TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Extração de petróleo: possível ‘gatilho’ de terremotos mortais na Itália.


 
A região italiana da Emilia-Romagna suspendeu nesta terça-feira uma nova perfuração após a divulgação de um relatório que aponta a exploração de hidrocarbonetos como um provável "gatilho" para dois terremotos que mataram 26 pessoas em 2012.
O informe científico foi encomendado depois dos tremores, em meio a um clima de revolta popular provocado pelos supostos vínculos do movimento telúrico com atividades de perfuração, particularmente em um campo petrolífero de uma usina de armazenamento de gás e em outra usina geotérmica da região.
Segundo o relatório, a atividade nos campos de petróleo de Mirandola "podem ter contribuído para provocar a atividade sísmica em Emilia" embora não a tenha "induzido".
O documento indicou que o mais recente tremor na região e o primeiro terremoto em 20 de maio estavam "estatisticamente relacionados com um aumento da extração e da atividade de injeção" em um dos campos de Mirandola.
A extração e a injeção "podem ter contribuído para a ativação de um sistema de falhas pré-estressadas já próximo das condições necessárias para produzir um terremoto significativo", destacou.
O informe foi elaborado por um comitê internacional de cientistas liderado por Peter Styles, professor de Geofísica Aplicada na Universidade Keele, na Grã-Bretanha.
O documento recomendou estudos mais aprofundados, um sistema de avaliação para quaisquer novas atividades de exploração de hidrocarbonetos e geotérmica, além de um monitoramento maior das existentes.
Também destacou que um "sistema luminoso de tráfego operacional" deveria ser criado para indicar quaisquer instalações de perfuração sobre níveis crescentes de estresse nas falhas.
Com base no relatório, as autoridades de Emilia-Romagna informaram que estão ampliando uma proibição nas atividades de perfuração na área do terremoto para toda a região.
"Qualquer nova exploração será proibida na região até que novos dados sejam reunidos", disse Paola Gazzolo, autoridade regional encarregada de questões relacionadas à terra.
Pequenos tremores em Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos foram vinculados à prática de fratura hidráulica ou "fracking" para a extração de hidrocarbonetos, embora nenhuma tenha sido fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário