TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quarta-feira, 28 de março de 2012

PSV: A embarcação maldita!


Tirando as lanchas de suprimento, a embarcação mais simples usada no apoio marítimo é o chamado PSV (Platform Supply Vessel). Nele é embarcado tudo o que se usa a bordo de uma unidade de produção ou perfuração. Peças, equipamentos e até comida. É considerado por muitos, o fusquinha do apoio marítimo e, bem, razão de ser desta matéria, são rejeitados pela maioria dos marítimos. Tentei descobrir os motivos pelos quais esta embarcação é tão maldita. Confira!
O ponto de vista mais polêmico é o fato dos pilotos “correrem” da função de navegar. Atualmente, parece que o cara já se forma para ser operador de DP. Então, preferem ficar embarcados em navios de mergulho ou lançamento de linhas, ou então nas plataformas com sistema de DP - POSICIONAMENTO DINÂMICO. Não estou afirmando, mas é o que muitos pilotos e maquinistas já me disseram. 
Outros já são de uma opinião com a qual eu concordo mais, que é a perspectiva do mercado ter mudado. Realmente, as oportunidades como um todo nas áreas de DP são melhores. Sem contar que é uma tecnologia de ponta, apesar de não ser nenhuma novidade. Quem não quer estar na crista?
Essa visão dos oficiais mercantes, principalmente dos pilotos, em relação aos PSV´s – claro – causou um impacto no mercado. E se a procura de vagas em barcos de apoio cai, a qualidade do serviço inevitavelmente cai junto, reforçando a imagem ruim em relação a estas embarcações.
Existirá forma de reverter este quadro? Mais que isso; existe um motivo para reverter? O mercado realmente está mudando, mas o que me intriga é saber que os PSV´s são necessários e continuarão sendo por muito tempo. São os “fazem-tudo” do apoio marítimo. Como podem ser tão desprezados?
Será que faltam investimentos das empresas nessas embarcações? Faltam oficiais com vontade para trabalhar a bordo delas? Sinceramente, eu gostaria muito de saber. Minha humilde visão entende que é preciso revolucionar os barcos de apoio às plataformas. Comprar novos, reinventar o jeito de abastecê-las, e assim, criar um novo mercado para nós, revertendo o foco da oferta versus procura e melhorando a qualidade do serviço.
Se o objetivo é fazer uma Marinha Mercante melhor e, consequentemente, um país mais rico, a medida é essa. No entanto, sabemos que esse assunto é complexo.
Opinem, discutam, quero aprender mais sobre isso!
Um forte abraço!
Por Marcus Lotfi

Nenhum comentário:

Postar um comentário