TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O que é a " Turma do Petróleo " ?

O projeto foi criado visando levar as escolas de ensino médio da cidade de Mossoró - RN um assunto muito pouco discutido em sala de aula,o Petróleo,embora a região seja a maior produtora terrestre nacional,poucos alunos pouco ou nada sabem sobre este mineral presente em seu dia a dia e uma das riquezas da região.
O projeto foi criado no período universitário do Curso de Tecnologia em Petróleo e Gás da Unp campus Mossoró sendo levado a conhecimento ao IFRN onde ministro aulas no Curso de Operador de Sonda de Perfuração pela Furcern e pelo Prominp a ideia chegou ao conhecimento da Petrobras de Mossoró onde houve um grande interesse,pois devido a grande carência de mão de obra para vários segmentos da cadeia produtiva,muitos jovens no fim do ensino médio tinham duvidas qual curso escolher em época de ENEM deixando muitas vezes opções que realmente desejavam fazer por acharem não ter campo de trabalho significativo.
O projeto deve inicio em 2009 com palestras de cunho informativo sem custos para as escolas,levando assuntos o que é petróleo?,quais suas aplicações?,como é formado?,como é dividida a cadeia produtiva?,quais as profissões,mercado de trabalho e cursos?,etc.
O Projeto teve interesse das escolas da cidade em maior numero as particulares,onde os alunos tiram suas duvidas principalmente no Pré Sal,cursos e mercado de trabalho,abrindo novas fronteiras em conhecimento e oportunidades.
Em 2010 o projeto ganhou fronteiras além Nordeste,escolas da região Sudeste principalmente interior de São Paulo inicialmente Marília e Franca todas a 450km da capital buscaram opções em contatos com o projeto desejando abrir o leque de opções aos seus alunos,diferentemente das escolas do Nordeste a procura foi igual entre escolas particulares e públicas disputando horários em uma agenda apertada.
Nesse período achei melhor dividir a palestra em duas fases a primeira falando do aspecto técnico do petróleo,formação,aplicação,etc e outras do mercado de trabalho e cursos,ficou melhor e o aproveitamento ficou além do esperado.
Hoje com 2 anos de vida o Projeto " Turma do Petróleo " cria um blog e vemos que a carência de conhecimento e informações atinge fonteiras cada vez mais distante,foi o melhor meio de divulgar o nosso trabalho,hoje empresas que trabalham na área e escolas de cursos buscam em estreitar os elos de informações e  ajudar muitos jovens na escolha de cursos de reais possibilidades profissionais.
UnP - ( Universidade Potiguar ) Mossoró - RN
IFRN - ( Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN ) - Mossoró - RN
Microlins - Marília - SP
Microlins - Assú - RN
News Center - Mossoró ( RN ) - Fortaleza ( CE ) - Cajazeiras - Souza - ( PB ) - Juazeiro do Norte    ( CE )
West Consulting - Mossoró - Franca - Marília ( SP )
West Petro  - Mossoró ( RN ).
Queremos ir na sua cidade,na sua escola,realizar esse trabalho,não custa nada para a escola pois os custos são pagas pelas empresas parceiras,vejam quais as oportunidades que existe na área, em breve estaremos através da West Consulting e West Petro abrir em parceria com escolas de cidades interessadas cursos de qualificação e capacitação na área de petróleo e gás,gerando assim oportunidades de mais emprego e renda.
Escreva para nós turmadopetroleo@hotmail.com que iremos até você,levando conhecimento e oportunidades,para quem não sabe o mercado atualmente necessita de mais de 260.000 empregados de forma direta e indireta e só conseguimos 30.000 por ano e a tendencia é aumentar mais essa carência. 


Sucesso


Prof.Valdson

Nenhum comentário:

Postar um comentário