TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

segunda-feira, 17 de março de 2014

QUEM LEMBRA DAS MINHAS AULAS E PALESTRAS EU COMENTEI SOBRE ISSO!!!!

Descoberta primeira acumulação de petróleo em águas profundas da Bacia Potiguar

17 de dezembro de 2013 / 20:56 Informes
 Enviar por e-mailImprimir
Leia nosso comunicado,sobre descoberta na Bacia Potiguar:
“A Petrobras comunica a descoberta de uma acumulação de petróleo na concessão BM-POT-17, a primeira em águas profundas da Bacia Potiguar, na sua porção localizada no estado do Rio Grande do Norte.
A descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 1-BRS-A-1205-RNS (1-RNS-158), informalmente conhecido como Pitu, em profundidade de água de 1.731 metros e localizado a cerca de 55 km da costa do estado do Rio Grande do Norte.
O intervalo portador de petróleo líquido foi constatado por meio de perfis e amostragens de fluido que serão caracterizados por análise de laboratório. O poço ainda está sendo perfurado a uma profundidade de 4.197 metros e a perfuração prosseguirá até 5.028 metros.
A Petrobras é a operadora da concessão BM-POT-17, com 80% de participação, em consórcio com a empresa Petrogal Brasil S.A., que detém 20%.
Em decorrência de processo de Farm-out, em andamento, e depois de obtida a aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a BP Energy do Brasil Ltda passará a atuar como concessionária e as participações das consorciadas no BM-POT-17 serão: Petrobras (40%), BP Energy do Brasil Ltda (40%) e Petrogal Brasil S.A (20%).
O consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista, verificar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados.”
- See more at: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/12/17/descoberta-primeira-acumulacao-de-petroleo-em-aguas-profundas-da-bacia-potiguar-no-rio-grande-do-norte/#sthash.zu3Q0hVI.dpuf

"RN viverá novo momento com descoberta de petróleo no mar", comenta Jean-Paul Prates

Descoberta foi confirmada pela Petrobras e pode ampliar potencial de exploração de energia no Estado.

Marília Rocha, 
RN-INT-P1O potencial de exploração de petróleo no Rio Grande do Norte - tradicionalmente feito em campos de terra - será ampliado para bacias no mar. A confirmação de que existe petróleo no litoral do Rio Grande do Norte foi feita pela Petrobras e comentada nesta segunda-feira (17) pelo especialista em energia e diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean-Paul Prates em entrevista ao RN Acontece daBand.   
"A notícia de que se encontrou petróleo em águas profundas deve ser comemorada. O Rio Grande do Norte viverá um novo momento com a descoberta do petróleo no mar", detalhou Jean-Paul.
A descoberta foi feita em dezembro do ano passado e só agora anunciada oficialmente pela Petrobras após avaliação do poço perfurado nos campos de exploração da Bacia Potiguar. 
De acordo com Jean-Paul, a descoberta de uma "coluna vertical de presença de óleo" será avaliada economicamente, mas não é uma "pré-sal" como estão comentando. "No caso da camada pré-sal no Rio de Janeiro a quantidade de petróleo encontrada é bem maior em volume. Lá foi encontrada uma nova Bacia de Campos", comentou. 
Casos semelhantes de bacias com petróleo são encontradas na Arábia Saudita e no litoral africano. Em terras potiguares, a bacia foi descoberta a cerca de 100 quilômetros do litoral. 
No caso do Rio Grande do Norte, a exploração sempre foi "onshore" ou seja, em terra. Agora, com a descoberta, o método "offshore" permitirá a exploração do petróleo no mar. 
Para o especialista em energia, o novo cenário pode estimular a exploração da unidade da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará com novos investimentos. "A descoberta pode motivar a Petrobras a novos investimentos no Nordeste, incluindo o Maranhão", comenta.  
Jean-Paul explicou que o Rio Grande do Norte terá até o final do ano 1 gigawatts eólico instalado no Brasil. "Em 2011, o governo federal comemorou 1 gigawatts e o Rio Grande do Norte, sozinho, terá a mesma meta do país inteiro", afirma.
Sobre os parques eólicos, Jean-Paul disse que até 2018 o Rio Grande do Norte produzirá 3,5 gigawatts de energia. "As perspectivas são boas, transformando o RN provedor regional tão importante quanto Paulo Afonso", descreve. 

Petrobras anuncia descoberta de 


petróleo em águas profundas no RN



Acumulação foi encontrada a cerca de 55 km da costa do estado. 
Consórcio ainda vai verificar extensão e condição do reservatório.

Do G1, em São Paulo
24 comentários
A Petrobras anunciou na terça-feira (17) a primeira descoberta de acumulação de petróleo em águas profundas da Bacia Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte.
A descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 1-BRS-A-1205-RNS (1-RNS-158), informalmente conhecido como Pitu, em profundidade de água de 1.731 metros e localizado a cerca de 55 km da costa do estado.
O poço ainda está sendo perfurado a uma profundidade de 4.197 metros, e a perfuração prosseguirá até 5.028 metros, segundo a Petrobras.
"O consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista, verificar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados", diz a Petrobras em nota.
A estatal brasileira é a operadora na área, com 80% de participação, em consórcio com a Petrogal, que detém os outros 20%.