TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

domingo, 31 de março de 2013

Opinião!

Tenho recebido e-mails de leitores do blog e lido nos jornais da região a respeito da saida da Petrobras da nossa região e da diminuição dos investimentos ligados ao setor de petróleo e gás,isso não seria novidade se que acompanha o blog a algum tempo postei sobre isso que o petróleo por aqui estava na fase dos campos maduros,li tambem que que varias escolas ligadas ao setor de petróleo não coseguem fechar turmas ou quem continua forma poucos alunos no final do curso.
Vamos por partes.
- O petróleo em qualquer parte do mundo é finito,o que tem com um pouco mais de tempo de exploração é o setor de gás natural.
- Muitas bacias sedimentares tanto no Brasil e em varios lugarfes do mundo ainda não foram exploradas,todos sabem que investimentos para isso são elevados.
- Em qualquer cidade que explora petróleo se não tiver outras alternativas de trabalho quando houver crise,preços,exploração,produção,termino de produção,etc,esta fadado a ser tornarem fantasmas ou regredir em seu progresso,por isso os governos estatuais e municipais devem incentivar a geração de emprego e renda em varios setores.
-quem deseja estudar petróleo e gás,deve colocar na cabeça que o campo de trabalho é o mundo e não o quintal da sua casa e que esse tipo de profissional deve sempre esta altamente capacitado para trabalhar em qualque lugar do mundo onde tenha exploração dessa riqueza,lembre- se inglês é fundamental.
- As escolas choram a falta de alunos em seus  cursos, nunca foi realizado orientações e melhorias em suas grades curriculares,apenas as mesmas visavam lucros,  contatações de profissionais que pouco ou nada sabiam sobre o assunto, as mesmas prometiam coisas impossiveis e muitos dos contaratados nunca vestiam a camisa da propria empresa que a contratavam,sem falar da falta de direção de muitas delas com diretores e reitores sem visão do futuro,um belo exemplo é o IFRN de Mossoró,no inicio uma grande referencia no setor de petróleo,hoje peca pela falta de dinamismo de seus dirigentes,com perca de alunos para um curso de referencia como a de Operador de Sonda e com a falta de investimento da propria Petróbras que vendo a sua não visão estratégica passou a investir no Senai de Mossoró. 
Se voce acredita em voce,acredita no setor independente do que é falado,invista em voce, a região vai ter seus investimentos ligados ao nosso Pré -sal que vai do Ceara a Sergipe lembre-se aqui foi a ultima parte que se separou da Africa,por isso nosso petróleo maritimo é novo, a prioridade é o Pré - Sal no Espirito Santo; Rio de Janeiro e São Paulo,quando os investimentos voltarem a nossa região de onde vira o conteúdo local?,mais uma vez de fora? e o que impede de voce conseguir uma vaga fora do Estado?capacitação? então aproveite o tempo estude,capacite-se pois as empresas querem os melhores e entre eles pode está voce!
Abraço
Prof.Valdson

Nenhum comentário:

Postar um comentário