TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

segunda-feira, 5 de setembro de 2011


O beabá da exploração

Árvore de Natal Molhada
(ANM) - Sistema submarino (subsea) posicionado no fundo do mar, na cabeça do poço, composto por válvulas que estão conectadas ao poço e à unidde de produção na superfície. Estas válvulas controlam o fluxo de produção de petróleo e gás, do poço até a plataforma, assim como o trnasporte de líquido e gás da plataforma para o poço para serem injetados nos reservatórios.

Bacia -  Depressão na qual se acumulam rochas sedimentáres que podem conter petróleo e gás.


Broca de Perfuração - Broca é a ferramenta de corte localizada no extremo inferior da colunade perfuração, a qual é utilizada para cortar ou triturar a formação durante oprocesso de perfuração rotativa.


Cabeça de Poço ( Subsea Wellhead) - Topo do poço, no leito do mar, ao qual são conectados os demais equipamentos.

Campo de Petróleo ou Gás - Área produtora do petróleo ou do gás natural, a partir de um reservatório contínuo ou de mais de um reservatório, a profundidades variáveis, abrangendo instalações e equipamentos destinados à produção.

Cavalo de Pau 

 Sistema de bombeamento utilizado no onshore composto de motor e redutor. Uma coluna de hastes transmite o movimento alternativo para o fundo do poço, acionando uma bomba que eleva os fluidos produzidos pelo reservatório para a superfície. Este método de elevação artificial é o mais utilizado em todo o mundo.

FPSO 
  Floating Production Storage and Offloaging, plataforma offshore flutuante de produção, armazenamento e descarregamento de petróleo.


FSO - Floating Storage and Offloading, plataforma offshore flutuante de armazenagem e descarregamento de petróleo, geralmente interligada a uma FPSO ou outro tipo de unidade de produção.

 Manifold - Estrutura metálica apoiada no fundo do mar, que acomoda válvula e acessórios. É conectada à árvore de natal molhada, além de outros sistemas de produção, de tubulações e risers.

Mooring Leg to Anchor Pipe - Corrente de ancoragem conectada à plataforma de produção em um extremo e ao sistema de andoragem no fundo do mar em seu outro extremo.

Poço - Orifício perfurado no sono através do qual se busca obter petróleo ou gás natural.

Poço Descobridor - Como é chamado o poço responsável pela descoberta de  uma nova área potencialmente produtora de petróleo e/ou gás natural, envolvendo uma ou mais jazidas.

Poço Injetor - É utilizado para a injeção de fluidos (gás ou água, principalmente) visando otimizar a recuperação (extração) de petróleo ou gás natural, ajudando também na manutenção das condições do reservatório.

Poço Produtor - Estrutura por meio da qual se produz o petróleo e o gás natural.

Poço Horizontal - É o poço direcional perfurado com a finalidade de atingir e/ou penetrar no objetivo horizontalmente ou sub-horizontalmente. Embora mais caro, proporciona maior produtividade, uma vez que cria uma área de drenagem maior (ao longo do reservatório) para a produção de hidrocarbonetos.

Poço Vertical - Projetado para atingir os objetivos  na posição vertical, adequado principalmente em reservatórios de maior espessura.

Offshore -  Sistema de produção de petróleo no mar, com custos elevados e alta tecnologia, tendo como principal desafio a profundidade da água, do poço e as condições encontradas em altas profundidades (temperatura, pressão, corrosão, etc.) sendo um limitante para águas profundas.


Onshore - Sistema de produção de petróleo em terra. Foi o primeiro sistema a ser desenvolvido, com custos menores e engenharia menos complexa em relação à exploração submarina.

Riser - Porção vertical de uma linha de escoamento para transporte do óleo/gás natural do poço até a plataforma.


Riser de Injeção de Gás (Gas Injection Riser) - Conjunto de tubos flexíveis que conectam a árvore de natal molhada e/ou manifold de produção à superfície, na unidade de produção, permitindo o fluxo de petróleo e do gás produzido.

ROV (Remotedly Operated Vehicle) - Veículo de operação remota. Utilizado em conexções de manutenção de equipamentos em águas profundas.

Semi Submersível - Plataforma especializada na extração e/ou produção de petróleo em águas profundas.

Umbilical de Controle (Control Umbilicals) - Umbilicais para controle eletrônico ou hidráulico de sistemas no fundo do mas, tais como válvulas, bombas e compressores. estes sistemas  poderão pertencer ou estar associados a árvores de natal submarinas e/ou manifold submarino.

Sonda ou Plataforma de Perfuração  - Equipamento utilizado para perfurar poços que permitam o acesso a reservatórios de petróleo ou gás natural. Dependendo da localização do reservatório, as sondas podem ser terrestres ou marítimas. Estas são instalações sobre uma base flutuante e podem ou não ter propulsão própria.

Um comentário:

  1. REAMENTE...ESTE ARTIGO É DE EXTREMA UTILIDADE PARA OS INICIANTES...É CATEGORICAMENTE O BEABÁ. PARABÉNS!!
    DÉBORA OLIVEIRA
    BIOTECNÓLOGA; OPMC - OFFSHORE - PROFESSORA PETRÓLEO E GAS

    ResponderExcluir