TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 15 de outubro de 2011

Entrevista com Reidun Beate Olsen


1) A Innovation Norway, agência de promoção do Governo da Noruega, que coordenou o Pavilhão Norueguês na OTC Brasil 2011 recebeu duas delegações e 35 empresas expositoras, que vieram apresentar suas soluções para o mercado brasileiro e prospectar oportunidades de negócios e parcerias. Quais as perspectivas da indústria norueguesa em relação à cadeia produtiva de óleo e gás no Brasil?
A 5X Petróleo dessa semana é com a diretora da Innovation Norway para o Brasil, que estava presente na OTC Brasil, Reidun Beate Olsen. Na entrevista ela aborda quais são as perspectivas da indústria norueguesa para a cadeia produtiva de óleo e gás no Brasil e como a Noruega vê a questão do conteúdo local no mercado brasileiro.
O Brasil é uma potencia econômica em rápida expansão. Um país no qual a dimensão significativa de seu mercado, a economia diversificada e uma classe média em crescimento oferecem inúmeras oportunidades para uma ampla gama de setores noruegueses. Tanto que as grandes descobertas de óleo e gás na plataforma continental brasileira vêm atraindo um grande número de players dos setores petroleiro e marítimo da Noruega.
Acreditamos que a Noruega pode contribuir com competências e tecnologias relevantes para as necessidades brasileiras. E o Brasil, ao possibilitar esse acesso a seu mercado, em forte expansão, sem dúvida possibilitará a inovação e o desenvolvimento de novas competências e tecnologias em outros setores.

2) Como funcionam os serviços de consultoria da Innovation Norway para o mercado de petróleo e gás?
A Innovation Norway tem como objetivo tornar as empresas norueguesas competitivas no mercado internacional. Apoiamos o desenvolvimento de negócios e da indústria norueguesa. Oferecemos financiamento, acesso a rede de contato local, treinamento para desenvolver competências, além de serviços de consultoria. Dentre os serviços de consultoria oferecidos pela IN estão a análise de mercado, busca de parceiro e plano de desenvolvimento de negócios. Todos os nossos serviços têm como objetivo contribuir para aumentar a probabilidade de sucesso das empresas norueguesas nos mercados externos, como o brasileiro.

3) Os produtos e serviços oferecidos pelas norueguesas na OTC vão desde perfuração e completação, engenharia de poços, bombas e válvulas, equipamentos subsea de exploração, produção, automação e controle, engenharia naval e offshore, instrumentação submarina, certificadoras, entre outros segmentos da cadeia produtiva. Como a Noruega vê a questão do conteúdo local na cadeia produtiva brasileira?

A Noruega é um país fornecedor de tecnologia de ponta ao mercado internacional de óleo e gás, sendo reconhecido por essa indústria. Os altos índices requeridos de conteúdo local têm representado um desafio para as pequenas e médias empresas norueguesas. Mas entendemos a adoção de tal medida, pois no início do seu ciclo exploratório, a Noruega também adotou medidas semelhantes com a finalidade de desenvolver a indústria local.

4) A comitiva da Noruega veio reforçada para a OTC Brasil. Qual a importância de feiras como a OTC para a indústria offshore da Noruega?
Eventos como a OTC Brasil representam uma oportunidade extra de mostrar para o mercado brasileiro os produtos e serviços que a Noruega pode oferecer ao setor. Muitas das empresas que participaram da feira já atuam no Brasil com sucesso há muitos anos e outras estão apenas iniciando suas atividades.  Essa comitiva reflete a visão da Noruega da importância do mercado brasileiro. Desejamos consolidar os negócios já estabelecidos e aumentar o número de empresas norueguesas que atuam no Brasil, posicionando-nos como parceiros estratégicos para o contínuo desenvolvimento dessa indústria.
5) A Noruega é líder mundial em conhecimentos e tecnologia de exploração de reservas petrolíferas offshore de forma eficaz e segura. Os investimentos em pesquisa e inovação são cruciais para o desenvolvimento desta indústria no Brasil. Qual a importância dos parques tecnológicos no Rio de Janeiro?

Investimentos nesse segmento são de extrema importância para o desenvolvimento local de tecnologia. A localização de parques tecnológicos próximos a universidades permitem a perfeita interação entre indústria e instituições de ensino. Esse é um modelo comumente adotado na Noruega. Os Centros Noruegueses de Expertise (NCEs – Norwegian Centres of Expertise) foram formados para garantir o desenvolvimento de inovação sustentável e processos de internacionalização em ambiente dinâmico e orientado para o crescimento.
O programa apoia desenvolvimento de longo prazo baseado na colaboração entre indústria, as instituições de P&D (pesquisa e desenvolvimento) e o setor público. Atualmente temos um total de 12 NCEs na Noruega, entre os quais o NCE Subsea, que tem foco em tecnologias e processos subsea, o NCE Maritime, voltado para a indústria naval e NCE NODE (Norwegian Offshore & Drilling Engineering), que reúne empresas do setor engenharia offshore e de drilling. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário