TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

terça-feira, 30 de agosto de 2011


Construção Naval

Tecnológico


Será que Engenharia Naval é uma boa opção?


Esse profissional constrói embarcações e estruturas hidroviárias, atuando também na manutenção e na operação dos sistemas de navegação. O especialista em construção escolhe os materiais a serem empregados, analisa os custos operacionais, testa a velocidade e a segurança de barcos e navios, monta e organiza estaleiros. Quem opta pela área de operação de sistemas controla o frete, o armazenamento e a distribuição de cargas. Pode emitir laudos técnicos e fazer vistoria nas companhias de navegação. Também estuda a logística de navegação necessária para atender à demanda de determinada região e analisa a segurança e qualidade de transportes embarcados. Além de estaleiros, pode encontrar vagas em companhias de navegação e administradoras de hidrovias, onde trabalha com o planejamento, a execução e a fiscalização dos sistemas de transporte hidroviário.

O mercado de trabalho

A indústria náutica brasileira está crescendo em ritmo acelerado. O país possui mais de 20 grandes estaleiros industriais e mais de 150 estaleiros para embarcações de transporte e lazer que empregam 40 mil pessoas. "Além disso, a descoberta de petróleo na camada do pré-sal aumenta a procura por navios para prospecção e navios-plataforma. Também precisamos de mais navios para transporte de mercadorias, e nossos portos necessitam melhorar a infraestrutura", afirma o professor Roberto Barddal, coordenador do curso da Univali. Outro setor aquecido é o da manufatura de pequenas e médias embarcações, como lanchas, veleiros e iates, além de barcos de pesca. Assim, há espaço para o profissional em todos os setores, principalmente na construção e na manutenção de barcos e navios em estaleiros. Os polos de construção pesada, como os localizados no Rio de Janeiro e em Santos, são os que mais empregam. Itajaí, no litoral catarinense, também oferece boa demanda. No Nordeste, há falta mão de obra especializada. 

Salário inicial: R$ 2.550,00 (6 horas diárias; fonte: Confea/Crea).

O curso

O currículo inclui aulas de física, matemática, resistência dos materiais, mecânica dos fluidos e dos sólidos, economia, viabilidade dos sistemas navais e processos de construção de embarcações. As atividades práticas são desenvolvidas em estaleiros e tanques de provas. No último semestre, o aluno executa projetos de embarcações em geral, considerando seu custo de construção e operação. São oferecidos estágios, não obrigatórios, em estaleiros e empresas de navegação. 

Duração média: três anos. Outro nome: Sist. de Navegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário