TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 22 de dezembro de 2012


Carvão deve ultrapassar o petróleo como principal fonte de energia

Relatório da AIE prevê que o mineral chegue ao topo em 2022
Redação NNpetro - 
A Agência Internacional de Energia (AIE) publicou relatório informando que o carvão deve superar o petróleo como principal fonte de energia no mundo até 2022. O desenvolvimento acelerado por energia da China e Índia – principais consumidores de carvão – e crescimento da população dos países são fatores que fundamentaram a pesquisa.
"Graças a sua abundância e a uma insaciável demanda de eletricidade nos mercados emergentes, o carvão já representou cerca da metade do aumento da demanda mundial de energia na primeira década do século XXI", ressalta a Agência Internacional de Energia (AIE), com sede em Paris.
De acordo com a diretora-executiva da AIE, Maria Van der Hoever, a representatividade do carvão em escala global cresce a cada ano. “Se não forem feitas mudanças nas políticas atuais, o carvão alcançará o petróleo em uma década”, afirmou a diretora.
Segundo o relatório, o consumo do carvão em 2017 será de 4,32 bilhões de toneladas equivalentes ao petróleo, contra 4,4 bilhões de toneladas de petróleo. Ampliar o uso de gás natural é visto pela agência a forma mais viável para reduzir as emissões de carbono em curto espaço de tempo.
Crescimento chinês
O relatório aponta que a China continua expandindo a produção do mineral, haja vista as centrais elétricas de carvão que representaram no ano passado 46,2% do consumo mundial. Em 2014, a China será responsável por mais da metade do consumo global do mineral.
(Com informações da BBC Brasil e AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário