TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Saiba mais sobre o CBSP (Curso Básico de Seguranças na Plataforma



 


Tenho certeza que grande parte das pessoas que visitam o blog têm o desejo de um dia trabalhar ou pelo menos conhecer uma plataforma de exploração de petróleo, o que muitos não sabem é que para qualquer um que pensa em passar mais do que 24 horas em uma plataforma, é necessário que antes tenha passado por um curso básico de segurança, o chamado CBSP, popularmente conhecido como Salvatagem.

Esse curso é altamente recomendado aos profissionais de cursos profissionalizantes e cursos técnicos,  pois muitas das empresas já pedem no anúncio da vaga que o profissional já tenha realizado o curso. No entanto, a procura é cada vez maior de estudantes de engenharia de petróleo, visto que a realização do curso é considerado um diferencial no momento da contratação para determinadas empresas.

Para quem quiser saber quanto custa um curso de CBSP, a acessora comercial do Instituto Zorovich, Luciana Passos, informa que varia entre R$900,00 e R$1.600,00 reais, mas avisa que muitas instituições não têm a autorização da Marinha para a realização desse curso, então para não serem pegos desavisados, procurem saber se a instituição está habilitada e se há condições para ministrar o curso, não adianta pesquisar só onde o preço é mais em conta, porque, no final, o barato acaba saindo caro.

Nesse curso os estudantes aprendem  técnicas elementares de primeiro socorros, prevenção e combate a incêndio, técnicas de sobrevivência, procedimentos de emergência, segurança e responsabilidade pessoal. Não é necessário nenhum conhecimento prévio para a realização do curso, afirma  Luciana, basta estar em boas condições físicas e ter concluído o ensino fundamental e ainda há uma boa notícias para as pessoas que não sabem nadar, não há motivos para preocupação pois o curso conta com bombeiros, salva-vidas e instrutores em todas as etapas.

Na parte prática do curso, os alunos deverão ser capazes de realizar as seguintes etapas:
  • Saltar de uma plataforma de 3m.
  • Nadar por 15 minutos.
  • Permanecer na água por 10 minutos.
  • Embarcar e desembarcar da balsa baleeira.
  • Praticar combate a incêndio, real, de pequenas proporções.

Instituto Zorovich está presente em Santos, Salvador, Florianópolis, Recife e em breve estarão no Rio de Janeiro também. Além do Instituto Zorovich,  Falck Nutec e a Sampling são algumas instituições onde vocês podem realizar o curso de CBSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário