TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 28 de abril de 2012


Saia na frente na disputa das 33 mil vagas do setor naval

C
Cursos gratuitos e cadastro de currículo pela Internet em empresas do ramo facilitam acesso de trabalhadores a empregos que serão abertos nos próximos dois anos
Os trabalhadores que buscam novos desafios profisisonais podem começar a se preparar para ocupar uma das 33 mil oportunidades que serão abertas no Setor Naval do Estado do Rio até 2014. Os futuros metalúrgicos devem ficar atentos às 27 mil chances que empresas e entidades do ramo oferecem. Os interessados também vão ter chance de ocupar outras 5 mil oportunidades no polo de peças de navios que será construido em Duque de Caxias, na Baixada. O passo inicial é a capacitação, disponível em cursos de orientação profissional em unidades do Senai. O Dia. A previsão do setor é de geração de 11 mil empregos na construção de novos estaleiros e 16 mil postos de trabalho na operação, sem contar os cinco mil em Caxias, no polo de peças para navios.

A criação das vagas foram divulgadas no último dia 24 durante o II Balanço do Setor Naval e Offshore do Rio, evento realizado pelos jornais ODIA e Brasil Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço do Rio (Sedeis), Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin), Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) e Sistema Firjan. Todos os temas discutidos no evento estarão no suplemento especial que virá encartado gratuitamente no jornal O DIA deste domingo. Além de cursos de capacitação, os interessados podem fazer cadastro na Internet ou enviar currículo por e-mail para empresas, de olho nas oportunidade de empregos que serão oferecidas a partir deste ano. Companhias como Estaleiro Aliança, Niterói; Brasfel, mantêm espaço em suas páginas eletrônicas para cadastramento de currículos.

COMO SE CANDIDATAR OU SE PREPARAR

CADASTRO DE CURRÍCULO
Aliança: É necessário preencher formulário emhttp://www.estaleiroalianca.com.br/fischer/webwork/curriculo/cbo/iniciar...
2335809577.

Brasfel:
Mandar para rh.curriculo@kfelsbrasil.com.br.

Odebrecht:
http://www2.odebrecht.com.br/curriculo/curriculo_sirius.cfm.
Camargo Corrêa:
https://www.vagas.com.br/IdCandColetaCur.asp.

Atlântico Sul: http://www.estaleiroatlanticosul.com.br/ em cadastre-se.

CURSOS
Senai-RJ: capacitação e especialização, ajustador mecânico, soldador e pintor industrial. Tel: 0800-023-1231.

Faetec: cursos técnicos em construção naval e máquinas navais e básico em caldeiraria. Unidades no Rio, Grande Rio e interior. Informações: (21) 2332-4085.
.
IWC: cursos para inspetores de dutos terrestres e de soldagem N1, entre outros. Ligar (21) 2270-0919 ouwww.iwccursos.com.br.

quarta-feira, 25 de abril de 2012


Petróleo e Luta por Uma Refinaria

Um fator importante na economia atual do Rio Grande do Norte é o petróleo, responsável por uma posição de destaque dentro do País. Por essa razão, as autoridades estaduais, unidas a determinados setores, lançaram uma campanha pela construção de uma refinaria de petróleo no Estado, criando o “Movimento S. O. S. Refinaria no Rio Grande do Norte”.
A existência do petróleo foi confirmada em 1974, com a abertura do poço pioneiro. Apesar da importância da Bacia Potiguar, “o Rio Grande do Norte, na sua condição de exportador de energia primária, é duplamente penalizado, na medida em que se restringe a oportunidade de potencializar o seu desenvolvimento, via verticalização industrial da sua produção mineral e, ao mesmo tempo, vê reduzidas as transferências, constitucionais de recursos da União, por ter sua renda per capita aumentada pela agregação do valor do petróleo extraído do seu sub-solo”.
“Adicionalmente, por força de um dispositivo constitucional que isenta o petróleo da cobrança do ICMS nas operações de transferência interestadual, o Rio Grande do Norte se vê financiando o desenvolvimento de Estados ricos e industrializados, na medida em que deixa de arrecadar cerca de US$ 65 milhões em impostos, por ano, valor que deve entrar como uma variável de custo, favorável ao RN, no estudo de viabilidade ora em execução pela Petrobrás” (Movimento SOS Refinaria no Rio Grande do Norte).
A campanha, infelizmente, não obteve nenhum resultado.
A Zona Homogênia Mossoroense é apontada pelos técnicos, como sendo uma região privilegiada para se instalar uma refinaria.
O investimento da Petrobrás para o Rio Grande do Norte, em 1996, incluindo impostos, constou de aproximadamente 500 milhões de dólares.
O Rio Grande do Norte é o maior produtor nacional de petróleo em terra e o segundo no mar. Produção total diária de 100 mil barris. É o segundo produtor de gás natural do Nordeste, com 75 milhões de metros cúbicos/ano.

Vem aí o IV Simpósio Tecnológico de Petróleo e Gás do IFRN – Campus Mossoró

Vem aí o IV Simpósio Tecnológico de Petróleo e Gás do IFRN  - Campus Mossoró
Dias 30, 31 de Maio e 1 de Junho de 2012
Com palestras e Minicursos.
Em breve maiores informações.
Aguardem!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

o Causador do vazamento do Golfo do Mexico

Um par de semanas atrás BP processou Cameron International , fabricante do BOP que não conseguiu evitar a explosão maciça de petróleo do condenado BP Deepwater Horizonplataforma no ano passado.
Para muitos observadores, a ação era simplesmente uma defensiva medida pela BP, parte de sua estratégia de apresentação de reclamações contra os parceiros que operam dentro de uma janela de depósito de um ano legal na esperança de compartilhar alguns dos bilhões de dólares de custos decorrentes do desastre.
A queixa apresentada no tribunal federal em Nova Orleans alegou que Cameron International deve ser condenada a pagar a sua quota de qualquer responsabilidade da empresa britânica pode enfrentar (com a perda de vida e as mais de 200 milhões de galões de petróleo que fluíam para fora do BP do subsolo poço).
Especificamente, a BP afirma que "o BOP foi falho no projeto, e projetos alternativos existia que não têm essas falhas."
No entanto, isso pode ser mais do que uma expedição de pesca legal para a empresa britânica. Um relatório divulgado em meados de março na danificado blowout preventer (realizado pela empresa norueguesa Det Norsk Veritas , em nome do governo dos EUA)concluiu que vários sistemas do BOP da para desligar o fluxo de óleo todos falharam.
Por seu turno Cameron International está disputando estas conclusões, afirmando queTransocean trabalhadores haviam fechado com sucesso dois pura do BOP do fluxo de óleo carneiros de bloqueio, mas que as circunstâncias fora de seu controle (fora do gás do tubo de perfuração) explodiu, provocando o acidente maciça. Em outras palavras, o equipamento Cameron International estava funcionando corretamente.
O júri é (literalmente) ainda para fora em um presente.
Assim é o mercado. Após forte queda nas semanas seguintes a BP Deepwater Horizondesastre plataforma em abril de 2010, as ações da empresa subiram de uma baixa de US $ 33 por ação em maio de 2010 para uma alta de mais de US $ 60 por ação no início deste ano. Embora não totalmente, devido ao relatório de segurança contra estouros, uma vez que o relatório do governo foi lançado Cameron ações tem caído cerca de 12%.
Talvez a maior questão é quão vulnerável é a indústria de perfuração em águas profundas como um todo se, como o Det Norsk Veritas relatório implica, algumas explosões perfuração em águas profundas são simplesmente não evitáveis  ​​, dada a design e tecnologia de preventers blowout atuais?