TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

domingo, 27 de maio de 2012


SOBRE O PROFISSÕES.



Muitos leitores solicitaram esta matéria sobre profissões e volto novamente a posta-la espero que esclareça muitas duvidas.
Nos próximos anos, a economia brasileira deve crescer muito mais, principalmente no setor de energia, com a exploração da camada pré-sal. E o Brasil receberá investimento pesado em tecnologia, o que movimentará toda a cadeia produtiva da Indústria de Energia.  No caso do petróleo, por exemplo, esta cadeia envolve procurar e descobrir petróleo, retirá-lo do fundo da terra ou do mar, transportar, armazenar, refinar, transformando-o em gasolina ou outros derivados e transportar novamente para entregá-lo ao consumidor final.
Tudo isso significa mais empregos. Mais oportunidades. E mais necessidade de qualificação.
Em 2003, o Governo Federal instituiu o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de aumentar a participação da indústria nacional em projetos de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior. Além disso, o Governo Federal criou o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), para ampliar o acesso ao Ensino Médio Técnico e à educação profissionalizante por meio de financiamentos, implantação de novas escolas técnicas e distribuição de bolsas de estudo.
Já a Petrobras criou  programas: Turma do Petróleo; Profissões de Futuro entre outras com o objetivo de informar e estimular estudantes do Ensino Fundamental e Médio a optarem pelo Ensino Técnico. Assim os estudantes conhecem a importância e as oportunidades das carreiras técnicas, na área de petróleo, gás e outras fontes de energia. Na escola técnica, os jovens podem encontrar um caminho profissional e entrar mais cedo no mercado de trabalho. Por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, você pode conhecer as opções de escolas técnicas em todo o país.
O Programa Turma do Petróleo promove palestras em instituições de ensino de todo o Brasil com a participação de profissionais experientes do setor de energia, que após a apresentação, debatem sobre assuntos de interesse profissional com os estudantes.


Algumas Profissões ligadas ao setor:

CALDEIREIRO

Este profissional é responsável por executar o traçado de peças em material de aço carbono, inox, cobre, alumínio, chapa de ferro etc, utilizando-se ferramentas como compasso, régua, transferidor, trena, punção, nível, prumo de centro e outras ferramentas, conforme as medidas, ângulos, larguras e diâmetros especificados em desenhos técnicos. Além disso, é ele quem corta, dobra, monta e faz o acabamentos nas peças traçadas.

DESENHISTA PROJETISTA DE ARQUITETURA

O profissional com formação técnica para atuar como desenhista projetista de arquitetura pode atuar em diversos setores, como construção civil, departamentos de obras de empresas e instituições públicas e privadas, escritórios de engenharia e arquitetura e empresas de consultoria. Ele é o responsável por desenvolver os detalhes de projetos, elaborar plantas de layout de interiores e esquemas para instalar sistemas elétricos e diagramas de construção, fabricação e instalação de equipamentos, estruturas, componentes e sistemas.
Ao lado de arquitetos e engenheiros, o desenhista projetista de arquitetura desenvolve essas atividades manualmente ou em softwares específicos para desenho (CAD), elaborando perspectivas, conferindo cotas e informações descritivas, efetuando as mudanças necessárias. Ele também deve ter habilidade de liderança de equipes

DESENHISTA PROJETISTA DE ARQUITETURA NAVAL

O profissional com formação técnica para atuar como desenhista projetista de arquitetura naval deve executar atividades de detalhamento do projeto de arquitetura, observando normas, simbologias, especificações e procedimentos específicos da área.
Além disso, deve ter noções de utilização das ferramentas de projetos em 2D e 3D, efetuar marcações de campo para elaboração do projeto e ser um multiplicador das diretrizes referentes à saúde, segurança, meio ambiente e qualidade.

DESENHISTA PROJETISTA DE AUTOMAÇÃO

Responsável por analisar criticamente os dados básicos de um projeto, o desenhista projetista de automação desenvolve o detalhamento de um projeto de automação dentro de uma grande indústria. O mercado procura por profissionais críticos e competentes que saibam analisar e comentar o projeto de fabricantes e fornecedores. Além disso, deve aplicar normas, procedimentos, regulamentos, códigos e simbologia relativos ao setor

DESENHISTA PROJETISTA DE CIVIL

Do ramo da Construção civil aos departamentos de obras de grandes empresas, o desenhista projetista de civil é responsável por desenvolver os detalhes de projetos ao lado de engenheiros e arquitetos. Deve elaborar plantas de layout de interiores e esquemas para instalar sistemas elétricos e diagramas de construção, fabricação e instalação de equipamentos, estruturas, componentes e sistemas

DESENHISTA PROJETISTA DE ELÉTRICA

A demanda de trabalho para técnicos qualificados nas áreas de elétrica, eletrônica e eletromecânica está alta com o aquecimento da economia e da produção industrial. Dentre as atribuições do profissional com formação para desempenhar a função de desenhista projetista de elétrico está a análise de dados, detalhamento de projeto de elétrica e aplicação de normas, procedimentos, regulamentos, códigos e simbologia próprios.

DESENHISTA PROJETISTA DE EQUIPAMENTOS DE EMBARCAÇÕES

Considerando o aumento dos investimentos do setor de energia nos últimos anos, cresce também a necessidade de profissionais qualificados para atender as demandas geradas pelos empreendimentos previstos na área de construção naval, tanto na fases de projeto, como nas fases de construção e montagem.
Entra em cena o profissional com formação técnica para atuar como desenhista projetista de equipamentos de embarcações. Ele participa, implementa e monitora atividades de planejamento estabelecidas, lendo e interpretando corretamente desenhos e plantas para orientar os montadores e a equipe auxiliar. Além disso, é responsável por selecionar o pessoal necessário para as montagens de estruturas e de equipamentos, elaborar e implementar procedimentos e instruções técnicas e supervisionar a correta utilização dos equipamentos/materiais.

DESENHISTA PROJETISTA DE ESTRUTURAS NAVAIS

A expectativa de crescimento do setor Naval se deve ao aumento dos investimentos no setor de Energia e no setor de infraestrutura e logística por parte do Governo Federal, em especial no renascimento da frota nacional de petroleiros  e construção de plataformas para exploração de petróleo. Com isso em mente, o profissional técnico com formação em Construções Navais tem uma grande oportunidade de crescimento.
Ele é o responsável por elaborar desenhos estruturais com todos os códigos de solda e detalhes que facilitem a produção. Por isso, o profissional deve conhecer, avaliar e especificar o uso dos materiais para construção naval ,equipamentos, sistemas e máquinas marítimas. Organização e liderança de equipes são características deste profissional.

DESENHISTA PROJETISTA DE INSTRUMENTAÇÃO

Responsável por analisar criticamente os dados básicos de um projeto e desenvolver o detalhamento de instrumentação, o profissional qualificado a atuar como desenhista projetista de instrumentação pode ter formação técnica nos cursos de Eletrônica, Eletroeletrônica ou Instrumentação.
Dentro de uma grande indústria, ele deve aplicar normas, procedimentos e regulamentos relativos a sua área de conhecimento, além de elaborar take off e listas de materiais de projeto.

DESENHISTA PROJETISTA DE MECÂNICA

Este profissional pode atuar na indústria metal-mecânica em geral e desenvolver atividades relacionadas à fabricação de máquinas e equipamentos e artigos de borracha e plástico. É responsável pelo planejamento e detalhamento de projetos de ferramentas, produtos de mecânica, moldes e matrizes. Organização, facilidade em adaptar-se e trabalhar em equipe, raciocínio lógico e visão espacial são algumas das características deste profissional.

DESENHISTA PROJETISTA DE TELECOMUNICAÇÕES

Dentre as atividades desde profissional, analisar criticamente os dados básicos de um projeto de telecomunicação, desenvolvendo o detalhamento do projeto é uma das mais importantes. Ele é responsável por aplicar normas, procedimentos, regulamentos, códigos, e simbologia relativos aos projetos. Além disso, este profissional desenvolve projetos com a utilização de ferramentas computacionais, por exemplo, softwares 2D e 3D.

DESENHISTA PROJETISTA DE TUBULAÇÕES

Com atuação no setor de Construção Civil, Indústria Naval, Metalurgia e Siderurgia, o desenhista projetista de tubulações também é um profissional requisitado pela Indústria de Óleo e Gás. Ele é responsável por analisar dados básicos de projetos de tubulações, com base em normas nacionais e internacionais. Responsável por elaborar desenhos de tubulações industriais, usados para extração e condução de petróleo e gás, bem como dos diversos fluidos, líquidos e gasosos nas refinarias e indústrias petroquímicas.

ELETRICISTA (EMBARCADO EM NAVIO)

Os técnicos formados nos cursos de Eletrônica, Eletricidade, Automação e Telecomunicações podem se habilitar para trabalharem embarcados em navios e embarcações de apoio. Esta habilitação é feita pela Marinha do Brasil, que realiza periodicamente curso de formação de aquaviários (CAAQ-I ME), com duração de seis meses. Após a conclusão desse curso, o profissional técnico estará apto a exercer a função de eletricista embarcado, sendo responsável pela manutenção dos equipamentos elétricos e eletrônicos de bordo.

ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO

Qualificado para atuar nos processos básicos de instalações e manutenções elétricas industriais e prediais, o Eletricista de manutenção executa instalações e montagens de máquinas e equipamentos elétricos segundo normas legais e procedimentos técnicos de qualidade, saúde e segurança e preservação ambiental.
Em seu leque de competências, a execução de tarefas de manutenção elétrica preventiva, preditiva e corretiva é executada de modo permanente. Em uma grande indústria, por exemplo, o profissional qualificado tecnicamente deve executar atividades necessárias ou facilitadoras à execução de sua tarefa principal e elaborar estudos, análises técnicas, especificações, instruções, procedimentos e relatórios técnicos.

INSTRUMENTISTA DE SISTEMAS

O profissional com formação técnica para atuar como instrumentista de sistemas é responsável pelo calibramento de sistemas de motores, de bombas, sensores e válvulas, e também pela análise de documentos de Engenharia. Ele é responsável por calibrar e revisar equipamentos e instrumentos de medição, selecionar adequadamente e utilizar ferramentas ou equipamentos usados em medição e controle de processos. 

Além disso, executa a manutenção em instrumentos e equipamentos mecânicos utilizados em instrumentação, substituindo peças defeituosas e detectando condições anormais de funcionamento e a manutenção em instrumentos e equipamentos eletrônicos detectando condições anormais de funcionamento e ler e interpretar diagramas elétricos funcionais e diagramas de processos e instrumentação. 

No Brasil, há cursos técnicos específicos para Técnicos de Instrumentação, que podem se especializar  nessa profissão, com disciplinas próprias, como Sistemas Eletrônicos na área de Automação, Informática Industrial, Instrumentação Básica, Calibração, Sistemas de Comandos Elétricos e Laudos Técnicos. O profissional pode atuar no setor de automação, setor mecânico, eletromecânico e eletroeletrônico e em especial todas as industrias de processos, como a de petróleo e gás. 

INSTRUMENTISTA REPARADOR

Ligada diretamente aos processos industriais e seus sistemas de automação, a Instrumentação é essencial para grandes empresas e indústrias. Por essa razão o instrumentista reparador é um dos mais disputados pelo mercado atualmente. Responsáveis por manter o bom funcionamento dos sistemas de medição e controle em processos produtivos de diversos segmentos da indústria.
O mercado espera que este profissional tenha uma visão sistêmica do processo produtivo, domine uma segunda língua para estudar bibliografia técnica, saiba trabalhar em equipe e busque constantemente o aperfeiçoamento profissional. Dentro de uma indústria, ele deverá calibrar e revisar equipamentos e instrumentos de medição, selecionar adequadamente e utilizar ferramentas ou equipamentos usados em medição e controle de processos e executar manutenção em instrumentos e equipamentos mecânicos utilizados em instrumentação, substituindo peças defeituosas e detectando condições anormais de funcionamento.

MECÂNICO (EMBARCADO EM NAVIO)

Os técnicos formados nos cursos de Mecânica, Eletromecânica, Construção Naval, Fabricação Mecânica, Máquinas Navais, Metalurgia, Manutenção em Aeronaves ou Mecatrônica podem se habilitar para trabalharem embarcados em navios e embarcações de apoio. Esta habilitação é feita pela Marinha do Brasil, que realiza periodicamente curso de formação de aquaviários (CAAQ-I MM), com duração de seis meses. Após a conclusão desse curso, o profissional técnico estará apto a exercer a função de mecânico embarcado (condutor), auxiliando na manutenção e reparo dos equipamentos e sistemas de bordo, executando serviços de soldagem, caldeiraria e confecção de peças.

OPERADOR DE PLATAFORMA DE PETRÓLEO

O operador de plataforma de petróleo realiza atividades operacionais diversas na plataforma de petróleo com o intuito de produzir, transportar e armazenar o petróleo. Além de atuar na área de produção de petróleo, pode também trabalhar em sondas, atuando na chamada prospecção de petróleo, que é a procura deste mineral no leito marinho. Em quaisquer atividades que exerça, este profissional deve sempre buscar trabalhar com foco na prevenção de acidentes, prevenção do meio ambiente e promoção da saúde. Esta profissão requer diversos conhecimentos, tais como, mecânica, química, eletrônica e segurança do trabalho.

PROJETISTA DE ESTRUTURAS METÁLICAS

Atualmente, o profissional que atua no projeto de estruturas metálicas, comuns em grandes indústrias, é um dos mais procurados pelo mercado. Ele é o responsável por analisar projetos e especificações técnicas para a produção das estruturas.
Ele deve identificar as inconsistências em projetos e propor soluções. Além disso, realiza levantamento de dados em campo e criar estratégias para a montagem industrial que otimizem os serviços de instalação e manutenção em alto mar.

PROJETISTA ELETRICISTA

O projetista eletricista é uma peça fundamental para a indústria, pois é responsável pela especificação e dimensionamento dos elementos de projeto como cabos, motores etc. e consequentemente pelo adequado funcionamento dos equipamentos e instalações elétricas. Dentro de suas atribuições, está realizar o levantamento dos dados de campo para a elaboração de projetos de instalações e elaborar croquis dos projetos de instalações elétricas.
Formado em Eletrotécnica, este profissional tem a responsabilidade de especificar os diversos componentes do projeto de eletrovias, acionamento elétrico remoto de equipamentos, as redes de aterramento de equipamentos e os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.

TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O profissional com formação técnica em Automação Industrial atua na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Além disso, realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. 
Este profissional pode atuar em diversos segmentos industriais, tais como indústrias siderúrgicas, celulose, naval, aeronáutica, metalúrgica, petroquímica e todos os segmentos do setor eletroeletrônico, que cada vez mais têm buscado tecnologias de ponta, equipamentos modernos microprocessados e a automatização de seus processos produtivos.

TÉCNICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL (EDIFICAÇÕES)

Em parceria com engenheiros civis, eletricistas e agrimensores, este profissional desenvolve atividades como levantamento topográfico, elaboração de planilhas de orçamento e controle da obra, bem como supervisiona a execução de obras, providenciando suprimentos e serviços necessários para o andamento dos trabalhos. Pode ainda desenvolver e elaborar projetos, seguindo normas e especificações técnicas e encaminhando projetos para a aprovação dos órgãos competentes. 
Os técnicos em construção civil podem, também, atuar na construção de grandes estruturas metálicas da crescente indústria naval, como também no segmento industrial do petróleo e gás, sempre realizando os serviços de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, para evitar acidentes e garantir a qualidade dos serviços executados.
Para ser um técnico em construção civil (edificações ou estradas) é necessário fazer um curso técnico, seja em edificações ou em outras modalidades da construção civil. Fique atento, pois os cursos deverão ser feitos em instituições de formação profissional e escolas técnicas que tenham registro no CREA.

TÉCNICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL (ESTRADAS)

O técnico em Estradas também atua na elaboração de projetos visando à determinação da geometria das vias, pavimentação, drenagem, sinalização, terraplenagem, loteamento e obras de estradas. Além disso, está habilitado a exercer suas atividades em laboratórios, acompanhando e executando ensaios de solos, agregados, misturas betuminosas e de concretos. Faz cumprir as normas de segurança do trabalho e de preservação ambiental.

TÉCNICO DE ELETROELETRÔNICA

Com atuação em telecomunicações, sistemas de telefonia sem fio (celulares), rádio, televisão e outras formas de propagação de sinais, o profissional em Eletroeletrônica poderá trabalhar em termoelétricas, hidroelétricas e subestações de energia, assim como em indústrias de máquinas elétricas e de equipamentos eletroeletrônicos.
Responsável por executar, fiscalizar, orientar e coordenar diretamente serviços de manutenção e reparo de equipamentos elétricos e eletrônicos, instalações e elaboração de manuais técnicos específicos, bem como conduzir e treinar as respectivas equipes. O profissional é treinado para possuir conhecimento do processo de implementação de produtos que incorporam novas tecnologias e o desenvolvimento de atividades de instalação, manutenção, controle e acionamento eletroeletrônico.

TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA

Para ser um técnico em eletromecânica é necessário concluir o ensino médio e fazer um curso técnico em eletromecânica. No entanto, técnicos em mecânica, em elétrica ou em eletrônica, com noções da área complementar, também podem exercer a função. O profissional pode atuar em empresas que fabricam e montam veículos; em indústrias de processos contínuos, de distribuição de eletricidade, água e gás, entre outras.
Atuem em conjunto com engenheiros, os técnicos avaliam projetos, esquemas e instruções, especificam componentes e materiais, definem processos de fabricação e de montagem de componentes. Além disso, constroem e testam protótipos. Faz parte de suas atribuições realizarem manutenção eletromecânica de máquinas, equipamentos e instalações. 
Ter espírito de liderança e saber se relacionar com superiores e subordinados são alguns dos requisitos para este profissional. As empresas buscam por aqueles que sabem apresentar soluções para os desafios enfrentados no dia a dia de trabalho, além de demonstrar segurança e flexibilidade na tomada de decisões.

TÉCNICO DE ELETRÔNICA

Trabalhando em conjunto com engenheiros eletrônicos, ou como autônomos, os técnicos de eletrônica instalam equipamentos eletrônicos como, por exemplo, televisões, aparelhos de som, computadores, entre outros. Fazem reparos ou ajustes de componentes, testam o funcionamento de equipamentos eletrônicos para identificar disfunções e inspecionam componentes para detectar perda de conexões e desgaste de fios. Faz parte, ainda, de suas atribuições participarem da programação de equipamentos, com o auxílio de recursos da informática. Além disso, realizam a manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos por meio de medições, calibrações e testes.
As empresas buscam por profissionais qualificados, que sempre estão em busca do aperfeiçoamento profissional, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades executadas, é necessário mostrar-se interessado pelo que faz e estar sempre se atualizando sobre novas técnicas para a melhoria de qualidade, respeitando as diretrizes de segurança, saúde e meio ambiente.

TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA

Os locais que mais empregam os técnicos de eletrotécnica são as concessionárias de energia elétrica, empresas de telefonia e prestadoras de serviços de instalação e manutenção elétrica. Faz parte da rotina de trabalho dos técnicos em eletricidade e eletrotécnica planejarem métodos e sequências de operações para testar e operarem sistemas elétricos. 
Além disso, juntamente com engenheiros elétricos, projetam e executam sistemas de aterramento e de proteção de descargas elétricas. Suas atribuições abrangem, também, supervisionar sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade, assim como realizar manutenções, inspecionar e testar equipamentos e estruturas, diagnosticando causas de problemas e desenvolvendo soluções para sua correção.
Para ser um técnico em eletricidade e eletrotécnica é necessário concluir o ensino médio e fazer um curso técnico em eletricidade, eletrotécnica ou área correlata.

TÉCNICO DE ESTABILIDADE

É função do Técnico de Estabilidade participar de operações dos sistemas de lastro e de amarração, de máquinas, de bombas e demais instalações de controle; participar de operações de carregamento, descarregamento e redistribuição de cargas na plataforma; executar a avaliação das condições de segurança e os efeitos sobre a estrutura de plataforma; executar os cálculos para a determinação das quantidades de fluidos a serem transferidas entre os diversos tanques, conveses e compartimentos de plataforma; participar de operações de movimentação de cargas entre os diversos tanques, porões, conveses e compartimentos de plataformas; realizar a avaliação das condições de funcionamento de todos os componentes dos sistemas de lastro e de segurança estrutura de plataforma, bem como os trabalhos de inspeção destes mesmos sistemas. Também é função do Técnico de Estabilidade assegurar o atendimento das normas relat

TÉCNICO DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO (GEODÉSIA)

Antes de iniciar uma perfuração em um poço de petróleo, entram em cena os profissionais da área de Geodésia. Este nome engraçado é de origem grega e foi usado pela primeira vez pelo famoso filósofo Aristóteles. Geodésia nada mais é que a ciência que se ocupa da determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra. Na prática, esse profissional analisa resultados das interações humanas com a natureza, com dados precisos e concretos do espaço geográfico, envolvendo questões socioeconômicas, políticas e ambientais.
O técnico de exploração de petróleo fica alocado em plataformas de extração de petróleo e são os responsáveis pela execução de procedimentos técnicos de apoio aos serviços de prospecção geodésica. Isto é, eles ajudam na coleta de dados sobre as características da superfície e do interior de determinado local. Somente após a sua atuação, é que se pode iniciar um projeto de produção de petróleo

TÉCNICO DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO (GEOLOGIA)

É só falar em geologia que você logo pensa em minerais, certo? É isso mesmo! A Geologia é a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da Terra, além das alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. Então é fácil entender a importância do profissional com essa formação em uma indústria de energia.
O técnico de exploração de petróleo (Geologia) executa tarefas básicas de apoio ao levantamento, aquisição, descrição, mapeamento, computação, processamento, organização e atualização de dados geológicos. Junto com o geólogo, o técnico localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e de gás natural.

TÉCNICO DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO (GEOLOGIA)

É só falar em geologia que você logo pensa em minerais, certo? É isso mesmo! A Geologia é a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da Terra, além das alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. Então é fácil entender a importância do profissional com essa formação em uma indústria de energia.
O técnico de exploração de petróleo (Geologia) executa tarefas básicas de apoio ao levantamento, aquisição, descrição, mapeamento, computação, processamento, organização e atualização de dados geológicos. Junto com o geólogo, o técnico localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e de gás natural.

TÉCNICO DE INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES

Imagine uma grande indústria. Você vê grandes equipamentos e máquinas? É claro que sim. A tecnologia é parte fundamental de qualquer grande empresa. O técnico de inspeção de equipamentos é o técnico responsável por garantir a continuidade, segurança operacional e integridade estrutural dos equipamentos e instalações das indústrias onde atua. Ele é hoje um dos profissionais mais requisitados pelo mercado.
Este técnico é o responsável pela integridade estrutural e segurança operacional dos diversos sistemas de uma indústria, tais como dutos, vasos, torres, reatores, trocadores de calor e demais equipamentos nos mais diversos tipos de instalações em terra e mar. Também são atribuições deste profissional a execução ou testemunho de ensaios destrutivos, não destrutivos e metalográficos, testes de pressão, calibração de instrumentos de inspeção, de cálculo de taxa de corrosão e definição da vida residual dos sistemas

TÉCNICO DE INSTRUMENTAÇÃO

A instrumentação está diretamente ligada aos processos industriais e seus sistemas de automação. Inicialmente encontrava-se restrita aos setores industriais de processos contínuos, mas ampliou suas aplicações em diversos segmentos da indústria em que o controle do processo foi introduzido como forma de aumentar a eficiência dos processos de produção, elevando a qualidade dos produtos e reduzindo o tempo e os custos de fabricação. 
Portanto, os técnicos de instrumentação poderão atuar em empresas que desenvolvem atividades relacionadas aos setores automobilístico, farmacêutico, têxtil, de alimentos, celulose e papel, metalúrgico, químico, refino e transporte de petróleo, geração de energia e saneamento básico, petroquímico, fertilizantes, cimento, borracha e vidro.
Faz parte de o seu dia a dia realizar testes e procedimentos de manutenção preventiva e/ou corretiva de equipamentos e instrumentos de medição e de controle para pressão, temperatura e outras variáveis de processos contínuos e de manufatura. Faz parte, ainda, de suas atribuições calibrarem, reparar e ajustar instrumentos e realizar instalação de instrumentos de medição e controle.

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO (CALDEIRARIA)

Os técnicos de manutenção que atuam na área de caldeiraria atuam na área de confecção, manutenção, preparação e reparação de materiais e equipamentos metálicos.
No segmento de petróleo e gás, este profissional executa e participa de tarefas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva nas instalações e equipamentos, além de dar suporte às áreas operacionais.

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO (ELÉTRICA)

O técnico de manutenção elétrica executa tarefas de caráter técnico relativas a projetos de manutenção de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, orientando-se por plantas, esquemas, instruções e outros documentos específicos, utilizando instrumentos apropriados, para garantir o perfeito funcionamento dos mesmos.
Trabalham em manutenção e reparação; exercem suas atividades na indústria, no comércio e no setor de serviços. Estão presentes tanto em fábricas de processos contínuos como na fabricação de produtos. Participam de processos de reorganização e reforma da produção, da atividade comercial ou de serviços e implantação de novas tecnologias, atuando também no segmento de petróleo e gás.
Profissionais das áreas de Automação Industrial, Eletrônica, Eletroeletrônica ou Mecatrônica tem a oportunidade de ingressar nesta carreira e, alinhados às exigências de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, tem grandes oportunidades neste mercado de trabalho

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO (ELETRÔNICA)

Em todo o mundo, as plataformas de petróleo são quase inteiramente automatizadas e totalmente interligadas por sistemas eletrônicos de sensores, que monitoram e controlam a produção 24 horas por dia. Com tantos equipamentos, circuitos e sistemas eletroeletrônicos, há demanda para profissionais técnicos de manutenção em Eletrônica.
Este profissional é o responsável por garantir a manutenção de equipamentos eletrônicos de uma planta industrial, tanto em terra quanto em alto mar. No segmento de petróleo e gás, atua na manutenção de circuitos, equipamentos e dispositivos eletrônicos, eletroeletrônicos, como também sistemas de controle e telecomunicações

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO (INSTRUMENTAÇÃO)

Atuar no desenvolvimento de novos projetos, na manutenção de plantas industriais e construir novos sistemas são algumas das atribuições do técnico de manutenção da área de instrumentação.
Serviços elétricos, eletrônicos, eletromecânicos e hidráulicos são algumas das áreas em que este profissional atua. Por meio de avaliações e análises, o técnico em instrumentação trabalha em consonância com as normas de segurança, qualidade e meio ambiente.

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO (MECÂNICA)

De um modo geral, o técnico de manutenção mecânica atua nos processos de manutenção mecânica, executando atividades nas áreas de projeto, instalação, reparo e conservação de máquinas e equipamentos. Utiliza métodos, técnicas e instrumentos específicos, seguindo normas técnicas e procedimentos de segurança e higiene no trabalho e observando o cumprimento de prazos, comparando custo benefício de forma a assegurar o pleno funcionamento de máquinas e equipamentos industriais, através dos testes requeridos.
O técnico de manutenção mecânica pode atuar nos setores de petróleo, gás e energia, construção civil e serviços, desenvolvendo projetos e atividades de planejamento e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos.

TÉCNICO DE MECATRÔNICA

Este profissional trabalha em atividades ligadas à engenharia de projetos de automação de processos, produtos e de manutenção, nas indústrias automobilísticas, eletrônica, mecânica e química, informática, e outras. Essas atividades incluem a assistência ao processo de design e desenvolvimento de sistemas automatizados (tais como robôs e equipamentos que operam com o auxílio de softwares). 
Também envolvem a análise de projetos, a avaliação e especificação de componentes, a definição de processos de montagem e de automatização de componentes e a supervisão da construção de protótipos. Além de treinar e coordenar o trabalho dos operadores de sistemas automatizados, os técnicos em mecatrônica instalam, opera e mantém sistemas automatizados, montando, substituindo, regulando e ajustando seus componentes. Sua função também lhes permite assistir operações de avaliação da conformidade do produto com padrões e especificações

TÉCNICO DE OPERAÇÃO

Com a descoberta do pré-sal, a criação de usinas de biocombustíveis no Brasil e a criação do Complexo Petroquímico Comperj no estado do Rio de Janeiro, haverá diversas oportunidades de desenvolvimento no setor de óleo e gás. Isso faz com que o técnico de operação seja um dos profissionais mais demandados pelo setor industrial, sobretudo pelo segmento de petróleo, gás e energia. Em conjunto com profissionais de manutenção, inspeção, planejamento, este profissional executa atividades de operação nas instalações, equipamentos, painéis de controle, sistemas supervisórios e de monitoramento

TÉCNICO DE PERFURAÇÃO E POÇOS

Antes do petróleo ser refinado em gasolina, querosene, óleo combustível e outros produtos, companhias petrolíferas precisam retirá-lo do solo. Mas como? O técnico de perfuração e poços é um dos profissionais escalado para o trabalho. Junto com o engenheiro de petróleo, este profissional executa projetos para a exploração e produção dos recursos sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material.
Uma boa notícia para quem pensa em seguir a profissão: com o início das operações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), previsto para os próximos anos, deverão ser criados grandes demandas de profissionais técnicos relacionados ao petróleo. Além disso, a produção de petróleo das reservas do Pré-sal provocará uma forte demanda por técnicos da área de perfuração de poços.

TÉCNICO DE PLANEJAMENTO

Este profissional pode atuar em diversas áreas, como a indústria química e petroquímica, construção civil, papel e celulose, indústria automotiva e outras. Faz parte do dia a dia deste profissional planejar, controlar e programar a produção. Além disso, controla suprimentos, como matéria-prima e outros insumos. 
As responsabilidades do técnico de planejamento são analisar o escopo da solicitação do serviço/obra, efetuar levantamento e relatório de campo, definir recursos materiais para a execução da obra, definir recursos humanos e prazos de execução da obra, elaborar orçamento e planilha de medição de serviço, elaborar procedimento de instalação, acompanhar e controlar a execução da obra ou empreendimento.

TÉCNICO DE PROJETOS CONSTRUÇÃO E MONTAGEM (EDIFICAÇÕES)

Com o aquecimento do setor de Óleo e Gás, refinarias, plataformas e usinas estão investindo em infraestrutura. O que significa uma excelente oportunidade para o técnico de projetos, construção e montagem da área de edificações. Construtoras e empresas que fabricam produtos para construção estão de olho neste profissional.
Ele tanto pode  participar do desenvolvimento de estudos e projetos de  fundações, estruturas(metálicas e concreto), arquitetura e instalações elétricas e hidrossanitárias,drenagens, etc. como atuar na construção e montagem de tais projetos. No setor de petróleo e gás atua no projeto e montagem de bases de equipamentos industriais, construção e montagem de unidades industriais de processo, bem como da infraestrutura dessas unidades. Além de desenhar e interpretar projetos civis, elabora e organiza processos ligados ao licenciamento de obras, controla a qualidade dos serviços e coordena equipes na execução dos mesmos.
O Técnico de Projetos Construção e Montagem na área de  Edificações é um técnico com formação em edificações ou construção civil   e também pode auxiliar o profissional de nível superior no gerenciamento de obras de grande porte como unidades de refino, plataformas, estradas, barragens, pontes, etc.

TÉCNICO DE PROJETOS CONSTRUÇÃO E MONTAGEM (ELÉTRICA)

O reaquecimento da economia e da produção industrial no país proporcionou um aumento de demanda de trabalho para técnicos formados nas áreas de elétrica, eletrônica e eletromecânica. Responsável pelo projeto, montagem e instalação de equipamentos elétricos e eletrônicos, este profissional também pode participar da programação de equipamentos em indústrias, concessionárias de energia elétrica e telefonia, telecomunicações, dentre outras.
O gosto pelo estudo e a atenção aos detalhes são só algumas das características do bom técnico de projetos, construção e montagem da área de elétrica devem apresentar. No segmento de petróleo, gás e energia, este técnico supervisiona a execução de projetos e obras de engenharia, tanto na instalação quanto manutenção, obedecendo às normas de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.

TÉCNICO DE PROJETOS CONSTRUÇÃO E MONTAGEM (ESTRUTURAS NAVAIS)

Atualmente, há boas oportunidades para quem deseja atuar na construção de navios e estaleiros. A indústria náutica brasileira está crescendo em ritmo acelerado. O país possui grandes estaleiros industriais e estaleiros para embarcações de transporte e lazer. Para o setor de petróleo e gás, a descoberta de petróleo na camada do pré-sal aumentou a procura por navios para prospecção e navios plataforma e plataformas.
O técnico de projetos, construção e montagem de estruturas navais atua na construção, operação e manutenção de embarcações, estruturas hidroviárias e sistemas de navegação. É responsável pela seleção de materiais, análise de projetos e demais tarefas relacionadas à construção de embarcações.

TÉCNICO DE PROJETOS CONSTRUÇÃO E MONTAGEM (INSTRUMENTAÇÃO)

Nas instalações industriais onde há equipamentos e sistemas, há a necessidade de um profissional técnico de instrumentação. E com o crescimento do setor industrial brasileiro, esta demanda por profissionais, como o técnico de projetos, construção e montagem em instrumentação, fica mais evidente. Nos grandes complexos industriais, a busca pela produtividade, com segurança e qualidade, passa pela automação de processos e controle de equipamentos de alta tecnologia, o que também demanda por profissionais atuantes na área de instrumentação.
Estes profissionais atuam no projeto e manutenção dos equipamentos responsáveis por controlar as variáveis de processo (temperatura, vazão,pressão,etc) das unidades industriais (refinarias, plataformas, etc) do setor de Petróleo e Gás.

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

O técnico de segurança do trabalho atua em todos os setores industriais. Ele é um importante profissional, atuando principal na prevenção de acidentes. Além disso, ele é o responsável por informar o empregador e os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, promovendo campanhas, cursos e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, como também ações de prevenção ao meio ambiente.
Além de executar inspeções, recomendações e, quando necessário, auditorias técnicas, este profissional deve realizar estudos, avaliações e inspeções das condições de trabalho, quanto aos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde. O técnico de segurança no trabalho também ministra treinamento teórico e prático sobre segurança, com o objetivo de manter os trabalhadores informados e treinados sobre os riscos, normas e procedimentos aplicáveis. A capacidade de liderança e boa comunicação estão entre as características principais deste profissional. 

TÉCNICO MECÂNICO

Com formação e capacitação para trabalhar em empresas de construção, montagem, manutenção e reparo de equipamentos mecânicos, o técnico mecânico também atua no aperfeiçoamento de máquinas-ferramentas, motores, veículos, aeronaves e embarcações. Daí o interesse das empresas do setor de Energia em buscar estes profissionais no mercado.
Ele deve estar preparado para supervisionar o controle de equipamentos mecânicos, materiais e produtos nos locais de produção ou em laboratórios especializados. Emprega instrumentos de precisão para aferir as condições de produção e providenciar a correção de possíveis falhas. Pode, ainda, prestar assistência técnica à compra, venda e utilização de máquinas e de outros equipamentos especializados.

TÉCNICO QUÍMICO

Presente em todos os lugares, a Química  é responsável por grande parte dos avanços tecnológicos obtidos pela civilização. O profissional com formação técnica em Química está apto a executar análises laboratoriais de natureza física, físicaquímica, química e microbiológica em petróleo, gás natural, fluídos aquosos em geral, produtos químicos, efluentes sanitários e efluentes industriais.
Além disso, o técnico químico atua em apoio às atividades que compõem a cadeia produtiva de Exploração & Produção e executa amostragens de fluídos, produtos químicos e resíduos em apoio às atividades operacionais.

TÉCNICO QUÍMICO DE PETRÓLEO

O uso crescente de biocombustíveis e a instalação de usinas sucroalcooleiras no país são alguns dos fatores que aquecem o mercado de trabalho para os profissionais com formação em química, além da demanda gerada pela descoberta de petróleo na camada do pré-sal a construção de refinarias e petroquímicas. Neste cenário de desenvolvimento industrial, cresce a demanda pelo técnico químico de petróleo.
Responsável por executar e participar das análises e testes qualitativos e quantitativos dos fluidos, petróleo e derivados, este profissional é fundamental para a cadeia produtiva de uma petroquímica, pois garante qualidade e segurança de produtos, além de promover a proteção ao meio-ambiente.

ANÁLISES QUÍMICAS

Para quem sonha em trabalhar em laboratórios e centros de pesquisa, o curso técnico de Análises Químicas é uma boa opção. Com o objetivo de formar profissionais de nível técnico na área, com uma base de conhecimentos instrumentais, científicos e tecnológicos, o curso é a porta de entrada para indústrias de diversos setores: petroquímica, refino do petróleo, plásticos, vernizes, fertilizantes, cimento etc.
O estudante desta área estudará diversas disciplinas, como química, sistemas de gestão ambiental, boas práticas de laboratório, metrologia química, técnicas de análise, entre outros. Como profissional é responsável por realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas e atuar na coordenação dos processos de análises laboratoriais

PETROQUÍMICA

Não é apenas em indústrias e empresas petroquímicas que o profissional formado em Petroquímica pode atuar. Estações de tratamento de água e de efluentes das indústrias e laboratórios de ensaios, calibração e controle de qualidade de derivados de petróleo também são possibilidades de atuação para este profissional. No curso técnico, disciplinas como química, gestão ambiental e tecnologias de processos de refino dividem o currículo com logística e operações de máquinas e equipamentos da indústria.
Este profissional pode atuar na operação, monitoramento e controle de processos petroquímicos e sistemas de utilidades, atuando com responsabilidade ambiental e respeitando normas relativas à segurança e meio-ambiente. Também tem como atribuição a realização de análises químicas dos produtos, garantindo sua qualidade e alinhamento com as exigência de mercado

QUÍMICA

Os fãs de química têm muito motivos para comemorar. O uso crescente de biocombustíveis, a instalação de novas empresas em todo o país, a instalação de novas refinarias e petroquímicas demandam mais e mais formandos do curso técnico de Química. Os técnicos em química têm importante papel neste cenário brasileiro de desenvolvimento, pois atuam em diversos segmentos industriais, desde o segmento de alimentos até o segmento de petróleo, gás e energia. No curso técnico, além das várias disciplinas da química, o aluno estuda termodinâmica, técnicas de análises químicas, dentre outras.
O curso técnico prepara o profissional para produzir, analisar, purificar e transformar produtos, bem como realizar o controle de qualidade o controle ambiental de emissões e efluentes. Ele também se qualifica para dar assistência aos processos químicos industriais, atuando na operação de refinarias, petroquímicas, terminais de transferência e usinas de biodiesel e etanol.

SISTEMAS A GÁS

A descoberta de petróleo na camada do pré-sal demandará mais profissionais formados na área de sistemas a gás nos próximos anos. O curso de nível técnico capacita estudantes a operar e controlar sistemas a gás, montar sistemas a gás com base em projetos, observando normas técnicas e de segurança.
Além disso, é ele quem seleciona componentes para instalações de gás, executa manutenção em sistemas a gás e presta assistência técnica para compra e venda de materiais, componentes e equipamentos de sistemas a gás

PETRÓLEO E GÁS

Com a descoberta de petróleo na camada do pré-sal, a procura pelos profissionais técnicos com formação em petróleo e gás será maior, sobretudo para a área de produção de petróleo e operação, que abrange a operação de plataformas, navios-sonda, refinarias e petroquímicas. O curso técnico capacita o estudante no desenvolvimento de competências relativas à operação, monitoramento e controle de sistemas de utilidades, com ênfase nas atividades inerentes ao processo de refino de petróleo.
O profissional pode atuar em grande parte da cadeia produtiva do petróleo e gás, como plataformas de produção, refinarias, usinas de biocombustíveis e petroquímicas. Também atua na área de suporte das indústrias, contribuindo para o controle de qualidade de produtos e para o desenvolvimento da área de segurança, meio ambiente e saúde.

ELETROELETRÔNICA

Criatividade, precisão e curiosidade são requisitos para o estudante que busca sucesso na área de Eletroeletrônica. O curso técnico de eletroeletrônica forma profissionais capazes de desenvolver, implantar e manter sistemas de produção automatizados, envolvendo equipamentos elétricos, controladores lógico programáveis, microprocessadores e controladores eletrônicos.
O profissional em Eletroeletrônica pode atuar nos setores de petróleo, gás e energia, construção civil e serviços, desenvolvendo projetos e atividades de planejamento e operação de máquinas elétricas, distribuição de energia elétrica, sistemas de potência, instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, sistemas de comunicação, circuitos digitais, instrumentação e automação.

ELETROMECÂNICA

Com possibilidades de atuar em empresas de manutenção e automação industrial, laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e de pesquisa, concessionárias de energia e indústrias petroquímicas, o técnico com formação em Eletromecânica é um dos profissionais requisitados pelo Brasil de hoje. Este curso possui grande afinidade com outros cursos técnicos, a saber: curso técnico de elétrica, mecânica e automação industrial.
O profissional em Eletromecânica é capacitado para atuar no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e responsabilidade ambiental. Este profissional exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.

ELETRÔNICA

Circuitos elétricos, dispositivos programáveis, conversores, sinais digitais e transdutores são algumas das disciplinas que integram o curso de Eletrônica. Além da base geral em matemática e física, o currículo alia aulas teóricas com as atividades práticas em laboratórios como o de eletrônica digital, controle avançado, telecomunicações, microinformática e robótica.
Como profissional, o técnico em Eletrônica participa do desenvolvimento de projetos, execução, instalação e manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos, atividades essenciais para as grandes indústrias. Ele também analisa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

ELETROTÉCNICA

Segundo o Ministério de Minas e Energia, estima-se que na próxima década, o setor elétrico receberá investimentos da ordem de bilhões de reais nos segmentos de geração e transmissão de energia. Dessa forma, é fácil entender porque o profissional em Eletrotécnica é um dos mais requisitados atualmente. Responsável por garantir a iluminação pública (incluindo geradores, transformadores e redes de eletricidade), este profissional também trabalha na operação e manutenção de usinas de energia elétrica.
Em todos os segmentos industriais, setores de serviços e escritórios há a necessidade de energia elétrica disponível. Neste sentido, o técnico em eletrotécnica é fundamental não só para garantir a disponibilidade de energia elétrica, mas também atuar em novos projetos, novas instalações e desenvolvimento de melhorias tecnológicas nos sistemas elétricos. Além disso, o aquecimento do segmento de petróleo e gás, junto com o da construção civil, apresentada novas demandas pelo técnico de eletrotécnica.

FABRICAÇÃO MECÂNICA

O curso técnico de Fabricação Mecânica capacita o estudante para atuar em indústrias de metalmecânica e materiais, além de oficinas mecânicas em geral. Fundição, soldagem, usinagem, fresagem, desenho mecânico e materiais são alguns dos temas abordados na formação técnica do profissional.
O técnico de Fabricação Mecânica participa do projeto, planejamento, supervisão e controle dos processos de conformação mecânica. Este técnico atua na escolha de ferramentas para realizar os processos produtivos e aplica técnicas de medição, ensaios, além de outras funções.

MECÂNICA

Um dos mais tradicionais cursos técnicos é o curso técnico de mecânica, que também e chamado de mecânica industrial. Conhecido em sua criação como curso de máquinas e motores, apresentou grande evolução ao longo do tempo, acompanhando a evolução das indústrias. Praticamente desde a Revolução Industrial o conhecimento em mecânica é imprescindível para o desenvolvimento das indústrias e países. Com o aquecimento da economia brasileira, sobretudo no segmento de petróleo, gás e energia, surgiram diversas oportunidades para os técnicos de mecânica, que podem atuar na área de operação, produção, projetos e inspeção de equipamentos.
O curso técnico em mecânica capacita seus técnicos para atuarem em projetos de construção, montagem, manutenção e reparo de equipamentos mecânicos e no aperfeiçoamento de máquinas-ferramentas, motores, veículos, aeronaves e embarcações. Além disso, este profissional é o responsável em preparar relatórios técnicos das atividades da área de mecânica, assim como contribuir para a elaboração e implementação de projetos.

MECATRÔNICA

O técnico em mecatrônica deve estar sempre em sintonia com a evolução dos equipamentos, pois atua tanto na área de mecânica, quanto na área de elétrica e eletrônica. Possui, também, grande afinidade com a área de automação industrial, podendo atuar em diversos segmentos da indústria do petróleo, gás e energia, como por exemplo, a área de operação, manutenção, projetos e inspeção de equipamentos. No curso técnico são estudadas as disciplinas de circuitos elétricos, materiais de fabricação mecânica, termodinâmica e controle avançado. Nas aulas práticas, destacam-se as aulas dos laboratórios.
No mercado de trabalho, o técnico em mecatrônica trabalha com a integração de processos mecânicos e eletrônicos, empregando programas de computação no controle da produção de uma indústria. Além disso, também é responsável pela manutenção dos equipamentos utilizados nos processos de automação, como robôs industriais e linhas de produção automatizadas.

METALURGIA

A implantação de grandes projetos de extração e beneficiamento de minérios, o crescimento do setor siderúrgico brasileiro e a exploração na camada de pré-sal são razões para o surgimento de uma nova demanda de mão de obra técnica qualificada na área de Metalurgia. Este profissional pode atuar no desenvolvimento de ligas metálicas, no acompanhamento de diversas fases de fabricação em usinas siderúrgicas e no planejamento e controle de qualidade da produção.

GEOLOGIA

A descoberta de petróleo na camada do pré-sal e a recuperação do setor de mineração são duas razões para o aquecimento do mercado de trabalho para o profissional técnico com formação em Geologia. Na indústria do petróleo, gás e energia, este profissional é o responsável por localizar e colocar em produção as reservas de petróleo e de gás natural.
O técnico em geologia capacita o estudante a executar mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo, auxiliar na caracterização de minérios e nos projetos de identificação, qualificação e quantificação de ocorrências minerais. O técnico em Geologia atua ainda no levantamento topográfico, operando equipamentos de sondagem, perfuração e pesquisa mineral.

MINERAÇÃO

Quem pensa em fazer o curso técnico em Mineração pode se preparar para estudar disciplinas como: matemática, física, química, geologia e prospecção. Além disso, deve ter em mente o constante aprimoramento de suas habilidades, mesmo já empregado. Há boas oportunidades para atuar na prospecção e na produção de petróleo e gás, e em outros setores relacionados com a indústria.

AGRIMENSURA

A Agrimensura é uma ciência muito antiga que remonta à época dos faraós no Egito, quando era utilizada para medir as áreas agrícolas nas margens do rio Nilo. Ao longo do tempo, foi se desenvolvendo e agregando novas tecnologias e funções. Hoje, os profissionais especialistas em Agrimensura são responsáveis pela análise topográfica do ambiente onde uma obra deverá ser realizada, assim como do monitoramento e mapeamento de eventuais problemas.
O curso de técnico em Agrimensura permite o estudante analisar as características físicas de um território e efetuar levantamentos topográficos planialtimétricos, cálculos e desenhos topográficos e levantamentos geodésicos e documentos cartográficos. Dentre as disciplinas básicas do curso estão: Organização e Normas, Informática Aplicada a Geomática, Sensoriamento Remoto, Cartografia e Geoprocessamento, Topografia.

ESTRADAS

O técnico em Estradas tem portas abertas em instituições públicas e privadas, empresas de construção e manutenção de vias terrestres, de topografia,  e laboratórios de controle tecnológico (solos e pavimentação) . O curso, de nível técnico, reúne disciplinas como Geologia e Mecânica dos Solos, Drenagem, Hidrologia e Obras de Arte, Legislação e Segurança de Trânsito e Sistema Ambiental Viário em seu currículo.
Este profissional atua na elaboração de projetos visando à determinação da geometria das vias, pavimentação, drenagem, sinalização, terraplenagem, loteamento e obras de arte, bem como no acompanhamento da execução desses projetos. Além disso, está habilitado a exercer suas atividades em laboratórios, acompanhando e executando ensaios de solos, agregados, misturas betuminosas e de concretos.

GEODÉSIA E CARTOGRAFIA

O mercado de trabalho para os profissionais formados em Geodésia e Cartografia é estável. Nos últimos anos, houve certa expansão, devido à nova legislação ambiental e ao aumento do uso de sistemas de GPS. Este profissional pode atuar em levantamentos aerofotogramétricos (análise e interpretação de fotografias aéreas para a caracterização de espaços geográficos) e em representação cartográfica (análise e interpretação de mapas geográficos).
O curso técnico de Geodésia e Cartografia forma profissionais capazes de manipular mapas analógicos e digitais para obtenção de informações espaciais. Além disso, capacita na utilização de dados coletados por sensores orbitais e aéreos para produção cartográfica.

GEOPROCESSAMENTO

Com o desenvolvimento do Brasil nos últimos anos, diversas áreas de trabalho também se desenvolveram, provocando o aquecimento da economia e geração de empregos. Neste sentido, houve certo destaque para os profissionais técnicos de Geoprocessamento. Requisitado para fazer a demarcação de terras, mapeamento de áreas urbanas e monitoramento de áreas de preservação, o profissional tem oportunidades em setores diversos, da construção civil a entidades ambientais.
O curso de Geoprocessamento é voltado para as ciências exatas, com matérias como matemática, física e geociências. As disciplinas básicas incluem topografia, sensoriamento e geodésia. O técnico formado é responsável por analisar dados espaciais e não espaciais a partir do uso de sistemas de informação geográfica e efetuar o levantamento topográfico.

EDIFICAÇÕES

Com o aquecimento no cenário industrial brasileiro e o crescimento na área de Construção Civil, aumenta-se a procura pelo profissional com formação em Edificações. O curso de nível técnico capacita o estudante a atuar em obras residenciais e comerciais (casas e prédios residenciais e comerciais, shopping centers etc.), industriais (fábricas, refinarias etc.), de infraestrutura (estradas, barragens, saneamento básico etc.), laboratórios de mecânica dos solos e materiais de construção, levantamentos topográficos e projetos arquitetônicos e de engenharia civil.
No currículo do curso, constam disciplinas como Meio Ambiente, Mecânica dos Solos, Projetos de Instalações Prediais (elétrica, hidráulica e gás), Desenho Técnico, Desenho de Construção Civil e aulas práticas de Canteiro de Obras. O profissional formado está habilitado a fazer o planejamento e acompanhamento de obras e participar do desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de engenharia civil.

CONSTRUÇÃO NAVAL OU ESTRUTURAS NAVAIS

O jovem que deseja investir em uma carreira técnica tem grandes chances de crescimento profissional na Construção Naval ou Estruturas Navais. Em plena expansão, o setor demanda por profissionais técnicos a cada dia. No currículo do curso, aulas de física, matemática, resistência dos materiais e teoria de navios se aliam às atividades práticas em estaleiros e tanques de provas.
O profissional formado atua na construção de embarcações e estruturas hidroviárias, escolhendo os materiais, controlando os custos e empreendendo a segurança e qualidade dos barcos e navios. O técnico em Construção Naval pode encontrar oportunidades em companhias de navegação, administradoras de hidrovias e estaleiros.

PLÁSTICOS

Indústrias petroquímicas são as que mais empregam o técnico em plásticos, atuando principalmente na área de polímeros (criação de compostos de borracha, resina, plásticos e acrílicos). Nos últimos anos, com o aquecimento da economia brasileira e desenvolvimento do segmento do petróleo e gás, o técnico em plásticos vem encontrando novas oportunidades profissionais.
Este profissional acompanha sistemas de produção, auxiliando no projeto de ferramentas e dispositivos, realiza ensaios físico-químicos em laboratórios, orienta tecnicamente os fornecedores de matéria-prima, dentre outras tarefas.

REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

Com atuação em indústrias, prestação de serviços, assistências técnicas e comercialização de produtos e equipamentos, o técnico em refrigeração e climatização ganha espaço com atividades de manutenção e instalação. Em grandes indústrias, onde equipamentos, sistemas e máquinas devem estar regulados, seu papel é fundamental para evitar prejuízos causados pelo incorreto funcionamento dos equipamentos e sistemas de refrigeração

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Matemática, física, mecânica, eletroeletrônica e informática. Essas são algumas das disciplinas que compõem a base do curso de Automação Industrial. Durante o curso, o estudante tem muita prática, em especial em laboratórios. Assim aprenderá a aumentar a produtividade de máquinas com o emprego de recursos variados, como robótica e comunicação de dados.
O técnico em Automação Industrial é responsável pela elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. O técnico desta área sai do curso técnico pronto para atuar em setores muito diferentes entre si, desde petroquímica a fábrica de instrumentos, passando por serviços de manutenção de equipamentos automatizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário