TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Brasil é o 10º maior consumidor mundial de energia

País é o segundo maior produtor mundial de energia hidrelétrica, atrás da China
Redação NNpetro - 
O consumo de eletricidade no Brasil tem aumentado desde a última década, atingindo crescimento de 38%, índice acima da média mundial (30%), sendo o décimo maior consumidor mundial de energia elétrica. Alguns países como a China e Índia apresentam índices maiores de consumo e, junto com os Estados Unidos e União Europeia, representam 60% do consumo mundial de eletricidade.
Entretanto, o crescente aumento do consumo de energia tem se mostrado uma grande preocupação mundial. Quase 1,3 bilhão de pessoas no mundo ainda não dispõe de eletricidade, com isto, a busca de fontes de energia renováveis tem se tornado o objetivo da maior parte dos países.
O Brasil já se destaca no uso de fontes renováveis, sendo um dos líderes mundiais na produção de energia hidrelétrica e de biocombustíveis. Hoje, 46% da energia total produzida no Brasil é originada de fontes renováveis, enquanto a média em países ricos não ultrapassa 10%.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de energia hidrelétrica, atrás somente da China. Outras fontes de energias renováveis, como a solar e a eólica, ainda apresentam tímida participação na geração de eletricidade, mas devido ao incentivo e aumento dos recursos para desenvolver outras fontes de energia, esta participação deverá aumentar nos próximos anos.
Alternativas para sobrecarga
Em 2010, para evitar uma sobrecarga nas hidroelétricas, a Petrobras precisou acionar 70% das usinas termelétricas movidas a gás. Esse elemento tem sido muito importante para a produção de energia elétrica no país. Atualmente, devido ao elevado consumo de energia, cerca de 40% do gás utilizado no país é boliviano.
Visando debater as alternativas para suprir o crescimento do consumo de energia no país, acontece de 30 a 01 de novembro, o 7º Congresso Internacional de Bioenergia, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário