TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

segunda-feira, 17 de março de 2014

"RN viverá novo momento com descoberta de petróleo no mar", comenta Jean-Paul Prates

Descoberta foi confirmada pela Petrobras e pode ampliar potencial de exploração de energia no Estado.

Marília Rocha, 
RN-INT-P1O potencial de exploração de petróleo no Rio Grande do Norte - tradicionalmente feito em campos de terra - será ampliado para bacias no mar. A confirmação de que existe petróleo no litoral do Rio Grande do Norte foi feita pela Petrobras e comentada nesta segunda-feira (17) pelo especialista em energia e diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean-Paul Prates em entrevista ao RN Acontece daBand.   
"A notícia de que se encontrou petróleo em águas profundas deve ser comemorada. O Rio Grande do Norte viverá um novo momento com a descoberta do petróleo no mar", detalhou Jean-Paul.
A descoberta foi feita em dezembro do ano passado e só agora anunciada oficialmente pela Petrobras após avaliação do poço perfurado nos campos de exploração da Bacia Potiguar. 
De acordo com Jean-Paul, a descoberta de uma "coluna vertical de presença de óleo" será avaliada economicamente, mas não é uma "pré-sal" como estão comentando. "No caso da camada pré-sal no Rio de Janeiro a quantidade de petróleo encontrada é bem maior em volume. Lá foi encontrada uma nova Bacia de Campos", comentou. 
Casos semelhantes de bacias com petróleo são encontradas na Arábia Saudita e no litoral africano. Em terras potiguares, a bacia foi descoberta a cerca de 100 quilômetros do litoral. 
No caso do Rio Grande do Norte, a exploração sempre foi "onshore" ou seja, em terra. Agora, com a descoberta, o método "offshore" permitirá a exploração do petróleo no mar. 
Para o especialista em energia, o novo cenário pode estimular a exploração da unidade da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará com novos investimentos. "A descoberta pode motivar a Petrobras a novos investimentos no Nordeste, incluindo o Maranhão", comenta.  
Jean-Paul explicou que o Rio Grande do Norte terá até o final do ano 1 gigawatts eólico instalado no Brasil. "Em 2011, o governo federal comemorou 1 gigawatts e o Rio Grande do Norte, sozinho, terá a mesma meta do país inteiro", afirma.
Sobre os parques eólicos, Jean-Paul disse que até 2018 o Rio Grande do Norte produzirá 3,5 gigawatts de energia. "As perspectivas são boas, transformando o RN provedor regional tão importante quanto Paulo Afonso", descreve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário