TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Entrevista com Denise Retamal


1X)
 NN - Com o crescimento do setor de petróleo e gás no Brasil, muitos estudantes estão procurando cursos, estágios e empregos neste setor. Por conta disso, o mercado se torna cada vez mais competitivo e exigente. O que as pessoas devem ter em mente ao ingressar nessa área?A 5X Petróleo desta semana é com a diretora executiva da RHIO´S Recursos Humanos, Denise Retamal. Na entrevista, a especialista em gestão de RH fala sobre o mercado de petróleo e gás e o perfil dos profissionais deste segmento.
Denise Retamal - A grande maioria dos equipamentos e ferramentas usados na pesquisa, exploração e produção do petróleo e do gás natural são componentes mecânicos de acionamento hidráulico e/ou eletrônico. Portanto, se o jovem profissional tiver uma formação sólida nessas disciplinas poderá, certamente, se inserir na indústria do petróleo e gás. Para que o jovem profissional ingresse com facilidade na indústria do petróleo e gás deve procurar cursos superiores como Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química e Geologia, assim como de nível técnico, como Construção e Montagem (Instrumentação), exemplos de algumas das diversas ferramentas para construção de carreiras altamente requisitadas pelo segmento nos dias de hoje. Certamente, continuará sendo assim nos próximos 10 ou 20 anos.
2X) NN - Como em qualquer outra área, o setor de petróleo e gás busca profissionais bem qualificados e experientes para exercer o trabalho. Qual é o perfil profissional que os empregadores da indústria de petróleo e gás buscam?
Denise - O profissional deve possuir conhecimentos técnicos específicos do segmento, mas, ao mesmo tempo, multidisciplinares. Dominar idiomas estrangeiros, principalmente o inglês em nível avançado. Ter habilidade com novas tecnologias também é necessário. Particularmente, acredito que definir uma carreira dentro do segmento e começar a construí-la desde a universidade ou curso técnico é essencial.
3X) NN- Atualmente, existe uma ausência de profissionais qualificados na indústria de petróleo e gás. Muitas empresas estão suprindo esta carência com mão de obra estrangeira. Por que é tão difícil encontrar esse tipo de profissional no mercado brasileiro e o que pode ser feito para reverter esse quadro?
Denise - A dificuldade está no descompasso entre a expertise (conhecimentos + experiência) dos profissionais brasileiros e as exigências técnicas da indústria do petróleo e gás. Muitos jovens se graduam a cada ano, mas não possuem expertise técnica específica para o exercício de uma carreira no setor. A solução é o investimento em carreira, inicialmente com a escolha de um curso de graduação ou técnico que sejam a base para a construção da carreira. A seguir, a capacitação estratégica para atuar na indústria de petróleo e gás deve ser perseguida através da realização de estágios, aquisição de conhecimentos em tecnologia, habilidade com idiomas e outras competências específicas do setor.
4X) NN - A senhora acredita que a indústria de petróleo e gás continuará em expansão e conseguirá absorver aqueles que querem trabalhar no setor? O que é maior: a oferta de mão de obra ou a demanda?
Denise - Nos dias de hoje, a demanda é maior do que a oferta. Isso deve persistir, pelo menos, durante os próximos cinco anos. A indústria da energia, que engloba o segmento de petróleo e gás, continuará a crescer em razão do crescimento da população e do desenvolvimento tecnológico do mundo. Assim, uma carreira bem definida e construída no segmento será um grande investimento do jovem profissional que decidir começar a se preparar desde agora.
5X) NN - A RHIO´S Recursos Humanos, além de ser uma consultoria especializada no recrutamento de profissionais para a indústria de petróleo e gás, também oferece programas voltados para este setor. Qual o perfil dos candidatos que buscam os programas e as consultorias da RHIO’S? Qual é o conselho que a senhora deixa para quem quer conseguir um emprego nesta área?
Denise - Através dos nossos Programas de Orientação de Carreiras RHIO´S JOBS OF THE FUTURE e para Estágio RHIO´S UTP, buscamos minimizar o descompasso entre oferta e demanda em nossas indústrias de atuação. Isso é feito através da conscientização dos jovens de ensino médio e universitários sobre a importância da escolha consciente e antecipada de uma carreira, e não simplesmente de um curso ou de uma profissão. Já com o Programa de Desenvolvimento de Carreira RHIO’S CAREER, buscamos capacitar de forma estratégica os profissionais já graduados para inserção em um determinado segmento de atuação. O meu grande conselho para quem deseja fazer parte da indústria do petróleo e gás é a escolha consciente e a construção antecipada de uma carreira neste segmento, após o que a capacitação estratégica contínua é imprescindível para o exercício da mesma.

Petrobras assegura investimentos em refinarias no Nordeste


A presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou que não vai abandonar as obras das refinarias Premim I e Premium II na região nordeste do Brasil. Os dois projetos foram considerados por Graça Foster como fundamentais para atender à demanda de combustíveis do país, estimada em 3,4 milhões de barris por dia até 2020.
A presidente da estatal, Graça Foster, garantiu que a refinaria Premium II continua nos planos da petroleira. Demanda de combustíveis no país foi estimada em 3,4 milhões de barris por dia
Nesta semana, Graça Foster se reuniu com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e com o governador do Ceará, Cid Gomes, para garantir a continuidade dos investimentos na construção das refinarias. No encontro, a presidente da estatal confirmou que o projeto da refinaria Premium II, do Ceará, ainda está em fase de avaliação para se encaixar aos parâmetros internacionais de preço, prazo e utilização de tecnologia padronizada. Já na construção da refinaria Premium I, do Maranhão, Graça Foster informou que já foram contemplados os recursos necessários para a fase de implantação deste projeto.
A construção das refinarias está atrelada ao Plano de Negócios 2012/16 da estatal. Segundo a presidente da Companhia, “nenhuma refinaria será implantada até que tenhamos confiança de atingir menor investimento em bens de capital e retorno adequado (o que a empresa chama de alinhamento às métricas internacionais)".
De acordo com as informações, na fase 1 (em avaliação) estão as refinarias Premium I, Premium II e Comperj/2º Trem. Segundo o gerente executivo de refino da Petrobras, José Carlos Cosenza, as refinarias não serão concluídas antes de 2017. “As refinarias estão no plano de negócios compatíveis com a fase em que estão, mas nós necessitamos determinar prazos, custos, rentabilidade e métricas internacionais”, destacou Cosenza.
Para Graça Foster, o importante é avançar nos projetos e determinar os cronogramas. “Vamos fazer sim porque nós precisamos sim destas refinarias. Todas as quatro. Nenhum projeto foi retirado. Quando falamos que estamos reavaliando podemos dizer que estamos fazendo um trabalho para determinar objetivamente o cronograma e quanto será preciso para o projeto”, afirmou a presidente da Petrobras.
Sondas do pré-sal feitas no exterior
O Globo - Economia - Ramona Ordoñez, Bruno Rosa e Cristiane Bonfanti 

As sondas para exploração de petróleo no pré-sal, cuja condição contratual é a de serem construídas no Brasil, começaram a ser feitas, mas no exterior, para cumprir os prazos de entrega à Petrobras. A primeira de um total de 21 sondas já começou a ser cortada no estaleiro Jurong, em Cingapura. A Petrobras vai alugar os equipamentos junto à empresa Sete Brasil, que, por sua vez, encomendou as sondas ao estaleiro asiático.A medida foi tomada porque o estaleiro que o grupo asiático está construindo no Espírito Santo — o Jurong Aracruz — começará a operar em junho de 2013 e só estará totalmente concluído em 2014. O problema é que a primeira sonda encomendada pela Sete Brasil terá que ficar pronta em junho de 2015, para atender ao cronograma de afretamento da Petrobras.
A diretora institucional do Jurong Aracruz, Luciana Sandri, destacou que as peças (seções) do casco começaram a ser feitas em Cingapura, para o cumprimento dos prazos. Ela garantiu, porém, que isso não vai desrespeitar a cláusula de conteúdo nacional prevista no contrato, que é de 55%. O custo total dessa sonda é de US$ 800 milhões. A Sete Brasil espera assinar até agosto o contrato de aluguel das 21 sondas com a Petrobras. Para garantir o cumprimento dos prazos, a companhia assinou em dezembro passado contrato de encomenda para construção das duas primeiras peças: uma com o Jurong Aracruz e outra com o Keppel Fels, que, segundo fontes, vai iniciar nos próximos dias a construção da sonda no estaleiro Brasfel, em Angra dos Reis. O mercado aguarda também para breve a assinatura pela Petrobras da encomenda de outras cinco sondas junto à Ocean Rig, cuja construção deverá ser realizada no estaleiro Mauá, em Niterói.

A importância da efetividade na função social do royalties do petróleo


Até a descoberta do pré-sal não existia à proposta de distribuição igualitária referente. Aos recursos do petróleo, agora com a descoberta da camada pré-sal, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o Espírito Santo, estado não produtores, querem à distribuição dos recursos do pré-sal, alegando consideração ao pacto federativo e a igualdade entre os estados, ou seja, dizendo que é preciso distribuir melhor esses recursos.  Em contra partidos estados produtores, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, defendem a manutenção das regras. Como estão com base no art. 20 - 1ª da República Federativa de Brasil.
A diversão dos royalties do pré-sal para os estados não exploradores é, inconstitucional para com os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo- para que três estados exploradores deste recursos possam fazer devidamente a efetividade dos direitos fundamentais sociais com base no Art.6º da República Federativa do Brasil de 1988: “São direitos a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e á infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição”.
O bem mais precioso à humanidade é vida. A partir da existência do Homo Sapiens, a espécie humana converte-se em nômade, de modo a manter-se e perpetuar a espécie. Com o nomadismo, os grupos organizaram-se na forma ele sociedades que vagueiam por diferentes territórios, consumindo os recursos naturais das regiões que ocupam até que estes sejam exauridos. Com a extensão dos recursos em cada área, os grupos movem-se a outras regiões que ofereçam características próprias a sobrevivência, em um ciclo contínuo de consumo não renovável. Neste aspecto, o homem, desde o seu surgimento como membro de um grupo biológico e social, utiliza, se apossa, modifica ou consome os bens disponíveis na natureza, por questão de sobrevivência.
Desde o despertar da civilização, do petróleo líquido viscoso e inflamável encontrado em formações rochosas, constituído por uma mistura complexa de compostos orgânicos, proporcionou bem-estar e desenvolvimento à sociedade. Segundo os geólogos, o petróleo é gerado por processos físico-químicos que transformam a matéria orgânica em oriunda de microorganismos predominantemente planctônicos, presentes em sedimentos. Uma Corrente minoritária de geólogos defende a hipótese de que o petróleo possui uma origem não-orgânica, mas esta tese carece de apoio científico relevante e não deve ser alvo de maiores atenções nesta obra.
O petróleo pode ser encontrado na forma de gás natural ou em estado de semi-solidez, como nas areias oleíferas e no betume, substância escura, pegajosa, também inflamável e de densidade. Tão grande que ás vezes precisa ser aquecido até que seja capaz de escorre. Famoso pela cor negra pode variar na aparência, dependendo da sua composição atingindo tonalidades castanhas ou mesmo amareladas.
Portanto é visível a necessidade de uma efetiva participação estatal como escopo de materializar a garantia de como; vida, saúde, alimento, educação, segurança, assistência ao desamparados e demais direitos sócias. Com os recursos do pré-sal, para que os estados e municípios exploradores deste recursos possa fazer a efetividade dos direitos fundamentais como os recursos do royalties do pré-sal.
Descoberta de sítio arqueológico é novo obstáculo à refinaria do Rio 
O Estado de S. Paulo - Sergio Torres 

Pelo menos quatro sambaquis, um deles já registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como sítio arqueológico, foram descobertos no entorno da área em que a Petrobrás planeja construir um porto em São Gonçalo (cidade na Região Metropolitana do Rio). O píer é indispensável para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Sem ele, a empresa terá dificuldades para levar os equipamentos de maior porte até o complexo. O atraso aumentará ainda mais, porque a inauguração da primeira de suas duas refinarias não será mais em setembro de 2014, como estava previsto. A presidente da petroleira, Graça Foster, determinou a realização de um estudo aprofundado que aponte as razões de tantos atrasos e do aumento de custos.
Sambaquis são montes artificiais, alguns até do tamanho de morros, erguidos próximos às margens de baías, praias e na foz de rios por povos pré-históricos que habitaram o litoral do Brasil. São formados principalmente por cascas de moluscos - em tupi, a palavra sambaqui significa "amontoado de conchas"-, ossos de animais e humanos e restos de objetos primitivos, além de terra e vegetação, depositadas em camadas. O sambaqui é considerado um arquivo de hábitos de civilizações antigas. Seu estudo ajuda a desvendar a formação do homem brasileiro. Protegidos pela legislação nacional, os sítios não podem ser descaracterizados ou destruídos pelas obras sem pesquisas prévias acerca de sua importância arqueológica e histórica.
Energia Alternativa
Na Bahia, famílias vivem de vento
O Globo - Ramona Ordoñez 

Se você acha impossível viver de vento, reveja seus conceitos, porque é o que está acontecendo com 300 famílias no Sertão da Bahia, uma região castigada pela seca. Como Terezinha Maria da Rocha Paes, que, com o plantio de palma e capim, vendidos para quem tem gado, sobrevivia com uma renda entre R$ 600 e mil reais por ano em Caetité. Ao arrendar suas terras para a instalação de uma torre de energia eólica, Terezinha garantiu R$ 5.500 anuais, mais uma casa de quatro quartos mobiliada — porque sua antiga casa estava muito próxima da torre —, onde ela vive com o marido, os dois filhos e a mãe.
Na região onde fica o terreno de Terezinha foram instaladas 184 torres aerogeradoras da Renova Energia, para a criação do Complexo Eólico Alto Sertão, o maior da América Latina, com 14 parques eólicos. O Complexo, que será inaugurado amanhã, tem 294 megawatts (MW) de potência instalada, suficientes para atender a 540 mil residências (cerca de 1,5 milhão de pessoas). A empresa investiu R$ 1,2 bilhão no projeto. O complexo abrange os municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi, no Sudoeste da Bahia, a 750 quilômetros de Salvador. Cerca de 135 mil habitantes dos três municípios, principalmente moradores da zona rural que viviam em extrema pobreza, estão sendo beneficiados pelo aumento da renda.

Produção de petróleo diminui, mas pré-sal cresce


A produção nacional de petróleo registrou nos cinco primeiros meses deste ano 321,9 milhões de barris. A quantidade está 2,5% menor em comparação ao mesmo período de 2011. Em maio deste ano, a produção foi de 2,048 milhões de barris por dia, apresentando uma redução de 1,2%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Em comparação com abril de 2012, houve um acréscimo de 1,3%.  Os dados foram divulgados em nota oficial pela Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP).
Segundo a ANP, houve em maio uma redução de 1,2% na produção em relação ao mesmo período do ano passado
Mesmo com o desapontamento da redução da produção esperada pela camada pré-sal, houve um crescimento de 4,8% em relação ao mês passado, chegando a 171,3 mil barris por dia de óleo equivalente (171,3 Mboe/d), e 4,6 MMm³ de gás natural.
A produção de gás, estipulada em 68 milhões de metros cúbicos por dia em maio deste ano, aumentou 2,6% na comparação com o mesmo mês de 2011 e de 4,7%, em relação a abril deste ano.  Os campos marítimos foram responsáveis por 91,1% da produção de petróleo e 75,4% da produção de gás natural. O campo de Marlim Sul foi o maior produtor de petróleo e gás natural, com vazão média de 341,1 mil barris de óleo equivalente por dia (341,1 Mboe/d).
Produção da Petrobras
Na semana passada, a Petrobras informou que a produção de petróleo no Brasil registrou 1,989 milhão de barris por dia (boed) em maio, tendo um aumento de 1,4% em relação ao mês de abril.
Em nota enviada à imprensa, a estatal relatou que o crescimento ocorreu, principalmente, devido “ao retorno da operação das plataformas que estavam em manutenção no mês de abril e também da entrada de mais um poço produtor ao FPSO Cidade de Angra dos Reis, no Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos”.
A estatal também divulgou que houve um volume de 1,9 % em maio, maior do que o produzido em abril, apresentando 2,601 milhões boed. Esses valores foram apresentados levando em conta a produção de petróleo e gás de maio no Brasil e no exterior.