TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 9 de julho de 2011

Poço no campo de Lula, no pré-sal, é o mais produtivo do país
NN - Redação 

A Petrobras comunicou ontem que o poço 9-RJS-660, no campo de Lula, registrou o maior volume de produção da companhia para o mês de maio, média de 28.436 barris de petróleo por dia (bpd). É a primeira vez que um poço do pré-sal supera todos os outros da estatal explorados no pós-sal. Lula, antes chamado de Tupi, é o primeiro a produzir comercialmente no pré-sal da Bacia de Santos. "Esse resultado confirma o alto potencial dos reservatórios do pré-sal brasileiro, e, se considerarmos a produção de petróleo mais gás natural, o volume alcançou 36.322 barris de petróleo equivalente por dia (boed)", diz a nota enviada ao mercado pela Petrobras.
O poço está interligado ao FPSO Cidade de Angra dos Reis e é o primeiro dos seis poços de produção a serem conectados à embarcação. Além dele, já está conectado à plataforma um poço injetor de gás que, desde o início de abril de 2011, reinjeta no reservatório gás produzido pelo 9-RJS-660. Estão previstos também mais dois poços injetores, dos quais um de água e outro que alternará injeção de água e gás. A previsão é que o FPSO Cidade de Angra dos Reis esteja produzindo cerca de 100 mil bpd ao longo do ano de 2012. O consórcio que desenvolve a produção no bloco BMS-11, onde está localizado o campo de Lula, é formado pela Petrobras, que é a operadora, com 65% de participação, a BG Group, com 25%, e a Galp Energia, com 10%.
Utilidades 

Introdução à Química do Petróleo
A Biblioteca NN indica hoje o livro Introdução à Química do Petróleo. A publicação aborda os principais aspectos relativos à química do petróleo propriamente dita, tais como composição química do petróleo, sua química analítica, a indústria petroquímica e a química ambiental a ele relacionada. Contudo, a fim de fornecer ao leitor uma abordagem mais completa e abrangente, aspectos como geopolítica e a relação entre o petróleo e os biocombustíveis são também debatidos.

Shell atribui saída do BM-S-8 a rearranjo de portfólio

voteCompartilhe
A Shell Brasil Petróleo anunciou, em nota, que a venda de sua participação no bloco BM-S-8 (pré-sal da bacia de Santos) às companhias Queiroz Galvão e Barra Energia "não impacta na visão de crescimento e desenvolvimento" que a empresa "tem para o Brasil". "A Shell revisa constantemente seu portfólio para assegurar o melhor resultado a seus acionistas. Essa ação rotineira simplesmente dá continuidade ao processo de priorização, otimização e financiamento do portfólio dos negócios de exploração e produção da Shell nas Américas", informa a nota.

No documento, a petroleira disse ainda que "vê o Brasil como um país estratégico para a área de E&P (exploração e produção) da empresa" e que "recentemente tomou a decisão final de investimento na segunda fase do Parque das Conchas (BC-10)". "Nos próximos dois anos, a companhia prevê a perfuração de sete a dez poços exploratórios no país", conclui a nota, acrescentando que o "negócio depende agora da aprovação das autoridades regulatórias do setor".

Entrevista com João Ricardo Lafraia


vote
1) Qual a importância de se enquadrar a manutenção na origem dos projetos?A 5X Petróleo conversa com o presidente da Associação Brasileira de Manutenção (Abraman) João Ricardo Lafraia. Na entrevista ele fala sobre a logística de manutenção e da vida das máquinas e dos equipamentos para o setor petrolífero.
Otimização de custos. Quando uma empresa de capital intensivo desenvolve um projeto e, na sua concepção, já pensa em como será a manutenção dos ativos, ela prevê a aquisição de peças sobressalentes, a logística da manutenção e até a vida média das máquinas e dos equipamentos. Essa antecipação da manutenabilidade é uma visão da gestão integrada de ativos, que tem como consequência os melhores custos para as plantas.
2) Como podemos relacionar essa área ao setor petrolífero?
O setor de petróleo está dentro da chamada indústria de capital intensivo, que investe pesado na manutenção de seus ativos para que estes estejam operando com o máximo de produtividade. Por isso, é fundamental que, ao construir uma plataforma ou uma refinaria, as companhias de petróleo tenham uma visão integrada e definam os investimentos que farão em manutenção nos próximos anos. Essa conta pode ser mais cara ou mais barata, dependendo das facilities que forem criadas desde a concepção do projeto, passando pela montagem até a operação.
3) Quais prejuízos podem ser ocasionados a um projeto caso a manutenção não seja bem trabalhada?
Um exemplo simples explica bem as consequências de não pensar na manutenalidade durante o projeto. Imagine que, ao construir uma casa, o morador ponha uma calha para escoamento de água da chuva. Sem se preocupar com a manutenção, essa calha é instalada em um local de difícil acesso e, toda vez que precisa de reparo, o proprietário necessita montar um andaime para chegar ao local. Ou seja, isso acarretará um custo elevado ao longo de toda a vida do ativo. A mesma ideia pode ser expandida, em escala bem maior, para uma planta industrial. Desta forma, o objetivo da gestão de ativos é alcançar o custo ótimo para os projetos.
4) Como podemos identificar o ponto em que a manutenção pode passar a ser tratada como gestão de ativos, reduzindo custos e aumentando a produtividade?

A Manutenção é um dos componentes da Gestão de Ativos. A grande diferença da discussão atual é justamente como integrar a manutenção em todas as fases da vida útil do ativo. Podemos pensar, por exemplo, na compra de um carro. Quando se escolhe um modelo, o comprador leva em conta o custo da manutenção, se as peças de reposição são importadas e se a mão de obra precisa ser muito especializada. Todos esses pontos são cruciais para definir os investimentos que serão feitos nos próximos anos. Pensar na manutenção na concepção do projeto é justamente determinar o ponto ótimo de investimentos que serão feitos durante os próximos 20 ou 30 anos de vida do ativo.
5) A Abraman está trabalhando na Norma inglesa PAS 55, cujo cumprimento pode levar a uma nova identificação (futuro ISSO 55.000). Como está esse projeto?

A PAS 55 é uma norma de sistema de gestão de ativos. O texto define uma metodologia que servirá como um guia de como as empresas de capital de intensivo devem gerir seus ativos. A PAS 55 brasileira será uma ferramenta importante para que as empresas possam estabelecer os processos para uma boa gestão de ativos, otimizando o custo de vida total do ativo. Neste momento, a Abraman está fazendo a tradução da norma inglesa que será publicada no Brasil. Possivelmente, em dois anos, ela se tornará a ISSO 55.000.

Turma do Petróleo em parceria com a P.M.Mossoró no Centro de Referencia de Ação Social do Bairro Independência II - Mossoró

A nossa parceria de projetos a West Consulting juntamente com a Prefeitura de Mossoró realizaram um curso de formação de Recepcionista e Telefonista com noções de Atendimento ao Publico e uma palestra Motivacional para jovens do Programa Pró Jovem.

Os alunos e alunas do Pró Jovem


Os alunos e alunas com o prof.Valdson

A equipe sempre atenciosa e prestativa do Crás Independência

A equipe com o Prof.Valdson


A psicologa responsável pelo programa com o Prof.Valdson 

A turma na festinha de fim de curso

Muitas alegrias e boas lembranças

Caso sua cidade queira a nossa visita ou um dos nossos cursos entre em contato conosco, turmadopetroleo@ hotmail.com, palestras sobre petróleo  e gás natural e diversos cursos na área de petróleo e gás e ou a westconsulting2011@hotmail.com, todos os cursos de Motivação e Gestão de Empresas e Equipe.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Homenagem aos alunos do Projeto " Turma do Petróleo"


O projeto levou conhecimento a muitos alunos e buscamos mais e mais pessoas que queiram fazer parte deste grupo tão seleto.


A ultima turma do Prominp do IFRN do ano 2010 em visita técnica a uma sonda de perfuração no Canto do Amaro - RN


Alunos do CCL&T  Central de Cursos Livres e  Técnicos da cidade de Caraúbas - RN,turminha perseverante no Curso de Qualificação em Petróleo e Gás - 2010


Abraço a todos
 SER HOMEM DE ÁREA

Vejo muitas pessoas, inclusive mulheres que desejam ser Homem de Área, pois é a porta de entrada para a área offshore, no segmento de perfuraçao. 

Mas será que é isso mesmo? Será que realmente vale a pena ser Homem de Área? Mulheres trabalham como Homem de Área? Quais sao as vantagens e desvantagens? Sao essas e outras perguntas que eu tentarei responder aqui! Espero que gostem!


UMA ANÁLISE DA FUNÇAO DE HOMEM DE ÁREA.

Quando se fala em trabalhar embarcado, as pessoas logo falam que querem trabalhar como Homem de Área,  que "topam" qualquer coisa, e nao se importam em "começar de baixo" como muitos dizem. 

Antes de falar sobre a Funçao de homem de área, gostaria de comentar sobre essa postura de "topar qualquer coisa". Nao estou recriminando isso, pelo contrário, até acho uma atitude louvável, e admirável, pois mostra o seu interesse e força de vontade em trabalhar na área. Mas cuidado, pois o fato de topar tudo, pode mostrar que voce é uma pessoa sem foco, e que qualquer coisa vale. Voce tem que ter uma estratégia em mente, e segui-la, ai sim, talvez seja necessário dar um passo para trás para depois dar dois pra frente. 

Pois senao, a pessoa acaba optando em trabalhar como Homem de Área, pois topa qualquer coisa, e chega lá e não é nada daquilo que imaginava, e acaba se queimando.

Primeiramente, as pessoas pensam erroneamente, como eu também pensava antes de trabalhar com isso, que o Homem de Área trabalha no departamento de Perfuração, trabalhando com a perfuração de poços, auxiliando o Plataformista, e não é isso que acontece. O Homem de Área faz parte do Departamento de Marinha da Plataforma, e sua principal função é participar da Movimentação de Carga. Mas ele também Auxilia em outras atividades que precise de algum apoio, por exemplo, o Mecânico está precisando de ajuda para fazer a manutenção de um motor, e precisa de alguém pra dar uma "maozinha", ajudar a carregar o motor e etc.  Em resumo, trabalho pesado, que envolva carregar peso, e limpeza, são com os Homens de Área em paralelo com a atividade de Movimentação de Carga. 

Agora o que todos querem saber, o salário! O salário de um Homem de Área varia de empresa pra empresa, umas pagam menos, outras mais, umas tem certos benefícios e outras não. Mas o salário liquido no final do mes varia de R$ 1600 a R$ 2500,00 em média, não passando muito abaixo nem acima disso. 

E AS MULHERES? TEM OPORTUNIDADE? 

Outra questão delicada quando se fala em trabalhar como Homem de Área, é se mulheres tem oportunidade nessa função. Confesso, que antes de trabalhar como Homem de Área, e até mesmo depois, eu diria que era impossível mulher trabalhar nessa função, devido ao tipo do trabalho, ao esforço que é submetido. Porém, para minha surpresa eu descobri que tinha mulheres trabalhando como Homem de Área.

Isso mostra que é difícil mas nao impossível ter mulheres trabalhando nessa função. O fato nao está somente no preconceito, mas é que realmente não é um trabalho recomendado para mulheres fisicamente falando. Existem mulheres que podem aguentar, mas tem outras que não. E dependendo da Equipe que voce trabalhe, se conseguir, ainda terão supervisores que podem querem te poupar para determinados serviços, ou nao deixar fazer certas coisas.

VANTAGENS E DESVANTAGENS EM SER HOMEM DE ÁREA. 

Para resumir, vou dividir em tópicos as vantagens e desvantagens da função para que fique mais didático a compreensão do artigo. Segue abaixo as Vantagens e depois as Desvantagens.

VANTAGENS 

Entrada no mercado - Pouca Exigência para Contratação
Entrar como Homem de Área é uma vantagem pois é uma função onde as exigências para contratação são poucas. Não é exigido ensino superior, e a maioria das vezes, também não é necessária experiência, além de não precisar ser fluente em ingles. Com isso, você consegue a tão importante oportunidade, e dai pra frente é só aproveitar as oportunidades que surgirem. 

Conhece toda a plataforma e as atividades da mesma.
Ser Homem de Área é trabalhar em toda a plataforma, nos 4 cantos da mesma. Voce sempre está fazendo um trabalho em algum setor, o que acaba fazendo voce conhecer a plataforma mais do que qualquer outro profissional. 

Tem a oportunidade conhecer vários setores e profissionais. 
Como falei anteriormente, volta e meia você acaba ajudando profissionais de outros setores, o que é muito bom, pois voce conhece o dia-a-dia daquele profissional, podendo ajudar numa futura escolha. Além disso, você já fortalece seu networking para possíveis promoções. Essas relações dentro da plataforma são primordiais para uma promoção. 

Leque grande de opções.
Homem de Área é a porta de entrada numa Plataforma de Perfuração. Independente da área que você queira trabalhar, se voce tem não tem experiência, deve começar por lá. E isso dá a você um grande leque de opções dentro da plataforma. E esse período como Homem de Área, é um bom tempo para voce conhecer e decidir pra onde ir. E eles incentivam você a escolher uma área, pois a empresa não quer que voce fique pra sempre como Homem de Área. 

Aprendizado de Vida.
Ser Homem de Área, eu diria que é quase como se alistar no exército. Voce acaba tendo que passar por certas coisas que voce não gostaria de passar e que nem imaginaria que fosse passar, mas que aquilo no final, vai te ajudar muito pra ter sucesso na sua vida profissional. 

DESVANTAGENS

Trabalho Desgastante
Tem certos dias que o trabalho fica muito puxado, ficando dificil até parar pra comer, o que é muito desgastante. Pra quem nao tá acostumado é complicado. No meu caso, eu senti bastante na minha primeira semana, depois foi melhorando e hoje já estou acostumado. Mas tem dias que realmente é complicado.

Trabalho Braçal
Esse pra mim é uma das piores desvantagens. Eu sempre gostei de trabalhos onde voce desenvolve seu intelectual, propoe soluções de problemas e etc. Como Homem de Área, essa área nao é muito desenvolvida. O trabalho é mais braçal e meramente de execução.

Você é Faz-tudo.
Como disse no início, a função do Homem de Área é trabalhar na Movimentação de Carga, mas sempre que precisar de apoio em algum coisa, sempre solicitam um Homem de Área. Além disso, trabalha na Limpeza, Segregação de Lixos, e etc.

Fazer parte da Equipe de Segurança do Helideck e da Brigada de Incêndio. 
Essa pode ser uma desvantagem ou não. Depende do ponto de vista de quem lê. Eu considero uma desvantagem pois se ocorrer algum sinistro no Heliponto quando tiver tendo voo no seu horário, ou ocorrer alguma emergência de fogo na plataforma, você é OBRIGADO a combater, pois você faz parte da equipe. Isso é inerente a função, quer você queira ou não. 

Muita exigência. 
Trabalhar como Homem de Área é estar constantemente sendo observado e supervisionado. Você está sempre trabalhando proximo do Assistente de Guindasteiro que é quem organiza a equipe na manobra e nas atividades do dia-a-dia e também pelo Guindasteiro pelo Guindaste e o Deck Pusher, que é o Supervisor de Convés. Todos eles sempre observam se você faz corpo-mole, se gosta de dar nó (enrolar no trabalho) e etc. Isso pode ser uma desvantagem, mas também é uma vantagem pois é um trabalho que você força você a estar 100% ligado e atento no que está acontecendo a sua volta, se vacilar, pode se queimar. 

Trabalho Perigoso.
Essa na verdade é uma desvantagem que nao tem a ver com a função e sim com o tipo de trabalho. Trabalhar embarcado é estar em risco. Mas o trabalho do Homem de Área tem sua dose a mais de perigo pois você trabalha constantemente com elevadas cargas, por isso, a atenção e a percepção de segurança são fundamentais para que não sofra nenhum acidente. 

CONCLUSÃO  Meu objetivo com esse artigo não foi dizer que é certo ou não trabalhar como Homem de Área, e sim mostrar-lhes como é essa função que muitos falam, mas poucos talvez conheçam verdadeiramente como é. Espero que com esse artigo, muitos possam conseguir tomar suas decisões com mais certeza, pois afinal de contas, ninguém melhor do que voce mesmo para saber qual é o melhor caminho para suas carreiras.

Abraços a todos!
Prof.Valdson 
Matéria da Tecnopeg

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Roustabout: Um trabalhador para toda obra

Este 'post' atende inumeros emails solicitando informações sobre a função do "Roustabout" como é chamado o Homem de Área, trabalhador de plataformas e navios sondas que é um individuo em início de carreira na indústria do petróleo e nas está restrito somente às unidades offshore, mas também está presente nas unidades terrestre perfuração de poços de petróleo.

Sinonímia: Homem de Área; Roustabout; Auxiliar de Serviços Gerais.

O Homem de Área trabalha sob a direção do supervisor de convés (deckpusher) e ou operador de guindaste conforme necessário para dar suporte às operações correntes  na unidade. Auxiliar no manuseio de cargas de ou para helicópteros  e navios; executar atividades de organização e conservação do material sob a responsabilidade da sua equipe
No quesito qualificação, geralmente, pede-se 2º Grau completo, curso de espaço confinado, curso de movimentação de carga, curso básico de segurança em plataforma (CBSP - salvatagem), curso de HUET (Helicopter Underwater Escape Training). Isso depende de cada empresa contratante.

A média do salário-base é de R$ 780,00 que com os adicionais vai para em torno de R$ 1800,00 no valores de março/11.

Engenheiros de petróleo ganham R$ 15 mil; veja o ranking dos maiores salários

 
 A carreira com maior crescimento salarial com relação a 2010 foi engenharia agrícola

Uma pesquisa com mais de 30 carreiras aponta que os maiores salários do Brasil são pagos para os profissionais em engenharia do petróleo e do gás.

Os gerentes na área chegam a ganhar R$ 15,3 mil por mês, enquanto os trabalhadores plenos ganham R$ 7.807.
 
Na outra ponta do ranking, os estagiários de engenharia de meio ambiente ganham apenas R$ 834, apesar de a profissão pagar bem para funcionários de cargo júnior: R$ 4.302.

Chamado de Pesquisa Salarial e de Benefícios, o levantamento foi realizado pela Catho Online e aponta também o crescimento salarial no último ano.

A carreira que mais cresceu em termos salariais foi engenharia agrícola - aumento de 38,2% com relação ao ano passado.

Já quem trabalha com fotografia, seja fazendo imagens ou como editor, teve crescimento de 25,4% no salário.

Apesar disso, o pagamento é muito baixo perto de outras carreiras. Assistentes ganham R$ 1.346; fotógrafos ganham R$ 1.702; e editores ganham R$ 2.590, em média.

Cargos que mais cresceram
A melhoria no salário foi maior entre os cargos de engenharia - sete entre os dez com maior crescimento são da área, afirma o diretor de pesquisa salarial da Catho, Marco Soraggi, em nota.

- Esta alta ocorreu em grande parte devido ao crescimento da economia e ao aquecimento dos setores de infraestrutura, como construção civil, mineração e setores ligados à extração de petróleo e gás, que demandam profissionais voltados para a área de engenharia.

O fato de que o Brasil vai ser sede da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016 também reflete um crescimento maior na busca por engenheiros, afirma Soraggi.

Veja o ranking dos maiores salários
Sete das dez profissões que tiveram maior aumento são de engenharia
 

Petrobras abre concurso para 587 vagas

 

A Petrobras lançou nesta sexta-feira o edital de concurso para 587 vagas em cargos de nível médio e superior. A remuneração mínima inicial varia entre R$ 1.801,37 e R$ 2.615,86, para cargos de nível médio, e entre R$ 5.770,31 e R$ 6.217,19, para cargos de nível superior. A Petrobras também oferece uma série de benefícios, como previdência complementar, plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.

Do total de 587 vagas oferecidas, distribuídas por todo o país, 439 vagas são para cargos de nível médio (24 cargos) e 148 são para cargos de nível superior (21 cargos).

Os cargos de nível médio são de inspetor de segurança interna, técnico de administração e controle, técnico de comercialização e logística, técnico de contabilidade, técnico de exploração de petróleo – geodésia e geologia, técnico de informática, técnico de inspeção de equipamentos e instalações, técnico de logística de transporte júnior, técnico de manutenção – caldeiraria, elétrica, eletrônica, instrumentação e mecânica, técnico de operação, técnico de projetos, construção e montagem - elétrica, estruturas navais e mecânica, técnico de segurança interna, técnico de suprimento de bens e serviços ‐ administração, elétrica e mecânica,técnico de telecomunicações e técnico químico de petróleo.

Os cargos de nível superior são de advogado, analista ambiental – biologia e oceanografia, analista de sistemas - engenharia de software, infraestrutura e processos de negócio, arquiteto, assistente social, contador, dentista, engenheiro de equipamentos – elétrica e eletrônica, engenheiro de geodésia, engenheiro de petróleo, engenheiro de produção, engenheiro naval, estatístico, geofísico - geologia, geólogo, nutricionista e químico de petróleo.

De acordo com o edital, não serão aceitos cursos de tecnólogo ou licenciatura, exceto para os cargos de analista de sistemas júnior - engenharia de software, analista de sistemas júnior – infraestrutura, analista de sistemas júnior - processos de negócio, e analista ambiental junior - biologia.

As inscrições devem ser feitas de 12 a 31 de julho pelo sitewww.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 30 para cargos de nível médio e de R$ 45 para nível superior.

Engenharia de Petróleo
Foram abertas 22 vagas para o cargo Engenheiro de Petróleo Jr.
REMUNERAÇÃO: salário básico de R$ 4.117,07 com garantia de remuneração mínima de R$ 6.217,19.

Provas
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 28 de agosto, nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macaé (RJ), Maceió, Manaus, Mauá (SP), Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís, São Mateus do Sul (PR), São Paulo, Três Lagoas (MS) e Vitória.

Programa Jovem Parceiro 2012 - Odebrecht

 

O Programa Jovem Parceiro identifica, integra e desenvolve jovens profissionais (estagiários e trainees) em busca de realizações profissionais e pessoais, dispostos a vencer grandes desafios.

Chegou a hora de você fazer parte desta organização de origem brasileira, com atuação global em diversos segmentos: Energia, Engenharia Industrial, Infraestrutura, Óleo e Gás, Realizações imobiliárias, entre outros.