TURMA DO PETRÓLEO

TURMA DO PETRÓLEO

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Refinarias brasileiras batem recorde de processamento anual de petróleo em 2014

27 de Janeiro de 2015
Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação / janeiro 2014Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação / janeiro 2014
As refinarias da Petrobras bateram recorde de processamento anual de petróleo em 2014, informou o Blog Fatos e Dados. Foram mais de 2 milhões de barris de petróleo refinados por dia, um total 34 mil barris por dia superior ao recorde anterior, de 2013.
Também foram batidos recordes mensais nas refinarias - em março, com uma carga processada de 2,151 milhiões de barris por dia, e em junho, com o processamento de 2,172 milhões de barris por dia.
Veja fotos de refinarias e petroquímicas que fazem parte do PAC em nossa página no Flickr.
Entenda a importância estratégica das refinarias brasileiras para a economia do país.
O bom desempenho das refinarias em 2014 reflete um aumento na eficiência operacional e contribui para a redução das importações de derivados de petróleo. Uma refinaria transforma óleo bruto, extraído dos campos de petróleo, em diversos produtos que usamos diariamente.
Além de ser combustível, como gasolina, diesel ou querosene, o petróleo é a base de diversos produtos industrializados.
Em dezembro de 2014, a indústria de refino do petróleo ganhou ainda mais força no Brasil com o início das operações da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. O processamento de uma primeira carga de petróleo na Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) gerou gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha), nafta (produto usado na indústria petroquímica) e diesel, entre outros. Todos os produtos estão armazenados na própria refinaria. Também foi produzido gás combustível, que será usado nos processos da Abreu e Lima.
Além de garantir combustível e diversos outros produtos industrializados (petroquímicos), o petróleo também contribui para a revitalização da indústria naval brasileira, gerando encomendas a estaleiros nacionais para a exploração e produção de petróleo e gás natural em diversos campos pelo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário