TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rio das Ostras, a cidade que mais cresce no país

O petróleo foi o combustível para que Rio das Ostras se tornasse a cidade com o maior crescimento proporcional do Brasil. A cidade, que tinha 36.419 habitantes no Censo de 2000, multiplicou por três sua população, chegando a 105.676: aumento de 190%. Segundo o prefeito Carlos Augusto Carvalho Baltazar, os royalties representam até 75% do orçamento municipal, cerca de R$15 milhões por mês. O dinheiro permite que a prefeitura faça melhorias locais, aquecendo a economia e gerando empregos. O desafio, porém, é conseguir levar serviços públicos a 69.257 novos moradores, e fazer com que a cidade sobreviva ao fim do ciclo petrolífero.
Após Rio das Ostras, Maricá (66,10%), Casimiro de Abreu (59,57%), Macaé (56,07%) e Carapebus (54,15%) foram as cidades com maior crescimento no estado, cujo aumento de população no período foi de 11,11%. Segundo Mauro Osório, professor da UFRJ, os royalties do petróleo explicam o crescimento de todas, menos de Maricá, cuja proximidade com a capital e com Niterói impulsiona o aumento de população. Porém, o setor gera empregos de forma significativa apenas em Macaé. Além dos repasses da Petrobras, Rio das Ostras atrai mais moradores por sua beleza natural e pela proximidade com Macaé.

Nova Descoberta no Pré-Sal da Bacia de Campos

Nova Descoberta no Pré-Sal da Bacia de Campos
A Petrobras descobriu nova acumulação de óleo no pré-sal da Bacia de Campos, com o poço 6-AB-119D-RJS, perfurado no campo de Albacora, a 107 km da costa e a apenas 3,2km da plataforma de produção P-31. Perfurado em profundidade de água de 380m, atingiu a profundidade total de 4.835m, constatando uma coluna de óleo de 241m, dos quais 104m são dos reservatórios carbonáticos da Formação Macabu, com porosidade em torno de 10%.

Estimativas preliminares de volume indicam, para essa nova acumulação, potencial de volume economicamente recuperável da ordem de 350 milhões de barris de óleo. Medidas de razão gás/óleo (RGO) realizadas em amostras registraram valores entre 60 e 240 m3/m3, indicando tratar-se de óleo leve. Essa descoberta será objeto de Plano de Avaliação a ser oportunamente submetido à ANP. A realização de Teste de Longa Duração para investigar o comportamento de produção dessa nova acumulação será decidida após a avaliação de  testes de formação a poço revestido (TFR's)  programados para dois intervalos selecionados.

11ª rodada de licitações terá 174 blocos

11ª rodada de licitações terá 174 blocos

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmou ontem a realização, no segundo semestre deste ano, da 11ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios. A Agência foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em reunião em Brasília. A Margem Equatorial Brasileira, tida como uma área muito promissora, será o destaque da rodada com cinco das nove bacias. Serão licitados 174 blocos (87 em mar, 87 em terra), divididos em 17 setores em nove bacias sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Paranaíba, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Potiguar, Recôncavo e Sergipe-Alagoas.
Serão ofertados cerca de 122 mil quilômetros quadrados em terra e em mar. Com isso, se todos os blocos forem arrematados, a área exploratória brasileira, que atualmente é de apenas 314 mil km² e vinha diminuindo nos últimos anos, terá um crescimento de 40%. No total, incluindo os campos em produção e desenvolvimento, a área sob concessão soma 338.088 km². "A ANP estima que arrecadará no mínimo cerca de R$ 200 milhões com os bônus de assinatura a serem pagos pelas empresas pelos blocos", afirmou o órgão regulador em nota. A 11ª Rodada será a primeira a ser feita com o novo modelo de contrato de concessão a ser divulgado pela ANP após a compilação das sugestões colhidas durante a audiência pública realizada no dia 20 de abril.

Lobão confirma aprovação da 11ª rodada de licitações

Lobão confirma aprovação da 11ª rodada de licitações

A décima primeira rodada de licitações de blocos de petróleo e gás natural da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deverá ser realizada no começo do segundo semestre, afirmou ontem o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. No início de abril, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, havia estimado o leilão para agosto. Na semana passada, a diretora da autarquia Magda Chambriard, disse que o leilão poderia ser feito entre o final de setembro e o início de outubro. Lobão confirmou que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deverá aprovar, em sua primeira reunião no governo Dilma Rousseff, a realização da rodada.
A décima primeira rodada será feita sob as regras do regime de concessão e não pelo sistema de partilha, que valerá apenas para os futuros leilões de áreas do pré-sal e ainda não foi aprovado totalmente no Congresso, já que depende da votação da proposta de uma nova redistribuição de royalties no país. A ANP pretende colocar em licitação áreas da chamada margem equatorial, uma faixa que vai da foz do Amazonas até o Rio Grande do Norte.

Sinopec recebe autorização para operar dois blocos da Petrobras

Sinopec recebe autorização para operar dois blocos da Petrobras

A chinesa Sinopec obteve ontem autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para assumir uma fatia de dois blocos exploratórios operados pela Petrobras nas bacias do Pará-Maranhão, na região Norte do País. A chancela do órgão regulador, uma semana depois da visita da presidente Dilma Rousseff à China, representa mais uma etapa do processo de expansão da estatal asiática no Brasil. No fim do ano passado, a Sinopec já havia assumido uma participação de 40% da subsidiária da espanhola Repsol no Brasil.
A aquisição dos blocos é vista como um ensaio de uma estratégia da companhia chinesa que só deverá se intensificar nos próximos anos, na avaliação de especialistas do setor. Turbinada por uma estratégia do governo chinês, de ampliar as fontes de suprimento de matérias-primas no exterior, a empresa é vista como candidata natural à participar não só da 11ª Rodada de Licitações de áreas de concessão, entre setembro e outubro deste ano, como também da 1ª rodada de áreas de partilha, provavelmente no primeiro semestre de 2012.

Visita ao Museu do Petroleo de Mossoró - RN




Estivemos com uma turma da News Center de Mossoró,visitando o unico Museu do Petroleo no Brasil,criado pela Petrobras com a intensão de fornecer conhecimento as pessoas que queiram saber mais da historia do petroleo na nossa região.


SALA DE PROJEÇÃO - A HISTORIA DO PETROLEO


A HISTORIA DO PETROLEO DE MOSSORÓ


OS PROFESSORES COM ALUNOS DA NEWS CENTER - PROF.RAFAEL;PROFAS JULIANA E JULLYANE


 A MAQUETE DE UPSTREAN

A MAQUETE DO CAVALO DE PAU
A MAQUETE DE DISTRIBUIÇÃO E LOGISTICA

JORNAIS DA EPOCA


AS PROFAS JULLYANE E JULIANA


DETALHES DO REFINO


PERFURAÇÃO EM ALTO MAR


PRE SAL


INFORMAÇÕES GEOLOGICAS


ENTRANDO NO CENTRO DA TERRA


PROCESSOS DE REFINO DE PETROLEO


VARIOS TIPOS DE PETROLEOE DERIVADOS


O QUE É PETROLEO?


Em outras palavras estando em Mossoró coloque em seu roteiro o Museu do Petroleo,funciona de 2ª a 6ª feira  das 9:00hs as 11:00hs e das 14:00hs as 17:00hs