TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

domingo, 13 de maio de 2012


Entrevista com Gilberto Castro

Compartilhe
A 5X Petróleo dessa semana é com o diretor-executivo da Nicomex Logística Internacional, Gilberto Castro. Na entrevista, o executivo abordou temas como a falta de mão de obra qualificada e quais as perspectivas do Brasil para suprir esses gargalos.
1X) NN - Aconteceu neste mês (maio) a 12 ª edição do Prêmio Executivo de Valor, realizada pelo jornal Valor Econômico, onde ficou constatado entre os empresários brasileiros, que além dos gargalos de origem econômica e de infraestrutura, a grande preocupação nesse momento é a falta de qualificação da mão de obra.  Esse também é um problema na indústria petrolífera?

Gilberto - Sim. Isso é claro. Por ser um setor com desenvolvimento recente e, portanto, com tecnologias de ponta, a qualificação ainda não está disseminada e torna-se um grande gargalo para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás.

2X) Observa-se alguma preocupação do governo em mitigar ou mesmo, solucionar o problema da ausência de profissionais qualificados?

Gilberto - A solução não virá em curto prazo, isso é certo, pois os treinamentos demandam tempo. A Petrobrás tem o programa Pomimp que está formando assistente de logística, caldeireiro, auxiliar de movimentação de cargas, operador de movimentação de cargas etc.

3X) O Grupo Nicomex atua na área de logística, assistindo as empresas da indústria de óleo & gás em suas operações de importação e exportação de equipamentos de perfuração. Quanto ao setor de logística, a falta de qualificação da mão de obra também é um problema?

Gilberto - Sim. Passamos por uma situação similar à indústria petrolífera. De um lado temos uma forte demanda por mão de obra, devido ao acréscimo de atividades. Nos últimos anos, passamos ainda por uma grande renovação das normas aduaneiras, o que nos leva a requerer profissionais atualizados às novas regras, e isso dificulta ainda mais a seleção de bons profissionais.

4X) O Sr. tem confiança de que o Brasil vencerá esse gargalo da educação profissional e que seguiremos nessa rota de ascensão econômica?

Gilberto - Acredito plenamente. Vejo a situação por um viés positivo, pois a própria solução do problema, com o desenvolvimento de escolas e centros de treinamento e pesquisa, como por exemplo: o recém-inaugurado Centro Tecnológico da Petrobras, na Ilha do Fundão, com a participação de grandes players da indústria petrolífera, já é um fator de desenvolvimento sócio econômico.

5X) Quanto às empresas de menor porte, na cadeia de óleo & gás, de que forma elas podem contribuir para a qualificação da mão de obra?

Gilberto - Qualquer empresa do setor está sendo pressionada por qualidade de resultados. Assim, naturalmente terão que capacitar suas equipes com cursos e treinamentos. O NN – A Mídia do Petróleo, empresa jornalística do Grupo Nicomex, desenvolve há dois anos um plano de capacitação profissional (PCNN) que oferece cursos compostos por diversos temas do setor da indústria petrolífera e também sobre o comércio exterior. “Em nossa empresa estamos todos envolvidos pelos mesmos interesses de desenvolvimento nacional”

Nenhum comentário:

Postar um comentário