TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

sábado, 30 de junho de 2012



"Resultados preliminares das provas realizadas indicam a presença de gás e petróleo com uma estimativa de reservas aproximadas de 6 milhões de barris de óleo equivalente", afirmou a Petrobras Argentina em comunicado.

A Petrobras Argentina anunciou na última segunda-feira (25) que descobriu na terra de Cristina Kirchner uma reserva de petróleo e gás, estimada em 6 milhões de barris de óleo equivalente.
Estimativas da Companhia apontam a presença de petróleo e gás na região. Depois da nacionalização da YPF, governo argentino cobrou mais investimentos da Petrobras
Localizada a 230 quilômetros, no noroeste da cidade de Río Gallegos – capital da província patagônica de Santa Cruz, a área corresponde à concessão de exploração denominada de “Estancia Agua Fresca”. De acordo com a Petrobras, o poço exploratório “La Cancha” é o segundo descobrimento da concessão, que já possui outra reserva “Agua Fresca”, com uma produção diária atual de 473 metros cúbicos de petróleo e 90.000 metros cúbicos de gás.
A Petrobras Argentina e a Companhia Geral de Combustíveis, são responsáveis cada uma por  50% das ações no consórcio na exploração da reserva. Segundo o Instituto Argentino de Petróleo (IAP), a YPF é a maior produtora de petróleo (41%), seguida por Panamerican Energy (17%) e em terceiro lugar a Petrobras (6%).
Petrobras na Argentina
Depois que a presidente argentina Cristina Kirchner, decidiu nacionalizar a petrolífera espanhola YPF, a Petrobras foi a primeira companhia estrangeira que o governo argentino procurou para cobrar mais investimentos no país. Após diversas reuniões emergenciais entre a Argentina e o Brasil, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão afirmou que a Petrobras não corre nenhum tipo de risco em suas operações no país vizinho. Em encontro com o ministro do Planejamento e Investimentos Públicos da Argentina, Julio de Vido, em Brasília, o ministro Lobão disse que as relações da companhia brasileira com autoridades da Argentina sempre foram "muito boas".
"Nossa intenção é investirmos o máximo na Argentina, seja porque é um bom negócio para a Petrobras seja porque é do interesse argentino", disse o ministro. Segundo Lobão, os investimentos da Petrobras no país vizinho no ano passado foram de US$ 500 milhões, com uma estimativa igual para este ano. Ainda de acordo com o ministro, esse montante pode aumentar mesmo que a companhia esteja em um processo de grande investimento no Brasil para atender à demanda do pré-sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário