TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

terça-feira, 7 de agosto de 2012


Fam-out e Farm-in: descubra o significado

Expressões ganham destaque, mas nem todos compreendem os novos termos.
NN - Adriano Nascimento -
A quantidade de termos específicos utilizados no mercado de óleo e gás vem crescendo na mesma proporção em que novos territórios são explorados. A relação aproximada com outros idiomas, principalmente o inglês, faz com que definições, até então, pouco conhecidas ganhem maior destaque. Um dos exemplos são as expressões farm-out  e farm-in, que estão cada vez mais evidentes, mas ainda não são compreendidas com facilidade pelos integrantes da cadeia petrolífera.
O conceito de farm-out contempla o processo de venda parcial ou total dos direitos de concessão detidos por uma companhia. Ou seja, este trâmite tem como base o início dos procedimentos de pesquisa e verificação de comercialidade de uma área. Logo, a expressão faz referência a venda de uma determinada área de exploração de petróleo.
Já o conceito de farm-in significa a compra de direitos de uma área. Desta forma, a empresa que está adquirindo o território concretiza a operação. A expressão é utilizada quando uma petroleira compra uma área de exploração de petróleo de uma outra empresa.
Exemplo de farm-out e farm-in
Na Namíbia, a HRT possui 12 blocos de exploração – sendo operadora de dez deles – que cobrem uma área de aproximadamente 68.800 km2. A petroleira pretender vender uma participação em seus blocos de exploração no país africano nos próximos meses, constituindo uma operação de farm-out. Por outro lado, a empresa que adquirir a compra de uma das áreas da HRT realizará o processo de farm-in, já que os dois procedimentos ocorrem simultaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário