TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 22 de outubro de 2011

A atuação dos Engenheiros de Petróleo na Indústria de Petróleo.


Um engenheiro de petróleo atua na área de exploração e produção, construção de poços, desenvolvimento de campos de prospecção, dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas, transporte, refino, industrialização e atividades afins como processamento de gás natural.


A grande procura atual pela graduação em Engenharia de Petróleo reflete o crescimento da demanda por profissionais no mercado de trabalho, uma vez que o segmento continua em ampliação no país, e não há um número suficiente de pessoal capacitado.

A graduação em Engenharia de Petróleo também abre possibilidades para quem quiser atuar fora do país, pois o mercado mundial precisa de profissionais da área, que estima-se a falta de cerca de dois mil engenheiros de petróleo por ano, no mundo.

Após a quebra do monopólio do petróleo no Brasil, em 1997, outras empresas além da Petrobras podem atuar no setor de forma competitiva. Atualmente, inúmeras empresas já atuam no Brasil, e devem gerar mais vagas para Engenheiros de Petróleo no mercado, pois precisarão de profissionais especializadas para trabalhar na área, uma vez que além das empresas produtoras e distribuidoras, há ainda diversas posições em empresas que prestam serviços nos segmentos de construção e montagem de ativos como plataformas de petróleo, refinarias, termelétricas, expansão de gasodutos e etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário