TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pré-sal: Santos atrai grandes investimentos

voteCompartilhe
ECONOMIA  A exploração do petróleo do pré-sal na Bacia de Santos vai levar um novo tipo de atividade econômica ao litoral paulista, que hoje tem como principais atividades o turismo e o porto de Santos. Com a entrada em produção dos campos, municípios da Baixada Santista e do litoral norte devem receber atividades como bases de apoio logístico às petrolíferas (de onde saem helicópteros, barcos e navios para a produção em alto-mar), escritórios da Petrobras e de outras empresas petrolíferas ou fornecedoras, manutenção de navios e barcos, além de cursos na área de petróleo e gás.
INVESTIMENTOS  Muita coisa ainda está indefinida quando se fala do pré-sal, já que os campos ainda estão em fase de teste e ainda não se sabe qual será o volume e o ritmo de produção nos próximos anos. Mesmo assim, o setor de petróleo e gás injetará investimentos de USD 200 bilhões em cinco anos feitos pela Petrobras e por empresas privadas, tanto no pré-sal como em outras áreas onde já há produção de petróleo. Dos US$ 224,7 bilhões que a estatal investirá nos próximos cinco anos, US$ 53,4 bilhões serão destinados ao pré-sal da Bacia de Santos, segundo o Plano de Negócios 2011-2015.
NOVATA  De olho no pré-sal da bacia de Santos, a Barra Energia, empresa criada em 2010, anunciou no final do ano passado que firmou dois acordos independentes para adquirir uma participação total de 30% no bloco BS-4 das empresas Chevron Brasil Atlanta e Oliva Exploração e Produção Ltda (20%) e da Shell Brasil Petróleo Ltda (10%). O consórcio é formado atualmente pela Shell (40%) que é a operadora do bloco, Petrobras (40%) e Chevron (20%). O bloco está localizado a 185 km da costa, a sudeste da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de aproximadamente 1.550m. Na ocasião, o presidente da companhia, afirmou que essa aquisição é mais um passo importante na  estratégia de construir um portfólio de alta qualidade de ativos de exploração e produção de petróleo no Brasil.
EMPREGO  Com toda essa movimentação econômica, municípios já fazem obras de infraestrutura e buscam parcerias para aumentar a oferta de qualificação profissional na área de petróleo e gás e também na área naval. A ideia é que os moradores do litoral paulista possam preencher boa parte dos empregos gerados pelo pré-sal.
PARCERIA  O posicionamento de recursos da Petrobras em São Paulo, estado cujo litoral ocupa grande parte da Bacia de Santos, deu mais alguns passos nesta semana. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, firmou com a Secretaria de Energia do estado paulista um protocolo no qual as partes se comprometem em azeitar a relação entre os investimentos da companhia no estado e o retorno em infraestrutura, dependente da ação do governo. Por nota, a Petrobras destacou três de suas necessidades: base logística, incentivos à pesquisa e formação de mão-de-obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário