TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 22 de outubro de 2011


A atuação dos Tecnólogos na Indústria de Petróleo.

Com os anúncios das reservas de petróleo e gás na camada pré-sal, localizada em águas profundas (entre 5 mil m e 7 mil m abaixo do nível do mar), há boas perspectivas de abertura de postos de trabalho na cadeia produtiva desses dois recursos. Dos profissionais que podem se beneficiar diretamente deste aumento da oferta de postos é o tecnólogo em petróleo e gás.

A perspectiva não podia ser melhor para o tecnólogo. A tendência é de crescimento bastante grande e imediato.

As possibilidades de trabalho na cadeia produtiva são muitas e dependem da formação do profissional. O tecnólogo pode trabalhar na exploração, na transformação e até no aproveitamento do petróleo e do gás natural. Assim, os postos de trabalho vão desde as empresas de engenharia que perfuram os poços até refinarias e petroquímicas.

Alguns dos cargos que o tecnólogo pode exercer são: analista de controle de qualidade, de logística, de processos industriais, de risco ambiental, operador de distribuição. No mercado esses profissionais já estão sendo absorvidos.

O curso de tecnólogo pretende atender a demanda por mão-de-obra especializada de maneira mais ágil, uma vez que é focado na atividade. Ele estuda o que é necessário para a aplicação.

A diferença entre o curso de tecnologia e o de engenharia é a extensão do conteúdo estudado. Enquanto o engenheiro estuda três ou quatro cálculos, de maneira mais horizontalizada, aprendendo também diversos aspectos da física, o tecnólogo aprende o que vai exercer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário