TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

IBM apresenta soluções tecnológicas para

 o setor de petróleo e gás


TECNOLOGIA  
De acordo com o executivo, a empresa leva a opção de modelar o duto e tratá-lo de forma diferenciada. Uma das prioridades da IBM é solucionar os gargalos que as empresas de petróleo e gás estão tendo ao longo desses anos com logística de translado de funcionários e equipamentos para o setor offshore. “Quando quebra uma peça de uma plataforma é mais fácil parar por um dia a produção ou buscar um novo equipamento? ”, questiona Rangel.

OTIMIZAR  
O NRSC Brasil é o 3º Centro de Excelência da IBM no mundo com foco em petróleo e gás e o 2º dedicado também à mineração. De acordo com o executivo de negócios na área de óleo e gás da IBM, Fabiano Rangel, a empresa espera otimizar os resultados das companhias de petróleo. “A IBM ajuda a otimizar através de uma análise que vai da instrumentação, passa pela produção, introdução e análise de dados. Esses segmentos estão interconectados”, diz ele. Segundo Rangel, na área de pipeline (dutos), a idéia é perceber junto com os clientes quais as maiores dificuldades que as empresas têm até hoje. “Dutos é igual à uma linha férrea , você só vai saber onde está o problema através de tecnologias que serão enviadas rapidamente para uma base de dados. Assim podemos saber exatamente qual o ponto que está defeituoso”, ensina Rangel.
INOVAÇÃO  
Preocupada em solucionar os desafios e gargalos tecnológicos que a indústria petrolífera vai enfrentar com a demanda do pré-sal, a IBM apresentou nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, o Centro de Soluções para Recursos Naturais (NRSC, na sigla em Inglês). Com foco em clientes da América Latina, o objetivo do centro, inaugurado em março deste ano, é ajudar empresas dos setores de petróleo, gás e mineração a acelerar a adoção de tecnologias inovadoras que proporcionem redução de custos de operação e exploração, maior eficiência operacional e financeira e o aprimoramento da segurança, saúde e sustentabilidade.
SOLUÇÕES  Para o executivo, a empresa vai instrumentar toda a área petrolífera para monitorar os custos desse transporte e, monitorar qual será a solução mais viável ao longo desses anos.  Outro programa implantado pela IBM é calcular o estoque de uma empresa fornecedora de equipamentos para a indústria petrolífera. Segundo Rangel, essas prestadoras de serviço às vezes gastam muito dinheiro agora e depois têm que buscar outras soluções, capitalizar para atender a demanda. “Nosso objetivo é  calcular o estoque, do que será usado e do que não será usado, saber o histórico do estoque para identificar a quantidade ideal do que realmente vai precisar”, finalizou Rangel.
“Dutos é igual à uma linha férrea , você só vai saber onde está o problema através de tecnologias que serão enviadas rapidamente para uma base de dados. Assim podemos saber exatamente o ponto que está defeituoso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário