudantes que se empenhem na profissão que escolheram. Seja na época escolar, num curso técnico ou na Universidade, pois são períodos em nossa vida que tem muito a nos oferecer em termos de conhecimento acadêmico e como experiência de vida. Todas as etapas são apenas degraus para subirmos até aonde almejamos, os pequenos detalhes fazem toda a diferença.

Quero agradecer aos professores que fizeram parte dessa conquista, agradecer a minha família que esteve ao meu lado e aos amigos que sempre me apoiaram e ajudaram nos momentos difíceis!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

OGX acha gás e MPX recebe aval para expansão
Jornal do Commercio, Empresas 

A OGX, empresa do grupo EBX, do empresário Eike Batista, descobriu indícios de gás e mais um poço na bacia do Parnaíba, região onde atua em parceria com a MPX, do mesmo grupo, e na qual anunciaram no ano passado reservas de 15 trilhões de pés cúbicos de gás natural. A descoberta ocorreu no bloco PN-T-68, no poço 3OGX46DMA em terra. Para aproveitar o reservatório gigante, a MPX pretende instalar termlétricas no local. Ontem, a empresa obteve licença ambiental para duplicar seu projeto de térmicas ao longo do Bacia do Parnaíba, adicionando capacidade para mais 1.859 megawattis e totalizando agora 3.771 megawattis licenciados.
"Com o documento, que atesta a viabilidade ambiental do empreendimento, a MPX duplica a potência do complexo da bacia do Paraníba", informou a MPX. A licença foi emitida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Maranhão (Sema), informou a MPX em comunicado. Os blocos na bacia do Parnaíba, no interior do Estado do Maranhão, têm ainda a parceria da Petra, que possui 30% do ativo, com a OGX Maranhão ficando com o restante. Do total que a OGX Maranhão tem no bloco, a MPX tem 33,3%.
Queiroz Galvão amplia presença em petróleo e gás
Valor, Empresas - Cláudia Schüffner 

A Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) prepara outras investidas no pré-sal não relacionadas à recente aquisição de 10% no bloco BM-S-8, no pré-sal da Bacia de Santos, anunciada recentemente.  Apesar do grupo operar desde a abertura do setor, em 1997, a empresa voltada para exploração foi criada em outubro, após 14 anos como um departamento da Queiroz Galvão Óleo e Gás. Atualmente a QGEP ocupa o 6º lugar entre os maiores produtores de petróleo do país, segundo o boletim da Agência Nacional de Petróleo (ANP) de maio. Desde a criação, investiu US$ 700 milhões: US$ 300 milhões em exploração e o restante no desenvolvimento da produção dos campos Coral e Manati.
Somada a produção petróleo com a de gás em Manati (BA), o volume chegou a 11 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia em maio, mas deve aumentar quando a empresa religar cinco poços fechados para manutenção. Com a reativação, a Queiroz Galvão deve voltar à posição de 2010, como quarta maior produtora e, por enquanto, à frente de empresas maiores como Statoil, BP e Repsol. Mesmo reduzida, a produção de gás, de 1,73 milhões de m3 /dia, é superada apenas pela Petrobras. Se for contabilizado só o petróleo, também em Manati, a produção é mais modesta, de 177 barris ao dia. Mas os planos são chegar a 120 mil barris ao dia até o fim da década. Além do desembolso de US$ 175 milhões para entrar no BM-S-8, a empresa prevê investimentos de US$ 100 milhões a US$ 150 milhões este ano. Ela captou R$ 1,5 bilhão com uma oferta pública inicial de suas ações na bolsa e procura novos ativos.
PDVSA questiona preço de refinaria da Petrobras
Estadão, Economia - Irany Tereza, Sergio Torres 

A estatal venezuelana Petróleos de Venezuela (PDVSA), que negocia parceria com a Petrobras na refinaria Abreu e Lima (Pernambuco), questiona internamente a petroleira brasileira sobre o valor da obra, segundo fontes ligadas ao processo. Extraoficialmente, o custo da refinaria já atinge US$ 14,4 bilhões; oficialmente a última revisão orçamentária, de 2009, apontou USD 13,36 bilhões. Por meio de documentos que circulam entre dirigentes das duas empresas, a PDVSA, que ainda aguarda decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre o pedido de financiamento dos 40% que pretende assumir na obra, sugere que o custo da refinaria está mais alto do que deveria.

Segundo apurou a reportagem, a PDVSA propôs à Petrobras a contratação de uma consultoria internacional independente para auditar o custo da refinaria, fixado em USD 4,5 bilhões em 2006, quando começaram os entendimentos para a parceria inédita na área de refino. Os questionamentos da PDVSA começaram em 2008, quando a obra foi reavaliada e o custo subiu para USD 10 bilhões. No ano seguinte, três revisões consecutivas elevaram o orçamento para USD 11,9 bilhões, USD 12,6 bilhões e USD 13,36 bilhões. Recentemente, a venezuelana - que não participa do planejamento orçamentário da obra - foi informada sobre a nova previsão, de USD 14,4 bilhões.
Shell quer ser maior exportadora de etanol para EUA
O Globo, Economia 

A Shell quer se tornar a maior exportadora de etanol para os EUA e está investindo US$7 bilhões nos próximos cinco anos em sua joint-venture no Brasil, a Raízen. O investimento acontece quando as grandes petrolíferas brigam para controlar os campos de cana-de-açúcar do país. A meta é dobrar a produção anual de etanol de 2,2 bilhões de litros para 5 bilhões. Sob a pressão de redução do déficit, políticos americanos preparam mudanças que abrirão o país para importações mais baratas, o que abre caminho para o Brasil.
"As tarifas cairão. É só uma questão de quando. Por isso precisamos crescer a produção de etanol rapidamente", disse o presidente executivo da Raízen, Vasco Dias, ao Financial Times. "Nossa prioridade agora é suprir o mercado interno, mas nossa ambição é ser o maior exportador para EUA e Europa quando chegar a hora." A empresa está enfrentando a competição crescente da Petrobras, que investiu US$680 milhões em aquisições em março, e de companhias de agricultura que estão abocanhando usinas brasileiras para atender o aumento da demanda por açúcar. A Raízen também encara o desafio de renovar a indústria e ainda sofre o impacto da crise financeira global.
A maior empresa brasileira pela Fortune
NN - Redação 

A Petrobras foi classificada como a 34ª maior empresa do mundo pelo ranking anual das 500 maiores companhias elaborado pela revista Fortune e divulgado nesta quinta-feira (7/7). Entre as sete empresas brasileiras que aparecem no ranking, a Petrobras é a mais bem posicionada, com faturamento de US$ 120,052 bilhões. A Companhia subiu 20 posições no ranking, passando do 54º lugar para 34º. O Brasil é o país latino-americano com maior representação no levantamento. Entre as empresas que mais lucraram em 2010, a Petrobras aparece em oitavo lugar, com US$ 19,184 bilhões, que representa um crescimento de 23,7% em relação ao ano anterior.
Os Estados Unidos seguem na liderança do ranking das 500 maiores, com 133 representantes. A cadeia de supermercados norte-americana Wal-Mart foi mais uma vez classificada como a maior empresa do mundo. Embora à frente de todas as outras companhias brasileiras, a Petrobras aparece no ranking da Fortune atrás de petroleiras internacionais com que concorre. São elas a Royal Dutch Shell (2º), a Exxon Mobil (3º), a BP (4º), a Sinopec (5º), a China Petroleum (6º), a Chevron (10º), a Total (11º), a Conoco Philips (12º) e a ENI (23º).

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cursos de Petróleo estão em alta por causa das vagas

Com a descoberta da grande quantidade de petróleo e gás na camada pré-sal na costa dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina, surgiu uma grande demanda por profissionais qualificados nessa área. Estima-se que sejam abertas 260 mil vagas até 2012, sendo 12 mil apenas para a maior empresa do ramo, a Petrobras. 


divulgação/petrobrasEstima-se que sejam abertas 260 mil vagas até 2012, sendo 12 mil apenas para a PetrobrasEstima-se que sejam abertas 260 mil vagas até 2012, sendo 12 mil apenas para a Petrobras
Para concorrer, porém, é necessário qualificação. Em 2008, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), havia 87 cursos de graduação no país e os de caráter técnico eram ainda incipientes e começavam a se espalhar pelo território brasileiro. Hoje, os cursos técnicos são maioria e se dividem  em diversas modalidades, que vão da extração ao refino do petróleo. Para o professor Oscar Gabriel Filho, diretor do curso de engenharia de petróleo e gás da Universidade Potiguar (UnP), todos têm seu espaço. "Há lugar para o executante, para o supervisor e para o projetista. Todos são importantes na cadeia produtiva", afirmou, referindo-se aos profissionais de nível técnico e de nível superior.

O professor Oscar esclarece a nova realidade vista no país. "O pré-sal formou uma nova conjuntura no Brasil e o mercado está carecendo desse novo tipo de profissional. O Nordeste também assume um papel fundamental porque aqui será sediada importantes refinarias nos estados de Pernambuco, Ceará e Maranhão". 

Mas para o grande número de cursos técnicos vistos em Natal é fundamental atenção . A ressalva é feita por Oscar. "Muitos são oferecidos simplesmente por estarem na moda . É indispensável checar a credibilidade do curso e da instituição junto ao MEC. O peso do seu diploma dependerá disso", ponderou.

Se os cursos oferecidos são os mais variados, assim também é o público que os procura. "Nas salas de aula encontramos desde jovens, que buscam o primeiro emprego, até profissionais de outras áreas que retornam à faculdade para recomeçar a carreira", disse Oscar, enquanto explicava que nas carteiras do curso dirigido por ele na UnP já sentaram de  biólogos a engenheiros mecânicos. 

Não é à toa que a procura é alta. Os salários são os fatores que mais atraem. Para profissionais de nível técnico há propostas que vão de R$ 1.000 a R$ 6.000. Já para quem possui nível superior, o salário inicial gira em torno de R$ 3.500. 

A área realmente está em expansão no estado. Uma prova disso é que o Rio Grande do Norte será o primeiro a ter mestrado profissional em engenharia de petróleo e gás. "Precisamos inovar. Caso contrário, ficaremos importando tecnologia para sempre. Nosso engenheiros já são referência mundial quando o assunto é petróleo" afirmou o professor, esclarecendo que o curso de pós-graduação será oferecido pela UnP e é aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [Capes].

Opções

Confira os preços e as durações dos cursos na área de petróleo e gás.

IFRN: Petróleo e Gás 

Curso Técnico de Nível Médio Subseqüente em Operação e Manutenção da Produção do Petróleo e Gás Natural.Vespertino (Natal) e noturno (Mossoró). Ingresso através de processo seletivo destinados pessoas com ensino médio completo.

Carga Horária 1.200 horas, sendo 400 de prática profissional. 

Natal (84) 4005.2635,

Mossoró (84) 3315-2752

Nível superior

Universidade Potiguar: 

Tecnólogo em Petróleo e Gás. Duração de 3 anos. 

Mensalidade R$ 495.

Engenharia de Petróleo e Gás: Duração 5 anos. 

Mensalidade: R$ 751.

Mais informações:

http://www.unp.br. 

Telefone: 3215-1234



Outras Escolas


Microlins - Cursos Profissionalizantes
News Center - Formação Profissional 
West Consulting - Petróleo & Gás
West Petro - Cursos Profissionalizantes em Petróleo
Mater Christi - Mossoró

domingo, 10 de julho de 2011

Curso Técnico de Nível Médio em Operação e Manutenção da Produção de Petróleo e Gás Natural

Petróleo e gás

Curso Técnico de Nível Médio em Operação e Manutenção da Produção de Petróleo e Gás Natural


Perfil profissional: 
O técnico em Operação e Manutenção da Produção de Petróleo e Gás Natural aplica os fundamentos da exploração e produção do petróleo e do gás natural. Aplica métodos, processos e logística na execução e manutenção de peças e componentes mecânicos. Aplica os fundamentos da metrologia na avaliação de grandezas dimensionais, volume, vazão, temperatura, pressão, massa e densidade. Programa, orienta e opera instalações e equipamentos aplicando os padrões técnicos estabelecidos.

Turno:
Noturno

Formas de ingresso:
Processo seletivo aberto ao público (exame de seleção), para o primeiro período do curso, destinado a estudantes portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente; Nesse processo seletivo, são reservadas 50% das vagas para alunos oriundos do sistema público de educação. Outras formas de ingresso são as transferências compulsória e facultativa e convênios com instituições.

Carga horária:
A carga horária total do curso é de 1.200 horas, acrescidas de 400 horas destinadas à prática profissional.

Matriz curricular: ver plano de curso.


Coordenador: 
Hélio Henrique da Costa Pinheiro

Secretaria:
(84) 3315-2769

Vamos falar um pouco do IFRN - Mossoró para quem não conhece!

Função Social

Com a mudança de CEFET-RN para Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, a função social do IFRN terá que se adequar a essa nova institucionalidade.
Como Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica tínhamos como função social promover educação científico-tecnológico-humanística visando à formação integral do profissional-cidadão crítico-reflexivo, competente técnica e eticamente e comprometido efetivamente com as transformações sociais, políticas e culturais e em condições de atuar no mundo do trabalho na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, através da formação inicial e continuada de trabalhadores; da educação profissional técnica de nível médio; da educação  profissional tecnológica de graduação e pós-graduação; e da formação de professores fundamentadas na construção, reconstrução e transmissão do conhecimento.

Principais Objetivos

  •  Ministrar cursos de formação inicial e continuada a trabalhadores, incluídos a iniciação, o aperfeiçoamento e a atualização. Em todos os níveis e modalidades de ensino;
  • Ministrar educação de jovens e adultos, contemplando os princípios e práticas inerentes à educação profissional e tecnológica ;
  • Ministrar ensino médio, observadas a demanda local e regional e as estratégias de articulação com a educação profissional técnica de nível médio;
  • Ministrar educação profissional técnica de nível médio, de forma articulada com o ensino médio, destinado a proporcionar habilitação profissional para os diferentes setores da economia;
  • Ministrar ensino superior de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, visando à formação de profissionais e especialistas na área tecnológica;
  • Ofertar educação continuada, por diferentes mecanismos, visando à atualização, ao aperfeiçoamento e à especialização de profissionais na área tecnológica;
  • Ministrar cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, nas áreas científica e tecnológica;
  • Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas de forma criativa e estendendo seus benefícios à comunidade;
  • Estimular a produção cultural, o empreendedorismo, o desenvolvimento científico e tecnológico e o pensamento reflexivo;
  • Estimular e apoiar a geração de trabalho e renda, especialmente a partir de processos de autogestão, identificados com os potenciais de desenvolvimento local e regional;
  • Promover a integração com a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida, mediante ações interativas que concorram para as transferências e aprimoramento dos benefícios e conquistas auferidos na atividade acadêmica e na pesquisa aplicada.

Empresa Schlumberger realizará Palestra de Recrutamento no Campus Mossoró

 A palestra, seguida de entrevista com interessados, acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês, no Auditório do IFRN Mossoró
A empresa Schlumberger Oilfield Services realizará, nos dias 25 e 26 deste mês, no Auditório, Palestra de Recrutamento.
Após a palestra, será realizada uma sessão de entrevistas com os interessados em ingressar na empresa.
O recrutamento é destinado a técnicos e estudantes, de ambos os sexos, dos cursos de Eletrotécnica, Mecânica e Petróleo e Gás, que já tenham completados 18 anos, ou que completem até Dezembro deste ano. Técnicos com experiência no mercado também poderão participar da seleção.
As vagas ofertadas são para emprego e estágio.
O estágio pode não ser em Mossoró, por essa razão é importante que o candidato tenha concluído suas obrigações /aulas com o Instituto.

Maiores informações:
Coord. de Estágios e Egressos - 3422 2672