TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

terça-feira, 4 de setembro de 2012


Cresce imigração no setor de óleo e gás

Imigração de trabalhadores legais aumenta 26% ao ano
NN - Júlia Moura 
O Brasil volta a ser uma das principais rotas de imigração. No primeiro semestre deste ano, em relação a igual período do ano passado, o número de vistos de trabalho cresceu 24%. O incremento foi de 26% em 2011 em relação a 2010, ano que já havia superado o anterior em 30,51%. Estes números mostram o cenário positivo do país, especialmente em tecnologia da informação, petróleo, óleo e gás e construção pesada, associados à crise externa e demanda por mão de obra especializada.
Esse movimento de importação de mão de obra qualificada de outras regiões tende a ser positivo, de acordo com o diretor global da área de expertise da Hays Oil & Gas, Matt Underhill. “A importação de mão de obra estrangeira traz novas experiências para o mercado de trabalho brasileiro”, avalia Underhill, ressaltando que por outro lado: “alguns acordos tanto de importação de capital humano quanto o de equipamentos estrangeiros para o setor de petróleo não devem exceder determinada porcentagem, evitando que a mão de obra brasileira sofra danos. Além disso, o número de brasileiros trabalhando fora do Brasil está diminuindo. Eles estão voltando para casa pelo atual momento do mercado.”
O crescimento na concessão de autorizações permanentes chama atenção. O número mais do que dobrou neste primeiro semestre, em relação a igual período do ano passado. A expansão foi de 106,77%, muito acima do aumento de 17,75% contabilizado pelos temporários. No consolidado de 2011, a ampliação de permanentes foi de 49,47%, contra 24,79% de temporários.
Os Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Argentina e Colômbia aparecem como os países que mais enviam profissionais para o Brasil. Já a região que mais recebe imigrantes é o Sudeste. “Os profissionais estrangeiros que estão aqui suprem carências técnicas específicas ou estão aqui já enviados pelas empresas”, conclui Matt Underhill.
Governo brasileiro se organiza
Diante da elevação do contingente de imigrantes e da demanda das empresas çlocais por mão de obra especializada, o governo se organiza para agilizar a contratação de profissionais estrangeiros. Segundo informações do  jornal Brasil Econômico, um grupo de trabalho, liderado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, pasta ligada à Presidência da República, foi formado para levantar informações e fazer análises sobre a imigração. A equipe é formada por advogados e economistas, além de sociólogos e uma demógrafa, de instituições como Universidade de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
(Com informações do Brasil Econômico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário